Cavadinha de Robert Renan custa caro, e nos pênaltis Juventude elimina badalado Internacional do Gauchão
Após empate por 1 a 1 no tempo normal, Juventude superou o Internacional nos pênaltis, em pleno Beira-Rio, para avançar à final do Campeonato Gaúcho

Pelo terceiro ano consecutivo, não haverá Gre-Nal na final do Campeonato Gaúcho. Na noite desta segunda-feira (25), o badalado Internacional foi eliminado em casa, nos pênaltis, para o Juventude, no jogo de volta da semifinal. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Zé Marcos e Renê, o Alviverde venceu por 6 a 5 nos pênaltis, em que tentativa de cavadinha de Robert Renan custou caro ao Colorado.
Agora, o Juventude aguarda o resultado de Grêmio e Caxias, que se enfrentam nesta terça-feira (26), para saber quem será seu adversário na final. Já o Inter, que não ganha o Gauchão desde 2016, agora foca na Copa Sul-Americana, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.
Internacional teve retorno de Rochet, e Juventude improvisação na lateral direita
A grande novidade no Internacional foi o retorno do goleiro Rochet. Recuperado de lesão na costela, ele estreou na temporada. No ataque, após realizar tratamento intensivo para dor no pé direito, Enner Valencia iniciou no banco de reservas, e Lucca foi titular. No 4-1-3-2, Coudet mandou o Colorado a campo com Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz; Maurício, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Lucca.
? INTER CONFIRMADO! ? pic.twitter.com/2EmsW3DHaE
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) March 26, 2024
Já o Juventude teve o desfalque do lateral direito João Lucas, com lesão no joelho. Em seu lugar, o zagueiro Rodrigo Sam iniciou improvisado. Roger Machado escalou o Alviverde no 4-2-3-1, com Gabriel Vasconcelos; Rodrigo Sam, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque Gonçalves e Jadson; Lucas Barbosa, Jean Carlos e Edson Carioca; Gilberto.
????????? ???????? ?
Roger Machado definiu a formação para a decisão diante do Internacional, no Beira-Rio. VAMO MEU JUZÃO ??#DiaDeJu #INTxJUV pic.twitter.com/9Koc45Z44Z
— E.C. Juventude (@ECJuventude) March 25, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Internacional começa com mais posse de bola e cria primeiras oportunidades do jogo
Como esperado, o Inter começou com mais posse de bola. Nos primeiros minutos, o Colorado até conseguiu chegar com perigo. Aos três, Renê chutou desviado, aos oito, Bruno Henrique arriscou de longe, e aos 11, Wanderson apareceu sozinho na segunda trave depois de cruzamento de Maurício, mas a finalização saiu alta, e Gabriel deu uma tapa pela linha de fundo.
Nesse último lance, o Inter se aproveitou do fato de o Juventude estar momentaneamente com um jogador a menos, já que Danilo Boza sentiu a coxa direita e precisou sair de campo. Ele foi substituído por Pará, que entrou improvisado na lateral direita, e Rodrigo Sam passou para a zaga.
Com domínio do meio de campo e perigoso nos contra-ataques, Juventude abre o placar em escanteio
Com uma marcação forte no meio de campo, o Juventude começou a ganhar duelos, principalmente com Caíque Gonçalves e Jadson, e cresceu no jogo, levando perigo nos contra-ataques . Aos 16, Renê entregou a bola no pé de Caíque, que acionou Edson Carioca na esquerda, nas costas de Bustos. O atacante alviverde tocou na saída de Rochet, a bola acertou caprichosamente a trave e correu em cima da linha até Vitão afastar.
Em novo contra-ataque pela esquerda, aos 22, Edson Carioca resolveu rolar para Alan Ruschel, que bateu de direita, no canto direito de Rochet, que espalmou pela linha de fundo. O Inter respondeu um minuto depois. Após cruzamento rasteiro, Lucca chutou rasteiro, mas fraco, nas mãos de Gabriel Vasconcelos.
Mas o Juventude seguia muito organizado em campo, e dificultava as ações do Inter, que com Maurício e Alan Patrick bem marcados não conseguia fazer seu jogo fluir. Em novo contra-ataque pela esquerda, aos 29, Edson Carioca chutou desviado. Na cobrança de escanteio, Jean Carlos levantou a bola na área e Zé Marcos ganhou de Vitão para, de cabeça, abrir o placar para o alviverde.
Internacional 0x1 Juventude | #INTxJUV
ZÉ MARCOS PRO FUNDO DAS REDES ??⚽️ pic.twitter.com/lyMnYxAjOh
— E.C. Juventude (@ECJuventude) March 26, 2024
Nervosismo e impaciência tomam conta do Beira-Rio
O Inter sentiu o gol. Se antes o burburinho da torcida colorada era para Renê, ele se estendeu para outros jogadores. O nervosismo e a impaciência tomaram conta do Beira-Rio. A única chegada dos donos da casa na reta final da primeira etapa foi na bola parada. Após cobrança de escanteio de Alan Patrick, Lucca desviou de cabeça na primeira trave e Vitão, também de cabeça, mandou por cima.
Antes do final do primeiro tempo, Coudet colocou Bruno Gomes e Enner Valencia no aquecimento, já dando indício do que viria pela frente. Quando Anderson Daronco apitou o término da primeira etapa, vaias foram ouvidas pela primeira vez na temporada no Beira-Rio. O árbitro, perdido no critério dos cartões amarelos, mas sem interferência direta no resultado do jogo, foi muito xingado pela torcida colorada.
Juventude quase amplia no início do segundo tempo, mas Inter empata com herói improvável em jogada ensaida
Coudet deixou o Inter mais ofensivo na volta para o segundo tempo, com a entrada de Valencia no lugar de Bruno Henrique. Com isso, Alan Patrick foi recuado para a linha dos meio-campistas. Mas as primeiras chegadas do segundo tempo foram do Juventude. Em contra-ataque pela esquerda, Jean Carlos bateu cruzado, e a bola passou por todo mundo. Aos sete, Gilberto recebeu pela direita, trouxe para a canhota e, de perto do bico da grande área, chutou com muito perigo, perto da trave direita de Rochet.
O Inter tinha muita dificuldade, mas conseguiu empatar de forma inusitada. Aos nove minutos, após jogada ensaida aparentemente mal executada, Aránguiz cruzou na segunda trave, e Renê, o herói improvável, se redimiu ao cabecear no canto direito de Gabriel Vasconcelos, que não conseguiu fazer a defesa. Após o VAR traçar as linhas para averiguar a condição do lateral, o gol foi confirmado.
JOGADA ENSAIADA DO ATAQUE COLORADO. ARÁNGUIZ CRUZA, RENÊ CABECEIA E O GOLEIRO TOCA, MAS NÃO DEFENDE! ??
VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMOS, COLORADO! ???????? pic.twitter.com/71xGcqw2Me
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) March 26, 2024
O gol de Renê deu nova conotação ao jogo. Empurrado por sua torcida, o Inter cresceu e foi para cima em busca da virada. Ela quase veio pouco depois do empate. Maurício perdeu chance incrível, cara a cara com Gabriel, aos 11, e Bustos chutou forte, de fora da área, para defesa do goleiro alviverde, aos 14.
Maurício é expulso por chutar Nenê
Mas a pressão do Inter após o gol se dissipou, e o jogo ficou truncado. Roger promoveu as duas primeiras trocas no Juventude com as entradas de Nenê e Rildo nos lugares de Jean Carlos e Edson Carioca. E a experiência e malandragem do camisa 10 surtiu efeito aos 30 minutos. Irritado por disputa anterior com Alan Ruschel, Maurício foi agarrado por Nenê ao tentar sair em velocidade para contra-ataque, e chutou o jogador alviverde no chão. Chamado pelo VAR, Daronco mudou a cor do cartão e expulsou diretamente o camisa 27 colorado, que pediu desculpa à torcida.
Coudet reorganizou o Inter com o ingresso de Rômulo na vaga de Lucca. Wanderson passou para o lado direito e Alan Patrick para o esquerdo no 4-4-1 colorado. Novamente explorando as costas de Bustos, o Juventude levou perigo aos 37. Rildo tabelou com Nenê e, no lado esquerdo, chutou cruzado para defesa de Rochet. Mas, ao invés aproveitar o homem a mais para pressionar em busca da vitória no tempo normal, o Alviverde não se expôs muito, o que deixou a reta final morna. No último minuto dos acréscimos, desgastado, Vitão saiu para a entrada de Robert Renan.
Cavadinha de Robert Renan custa caro, e Juventude avança nos pênaltis
Nos pênaltis, Rochet defendeu cobrança de Alan Ruschel, mas, na sequência, Mercado mandou no travessão. Na segunda série das cobranças alternadas, Robert Renan tentou cavadinha, e Gabriel encaixou. Kelvi não desperdiçou e garantiu a classificação jaconera.
Festa jaconera no Beira-Rio. Juventude elimina o Inter e, pelo terceiro ano consecutivo, não haverá Gre-Nal na final do Gauchão. @trivela pic.twitter.com/h1tLoBphHV
— Nícolas Wagner (@NicoWagner) March 26, 2024