Brasil

Adiamentos apertam calendário, mas dão tempo para Internacional recuperar jogadores

Transferência de jogos contra o Juventude e Cruzeiro permitem que Internacional recupere plenamente Alan Patrick e Enner Valencia antes de pesada sequência

Em atitude prudente, solicitada pelo Governo do Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas no estado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou o jogo do Internacional contra o Juventude, pela Copa do Brasil, e as demais partidas de clubes gaúchos que aconteceriam em suas competições até a próxima segunda-feira (6). Isso inclui, também, o confronto do Colorado com o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, que seria no próximo sábado (4), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Por um lado, a transferência aperta o calendário do Internacional. Por outro, permite que o técnico Eduardo Coudet conte com importantes jogadores com 100% das condições para o decisivo reencontro com o algoz do Campeonato Gaúcho, e para os demais duelos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana.

São os casos de Alan Patrick e Enner Valencia. Em reta final de recuperação de lesões, os dois voltaram a trabalhar com bola na última segunda-feira (29), quando o treinamento no CT Parque Gigante foi totalmente aberto à imprensa. Na quarta-feira (1º), o meia e o atacante participaram normalmente da atividade inicial, de troca de passes e deslocamento, à qual os repórteres tiveram acesso.

Alan Patrick se recupera de lesão muscular, e Enner Valencia de lesão no pé

Alan Patrick sofreu lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda no empate em 0 a 0 com o Real Tomayapo, no dia 10 de abril, pela Copa Sul-Americana. Mesmo que não vivesse grande fase, o camisa 10 tem feito falta por possuir características únicas no elenco. Tanto é que, durante sua ausência, Coudet tem variado o esquema tático do Inter, utilizando, em alguns momentos, dois pontas e Maurício por dentro.

Já Enner Valencia sofre com dor no pé direito desde o Gre-Nal da fase classificatória do Campeonato Gaúcho, originada de entrada do companheiro Bustos no aquecimento. Ele atuou no clássico, vencido pelo Inter por 3 a 2, ficou duas semanas fora, voltou a jogar, mas sentiu novamente o problema após dividida com Zé Marcos, zagueiro do Juventude, na partida de ida da semifinal do estadual. Com a persistência da lesão, após o jogo de volta, em que o Colorado foi eliminado nos pênaltis, o atacante focou no tratamento para somente retornar quando estivesse 100%.

É o que está próximo de acontecer, e que permite à torcida colorada vislumbrar a tão aguardada dupla de ataque do equatoriano com Rafael Borré. Depois de início abaixo do esperado, com muitas chances desperdiçadas, o colombiano marcou gol nos últimos dois jogos — na vitória por 2 a 1 sobre o Delfín, pela Copa Sul-Americana, e no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro.

Próximos oito jogos do Internacional terão intervalo de apenas três dias entre eles

Essas duas competições se somam aos confrontos com o Juventude, pela terceira fase da Copa do Brasil, na cansativa sequência de oito jogos que o Inter terá com apenas três dias de intervalo entre cada um deles. Em 13 dias, o Colorado enfrentará três vezes o Alviverde de Caxias do Sul, já que também está previsto um duelo entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro. No Brasileirão, o time de Coudet ainda jogará contra Cuiabá e São Paulo. Na Sul-Americana, enfrentará Real Tomayapo, Delfín e Belgrano.

Os oito jogos do Internacional em 22 dias

  • Real Tomayapo x Internacional — 07/05 — Copa Sul-Americana
  • Internacional x Juventude — 10/05 — Copa do Brasil
  • Internacional x Juventude — 13/05 — Campeonato Brasileiro
  • Internacional x Delfín — 16/05 — Copa Sul-Americana
  • Cuiabá x Internacional — 19/05 — Campeonato Brasileiro
  • Juventude x Internacional — 22/05 — Copa do Brasil
  • Internacional x São Paulo — 25/05 — Campeonato Brasileiro
  • Internacional x Belgrano — 28/05 — Copa Sul-Americana

A desculpa já está na ponta da língua do treinador colorado em caso de insucesso nessa sequência. Mas é o momento de explorar a profundidade do plantel, que foi acrescido de 11 reforços nesta temporada, justamente pensando no calendário recheado do futebol brasileiro.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo