Brasil

Conversa no gramado e abraço em James: São Paulo já se mobiliza para superar “luto” após queda

Dorival mobiliza elenco do São Paulo após queda na Sul-Americana de olho na final da Copa do Brasil

Jhojan Julio converte o pênalti que decreta a eliminação do São Paulo na Sul-Americana e impõe um silêncio quase audível por alguns segundos no Morumbi. Passado o choque da derrota nos pênaltis para a LDU, na última quinta-feira (31), pelas quartas de final, os são-paulinos aplaudem a equipe pela luta para buscar o 1 a 0 no tempo normal. É aí que Dorival Júnior intercede e inicia a remobilização do Tricolor ainda no gramado, diante de mais de 52 mil pessoas nas arquibancadas.

Ali mesmo no campo, o treinador já começa a agir para superar o “luto” pela eliminação. Um esforço para evitar que um tropeço tão dolorido tenha reflexos no principal objetivo da temporada, a Copa do Brasil, com finais contra o Flamengo já em seguida no calendário.

– O papo ali foi tentando levantar, mostrando que foi circunstancial que tenha acontecido e que nao podemos levar isso para o domingo. Temos que entender que fizemos o nosso melhor. Talvez nao tenha sido a sorte que esperávamos – disse Dorival, na entrevista coletiva após a partida.

O técnico fez referência ao duelo do próximo domingo (3), às 20h30 (horário de Brasília), com o Coritiba, pelo Brasileirão. Mas o olhar está na partida que ocorrerá exatas duas semanas depois da partida com o Coxa. Falamos do primeiro jogo da final contra o Flamengo, no Maracanã, em 17 de setembro. A frustração de Dorival com a eliminação para a LDU ficou aparente em sua entrevista coletiva. Mas o técnico garante que já trabalha (e muito) para que esse sentimento não influencie na busca pelo título inédito na Copa do Brasil.

“Não tem o porquê de misturarmos as coisas. Teremos dois jogos decisivos. Se fizéssemos um grande resultado, não mudaríamos o nosso comportamento. Temos que produzir no nosso limite, que é esse o caminho”. (Dorival Júnior)

– Saímos abatidos, revoltados no bom sentido. Estávamos preparados para uma chegada a mais uma semifinal de competição, respeitando muito. Mas entendendo que trabalhamos muito para se tornar realidade. Nós mais do que ninguém queríamos dar uma resposta ao nosso torcedor. Não houve essa possibilidade, sentimento era de frustração. Não tem motivo para que isso interfira. Mesmo que tivesse ganhado, não teria reflexo nenhum nessas partidas. Temos que assumir tudo isso e tentarmos entender que não foi uma grande noite. De repente, teremos que nos preparar ainda mais, para a sequência ser promissora – afirmou o treinador.

Abraço em James

Do campo para o vestiário, James Rodríguez foi quem assumiu a palavra. Na reclusão dos bastidores, o colombiano assumiu a responsabilidade pela eliminação. Justamente por ter errado o primeiro pênalti da carreira logo em um momento tão decisivo para o São Paulo. Isso, que minutos antes, o meia havia dado a assistência para o gol de Arboleda no tempo normal.

– Havia entrado bem no jogo. Fiz a assistência. Mas aconteceu isso de falhar o pênalti. Nunca tinha acontecido isso e aconteceu agora com 32 anos. Assumo a responsabilidade. É minha. Poderia ter feito melhor. Futebol é assim – disse o jogador.

O abraço no colombiano foi imediato ainda no vestiário. Dorival fez questão de dividir entre todos a “infelicidade” de James na cobrança. Na entrevista coletiva, o treinador ainda o isentou de qualquer responsabilidade pela eliminação. Disse que o erro ocorreu por um “escorregão” no gramado na hora da batida.

– O James, que é um cara que bate muito bem, acabou escorregando. Para mim, deu impressão de que deu dois toques na bola. Entrou muito bem na partida, estava desempenhando ótimo papel. Assumiu no vestiário a responsabilidade. Estava muito triste, como todos nós estamos. Temos que levantar a cabeça e buscar nova condição. Não podemos parar – afirmou Dorival.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

São Paulo confia em James 100% para finais

O abraço em James também é dado com um olho na final da Copa do Brasil. Mas para isso, o Tricolor sabe que precisa tê-lo livre de qualquer abalo pelo pênalti ainda antes. Dorival pretende usar os jogos restantes pelo Brasileirão até o confronto com o Flamengo para dar mais tempo em campo ao colombiano. A pausa na data Fifa é aliada para que o colombiano evolua e chegue às decisões nas condições ideais.

– Não tenha dúvidas. Nós tínhamos consciência de que estava mais tempo parado. Acompanhávamos o Lucas nos últimos 50 dias e víamos a intensidade. O James teve parada muito maior. O Lucas já estava em condições. Foi apenas colocá-lo em campo e está dando ótima resposta. Temos que ter calma, é um cara que vem lutando e brigando muito para poder estar em totais condições o mais rápido possível. E vai fazer de tudo para que possa acelerar ainda mais esse processo.

“Estou me sentindo bem. O treinador é que manda. Cheguei 25 dias atrás, tem pouco tempo, mas estou a cada dia me sentindo melhor” (James)

Quando serão as finais da Copa do Brasil?

Um sorteio na última segunda-feira definiu os mandos de campo das finais da Copa do Brasil. O São Paulo decidirá o título inédito em casa. O jogo de ida está marcado para o dia 17 de setembro, no Maracanã. O duelo da volta será no Morumbi no domingo seguinte, dia 24. As duas decisões serão às 16h.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo