Como substituto de Neymar pode ser muito útil na Seleção em Data Fifa crucial
Dorival Júnior define escalação da seleção brasileira sem centroavante de origem para enfrentar a Colômbia

Dorival Júnior até (tentou) manter certo mistério sobre a escalação da seleção brasileira e sobre quem será o substituto de Neymar para o duelo com a Colômbia, nesta quinta-feira (20), às 21h45 (horário de Brasília), no Mané Garrincha, pelas Eliminatórias da Copa de 2026.
Mas a tendência é de que João Pedro seja o escolhido pelo treinador para iniciar a partida no sistema ofensivo, ao lado de Raphinha, Vinicius Júnior e Rodrygo.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (19), o técnico afirmou que ainda tem “uma ou duas dúvidas” na equipe para a partida. Depois disso, ele usou cada resposta para tecer uma teia de mistério sobre a escalação.
Perguntado sobre João Pedro, ele evitou cravá-lo como titular e se limitou a elogiá-lo. Depois, afirmou que as indefinições não têm a ver com o ataque, apesar de ter treinado a equipe com Savinho como titular na última terça-feira (19).
Escalação provável da Seleção contra a Colômbia: Alisson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Gerson, Raphinha e Rodrygo; Vini e João Pedro.
O que João Pedro oferece à seleção brasileira?
A um primeiro olhar, a opção por João Pedro pode dar a entender que Dorival escolheu ter um camisa 9 clássico, mais “fixo”, para a referência do ataque. O atacante do Brighton, de fato, era o jogador mais próximo desta característica entre os convocados antes de Endrick ser chamado para substituir Neymar.
Mas a verdade não é bem assim. Em seu clube, João Pedro costuma sair bastante da área para participar da construção de jogadas. Nas palavras de Dorival, ele “flutua” muito pelo campo.
— O João ele flutua muito, mas é um homem que tem chegado muito dentro da área. Jogando assim na sua equipe, ora como homem mais de referência. Ora como um segundo homem. Ele tem que coordenar essa característica que possui. Precisarmos tirar o melhor de cada um — disse Dorival.
🔎 João Pedro (23 anos) participou de 5 gols nos últimos 4 jogos! 🇧🇷🔥
⚽ 3 gols (!)
🅰️ 2 assistências (!)
⏰ 74 mins p/ participar de gol (!)
🧠 4 grandes chances criadas (!)
💪 30 duelos ganhos (!)
👊 10 faltas sofridas (!)
🥊 2 pênaltis sofridos (!)
💯 Nota Sofascore 7.95 pic.twitter.com/CgF9of3LFr— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) March 8, 2025
O mapa de calor do atacante nos jogos recentes pelo Brighton mostra esta característica. Com bons comportamentos táticos e movimentação, ele atrai a defesa adversária para fora da área para abrir espaço para os companheiros de ataque.
O próprio Dorival Júnior já havia afirmado exatamente isso durante a entrevista coletiva após a convocação de uma lista sem um centroavante de origem. O técnico até disse que João Pedro poderia fazer essa função, mas seu plano era ter uma equipe com mais mobilidade
— (João Pedro) Tem um perfil interessante, um jogador que tanto sai como também se projeta muito e tem número de gols considerado. É um jogador que já desenvolveu essa função na equipe. Eu quero uma equipe com movimentação, com mobilidade, sem muito uma situação em que não fiquemos posicionais — ressalta Dorival.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Endrick segue sem convencer Dorival
Nesta Seleção sem centroavante de origem, Endrick e João Pedro são as alternativas de Dorival Júnior caso o treinador queira mudar a característica da equipe durante a partida.
O primeiro é reserva no Real Madrid, enquanto o segundo faz ótima temporada como camisa 9 do Brighton, da Inglaterra. Ambos têm perfis diferentes.
Ausência da lista de convocados por Dorival, Endrick só foi chamado pelo treinador após o corte de Neymar. O atacante até tem bons números pela Seleção sob o comando do técnico, com três gols marcados. Mas ele segue sem convencer a comissão técnica.
Endrick com Dorival na Seleção:
- 13 jogos
- 2 jogos como titular
- 3 gols marcados
- 340 minutos em campo
> Confira os convocados para a seleção brasileira
GOLEIROS
- Alisson – Liverpool (ING)
- Bento – Al-Nassr (SAU)
- Lucas Perri – Lyon (FRA)
ZAGUEIROS
- Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
- Léo Ortiz – Flamengo
- Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA)
- Murillo – Nottingham Forest (ING)
LATERAIS
- Alex Sandro — Flamengo
- Guilherme Arana – Atlético-MG
- Vanderson – Monaco (FRA)
- Wesley – Flamengo
MEIO-CAMPISTAS
- André – Wolverhampton (ING)
- Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
- Gerson – Flamengo
- Joelinton – Newcastle (ING)
- Matheus Cunha – Wolverhampton (ING)
ATACANTES
- Endrick — Real Madrid
- Estevão – Palmeiras
- João Pedro – Brighton (ING)
- Raphinha – Barcelona (ESP)
- Rodrygo – Real Madrid (ESP)
- Savinho – Manchester City (ING)
- Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP)
Quando joga a Seleção?
- Brasil x Colômbia — Mané Garrincha — quinta-feira, 20 de março, às 21h45 (horário de Brasília)
- Argentina x Brasil — Monumental de Núñez — terça-feira, 25 de março, às 21h (horário de Brasília)