Copa do Brasil

Final da Copa do Brasil: CBF define mandos para Flamengo x São Paulo

O Flamengo jogará a primeira partida no Maracanã, enquanto o São Paulo decide o título no Morumbi

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os mandos de campo para a final da Copa do Brasil em sorteio, na Barra da Tijuca. As bolinhas traçaram que o jogo de ida será no Maracanã, casa do Flamengo, enquanto o duelo derradeiro do mata-mata nacional acontecerá no Morumbi, com mando do São Paulo. As partidas acontecerão nos dias 17 e 24 de setembro.

Pela primeira vez em sua história, a Copa do Brasil será disputada em dois fins de semana. Flamengo e São Paulo tiveram caminhos complicados, mas chegaram até a decisão com méritos de terem eliminado grande concorrência. O Rubro-Negro tenta seu quinto título, para se igual ao Grêmio como segundo maior campeão, enquanto o Tricolor paulista busca a primeira conquista. O prêmio final para o vencedor é de R$ 70 milhões.

Veja a campanha completa do Flamengo

  • Flamengo 8 x 4 Maringá – terceira fase (agregado) – 0x2 na ida e 8×2 na volta
  • Flamengo 2 x 0 Fluminense – oitavas de final (agregado) – 0x0 na ida e 2×0 na volta
  • Athletico Paranaense 1 x 4 Flamengo – quartas de final (agregado) – 1×2 na ida e 0x2 na volta
  • Flamengo 3 x 0 Grêmio – semifinal (agregado) – 2×0 na ida e 1×0 na volta
Depois de passar aperto contra o Maringá, o Rubro-Negro teve grandes confrontos diante de rivais de peso (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Veja a campanha completa do São Paulo

  • Ituano 0 x 1 São Paulo – terceira fase (agregado) – 0x0 na ida e 0x1 na volta
  • São Paulo 3 x 3 Sport – oitavas de final (agregado) – 2×0 na ida e 1×3 na volta (SPFC vence por 5×3 nos pênaltis)
  • Palmeiras 1 x 3 São Paulo – quartas de final (agregado) – 0x1 na ida e 1×2 na volta
  • São Paulo 3 x 2 Corinthians – semifinal (agregado) – 1×2 na ida e 2×0 na volta
Impulsionado pela confiança de Dorival, o São Paulo eliminou dois rivais estaduais na Copa do Brasil (Foto: Iconsport)

Além da definição dos mandos, o sorteio realizado na sede da CBF ainda reservou algumas entrevistas antes da decisão. Presidente, técnico e um atleta de Flamengo e São Paulo estiveram na Barra da Tijuca para prestigiar o evento e, em meio a isso, responderam perguntas pré selecionadas pela entidade. Calleri, atacante do Tricolor Paulista, por exemplo, comentou sobre a vontade de ter um título que ainda falta ao clube.

— Para nós é um acontecimento. O clube não chegava na final há 20 anos, um título que falta para a vitrine do grupo. Estamos muito felizes por levar o São Paulo a mais uma final. Estamos com muita vontade de jogar contra esse grande time, o Flamengo é muito grande. Tomara que esse seja o ano de levar a taça para São Paulo — analisou.

Por parte do Flamengo, Filipe Luís foi o mais sucinto ao comentar sobre a decisão. Para o lateral, é um privilégio que o Rubro-Negro esteja novamente na decisão. Além dos elogios ao São Paulo, o ídolo do Flamengo explicou como a Copa do Brasil é um sonho.

— Eu sinto um privilégio muito grande de disputar mais uma nova final de Copa do Brasil. Sempre sonhei em conquistar ela, lembro quando era garoto e o Criciúma conquistou. Não só o troféu, mas o prazer de estar disputando mais uma final com a camisa do Flamengo, contra um grande clube, gigante. Serão dois jogos lindos, Maracanã e Morumbi. O sentimento é de privilégio mesmo — finalizou.

Flamengo evita falar, enquanto São Paulo analisa a decisão

Depois do protocolo do sorteio, a assessoria da CBF colocou os envolvidos à disposição da imprensa, mas apenas o São Paulo falou. Braz, Spindel e Sampaoli passaram pela zona mista em silêncio, e o Landim confirmou que tinha uma reunião na própria CBF. Everton Ribeiro tinha o aniversário do filho e saiu com pressa, enquanto Filipe Luís conversou apenas com a FlaTV.

O Tricolor, por sua vez, deixou Rafinha, Calleri, Dorival Júnior e o presidente Julio Casares falarem com a imprensa. Eles evitaram falar em favoritismo, mas deram algumas opiniões sobre a decisão. Enquanto o treinador voltou a frisar que não possui qualquer tipo de mágoa pela saída do Flamengo, o mandatário explicou que teve conversa com Rodolfo Landim sobre o gramado do Maracanã.

Landim confirma permanência de Sampaoli

Já no apagar das luzes do evento, o presidente Rodolfo Landim passou pelo saguão da sede da CBF e falou rapidamente. O mandatário do Flamengo confirmou a permanência de Jorge Sampaoli, pelo menos até a final da Copa do Brasil.

— É óbvio. Estamos no meio de uma temporada e com duas decisões. Todo mundo faz avaliação ao fim do ano — finalizou.

Antes de iniciar a caminhada na final da Copa do Brasil, Flamengo e São Paulo se mantém focados no Campeonato Brasileiro, pelo qual disputarão a 22ª rodada neste fim de semana. O Rubro-Negro, quarto colocado, terá um confronto direto diante do líder Botafogo, no sábado (02), no Nilton Santos, enquanto o Tricolor paulista só entra em campo no domingo (03), para enfrentar o Goiás, no Morumbi.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo