Vini Jr enfim é o protagonista que tanto se espera e mascara problemas da Seleção
Atacante do Real Madrid marca no fim e dá vitória por 2 a 1 ao Brasil sobre a Colômbia, nesta quinta (20), no Mané Garrincha

Era 2023, a seleção brasileira iniciava o ciclo para a Copa do Mundo de 2026, e já se esperava que Vinicius Júnior assumisse o protagonismo da seleção brasileira.
Veio 2024, o atacante reinava como o melhor do mundo pelo Real Madrid, mas faltava repetir este brilho com a camisa do Brasil.
Faltava. Não falta mais. Nesta quinta-feira (20), Vinicius Júnior enfim foi o protagonista que tanto se espera.
Quando a Seleção mais precisou, e o jogo já escorria nos acréscimos, o atacante achou um gol em jogada individual e deu a vitória por 2 a 1 à Seleção sobre a Colômbia, no Mané Garrincha.
Dorival perde titulares para clássico com a Argentina
Apesar de evitar o que seria mais um tropeço diante da torcida, Dorival Júnior ainda leva uma série de problemas para o clássico contra a Argentina.
Bruno Guimarães e Gabriel Magalhães receberam o segundo cartão amarelo e estão suspensos. Gerson, por sua vez, sentiu um desconforto muscular e teve de ser substituído por Joelinton ainda no primeiro tempo.
Ou seja: o técnico perdeu um zagueiro titular e deve ficar sem a dupla de volantes titular para enfrentar a Argentina no Monumental de Núñez.
Dorival Júnior deve convocar jogadores para suprir as ausências contra a Argentina. Até por conta dos muitos pendurados e das baixas recorrentes na Seleção, o técnico divulgou a pré-lista com 52 nomes, algo que não costuma ocorrer.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Seleção joga muito, mas por apenas 20 minutos
A Seleção de Dorival Júnior vive de lampejos de bom futebol. E a partida contra a Colômbia é mais uma prova disso.
Na ausência de Neymar, coube a João Pedro desempenhar a função que seria a do camisa 10 na equipe. Dorival armou o Brasil em um 4-4-2 que tinha Raphinha e Rodrygo pelos lados do campo e Vinicius Júnior por dentro, na dupla de ataque com o centroavante do Brighton.
A ideia era ter um sistema ofensivo sem uma referência fixa, mas com muita mobilidade.
E o esquema de jogo deu certo… Por apenas 20 minutos.

Vini e Raphinha trocavam de posição constantemente para confundir a defesa colombiana. Por característica, João Pedro saiu bastante da área e abriu espaço para infiltrações dos companheiros.
E foi justamente assim que Vinicius Júnior apareceu dentro da área para sofrer o pênalti convertido por Raphinha logo a cinco minutos. Foi o quinto gol do atacante do Barcelona nas Eliminatórias.
Mesmo em crise, Colômbia consegue se impor
A Colômbia vinha de uma sequência de três jogos sem vencer, com duas derrotas. E mesmo em baixa, os Cafeteiros conseguiram se impor à seleção brasileira para empatar a partida na primeira etapa.
Após o bom início brasileiro, os colombianos “entraram” no jogo e souberam aproveitar a lentidão do Brasil na saída de bola para pressionar no campo de ataque.
Funcionou. Em um destes lances, Joelinton acabou desarmado na entrada da área. A bola sobrou logo para James Rodríguez, que serviu Luis Díaz. O atacante bateu cruzado e venceu Alisson, seu companheiro de Liverpool.

Brasil melhora com destaque do Flamengo
Os minutos finais de partida foram de pressão do Brasil em busca do empate. E a verdade é que a Seleção só passou a ser mais agressiva a partir das entradas de Wesley e Savinho nas vagas de Vanderson e Rodrygo pela direita.
A dupla buscou boas combinações e criou situações para o Brasil entrar na área e levar perigo à Colômbia. O destaque especial vai para o lateral do Flamengo, que mostrou personalidade em sua estreia pela Seleção. A melhora foi coroada com o gol marcado por Vinicius Júnior.
A situação da Seleção nas Eliminatórias
Com a vitória, a seleção brasileira sobe três posições na tabela das Eliminatórias e dorme na vice-liderança, com 21 pontos. O Brasil, porém, pode ser ultrapassado pelo Uruguai em caso de vitória sobre a Argentina no Centenário.
O próximo jogo da Seleção
- Argentina x Brasil — Monumental de Núñez — terça-feira, 25 de março, às 21h (horário de Brasília)