Brasil

Internacional e Juventude decidem vaga na final do Gauchão

Após empate em 0 a 0 no jogo de ida, Internacional e Juventude se reencontram nesta segunda-feira (25), no Beira-Rio

Depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, no dia 17, no Alfredo Jaconi, Internacional decidem nesta segunda-feira (25), a partir das 21h45min, no Beira-Rio, quem avança à final do Campeonato Gaúcho para enfrentar Grêmio ou Caxias. O vencedor se classifica. Nova igualdade, independente do número de gols, leva a disputa para os pênaltis.

Internacional pode ter mudança forçada no ataque

Para voltar à decisão do estadual depois de três anos, já que as finais de 2022 e 2023 foram entre Grêmio e equipes do interior (Ypiranga e Caxias, respectivamente), o Inter precisará superar ao menos um desfalque em seu ataque. No jogo de ida contra o Juventude, Lucas Alario sofreu contusão no joelho direito. Com autorização do Departamento Médico colorado, o argentino foi encaminhado para consultar com médico que realizou cirurgia nesse joelho um ano atrás, quando jogava pelo Eintracht Frankfurt. Com isso, está fora da partida desta segunda-feira (25).

Outra preocupação desde o jogo de ida envolveu Enner Valencia. Devido a dores no pé direito, o equatoriano precisou ser substituído aos cinco minutos do segundo tempo no Alfredo Jaconi, justamente por Alario, e foi cortado dos amistosos do Equador na Data Fifa, contra Guatemala e Itália. Ele permaneceu em Porto Alegre, onde realizou tratamento PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que consiste em injeções de uma concentração de plaquetas do próprio paciente para acelerar a cicatrização de tendões, ligamentos, músculos e articulações lesados. O camisa 13 ainda é dúvida para o confronto da volta da semifinal do Gauchão.

Outro jogador badalado do ataque colorado, Borré não está inscrito no estadual. Além disso, serve a seleção colombiana na Data Fifa. Com isso, se Valencia não puder jogar, Lucca deve ser titular no ataque ao lado de Alan Patrick. A expectativa da torcida colorada é que o atacante de 20 anos repita o que fez contra o Caxias, rival do Juventude, na fase classificatória do Gauchão. Foram dois gols, sendo um de bicicleta, na vitória por 2 a 0 no Beira-Rio.

Além de Lucca, outro jovem oriundo do Celeiro de Ases que pode pintar no gramado do Beira-Rio contra o Juventude é Ricardo Mathias. O centroavante de apenas 17 anos e 1,92m se destacou na última Copa São Paulo de Futebol Jr., foi integrado na última semana aos treinamentos do elenco principal no CT Parque Gigante e aguarda oportunidade para estrear no profissional.

Tirando a dúvida no ataque, no mais o técnico Eduardo Coudet deve mandar a campo o mesmo time que iniciou em Caxias do Sul. A provável escalação colorada, no 4-1-3-2, tem Anthoni; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz; Maurício, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia (Lucca).

Mesmo com possíveis retornos, Juventude deve repetir escalação

Já o Juventude trabalhou forte, nos oito dias entre os jogos, para recuperar os lesionados Mandaca e Erick Farias. De qualquer forma, o técnico Roger Machado deve escalar o mesmo time que ofereceu muitas dificuldades ao Inter na partida de ida, no 4-2-3-1, com Gabriel Vasconcelos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque Gonçalves e Jadson; Lucas Barbosa, Jean Carlos e Edson Carioca; Gilberto.

Campeão gaúcho invicto em 1999, justamente em cima do Inter, o Juventude busca voltar a uma decisão do estadual depois de oito anos. Em 2016, o adversário alviverde na final também foi o Colorado, que na ocasião conquistou seu último título. Um ano depois, o Novo Hamburgo se sagrou campeão, e desde então o Grêmio assumiu a hegemonia com seis troféus consecutivos.

Após arbitragem polêmica no Gre-Nal, Daronco volta a apitar jogo do Internacional

A arbitragem de Inter e Juventude ficará a cargo de Anderson Daronco. Ele será auxiliado por Michael Stanislau e Fagner Cortes. Será o primeiro jogo de Daronco no Gauchão desde o clássico Gre-Nal da penúltima rodada da fase classificatória, em que teve atuação polêmica. Agora, ao menos terá o VAR à sua disposição, o qual será comandado por Daniel Bins.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo