Um estreante na temporada e outro no profissional são atrações do Internacional contra o Juventude
Rochet e Ricardo Mathias são as novidades entre os relacionados do Internacional para enfrentar o Juventude, nesta segunda-feira (25), pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho
O Internacional tem duas novidades entre os relacionados para enfrentar o Juventude, nesta segunda-feira (25), às 21h45min, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho. Sergio Rochet e Ricardo Mathias ficam à disposição do técnico Eduardo Coudet pela primeira vez na temporada. A tendência é que o goleiro uruguaio, inclusive, inicie entre os titulares, enquanto o jovem centroavante fique como alternativa no banco de reservas.
Recuperado de fissura na costela, Rochet irá estrear em 2024
Rochet está recuperado de fissura na costela que o atormenta desde o ano passado. O goleiro sofreu a primeira lesão na véspera do clássico Gre-Nal do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Entretanto, seguiu jogando até o final da temporada, e utilizou o período de férias para se recuperar. Porém, ele voltou a sentir o problema na semana de estreia no Campeonato Gaúcho, contra o Avenida.
Desde então, Rochet passou por um novo e cauteloso processo de recuperação, sem pular etapas, para que, quando retornasse, conseguisse atuar sem dor e sem risco de lesão reincidente. Como projetado pelo próprio goleiro em entrevista a uma rádio uruguaia, ele voltou a treinar normalmente, sem limitação de movimentos, na quinta-feira (21).
Na ausência de Rochet, o jovem Anthoni deu conta do recado. Em 15 jogos na temporada, o goleiro formado nas categorias de base do Internacional sofreu apenas sete gols. Ainda assim, o retorno do uruguaio é saudado por se tratar de uma das lideranças do elenco, que foi decisivo na campanha de semifinalista da Libertadores no ano passado, e que oferece novamente à meta colorada uma peça de hierarquia que outras posições da equipe também possuem.
Relacionado pela primeira vez, Ricardo Mathias pode estrear como profissional
No caso de Ricardo Mathias, se for utilizado contra o Juventude, será uma estreia não só na temporada, mas também como profissional. O centroavante de 17 anos e 1,92m é natural de Nova Iguaçu/RJ e está desde 2022 nas categorias de base do Inter. Em 2023, ele marcou 12 gols em 15 jogos pelo sub-17, e seis gols em 13 jogos pelo sub-20. Na recente Copa São Paulo de Futebol Jr., apesar da má campanha colorada, com eliminação já na segunda fase, para o Fortaleza, ele anotou três gols em três jogos.
Ricardo Mathias foi integrado ao elenco profissional, na quarta-feira passada (20), por conta das ausências de Alario, Enner Valencia e Borré. Alario, que foi para a Argentina tratar problema no joelho, e Borré, que não está inscrito no Gauchão e está servindo a Seleção Colombiana na Data FIFA, são desfalques confirmados contra o Juventude. Já Valencia, que fez tratamento especial para se recuperar de lesão no pé direito, foi relacionado e pode ir para o jogo. Se não atuar, seu substituto será Lucca. A provável escalação colorada tem Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz; Maurício, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia (Lucca).
Juventude tem desfalque importante por lesão
O Juventude também tem um desfalque por lesão. É o lateral direito João Lucas, que não treinou nos últimos dias devido a dores no joelho. Como Ewerthon, o outro jogador de ofício da posição no elenco, também está machucado, o zagueiro Rodrigo Sam deve atuar improvisado. O técnico Roger Machado deve mandar seu time a campo com Gabriel Vasconcelos; Rodrigo Sam, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque Gonçalves e Jadson; Lucas Barbosa, Jean Carlos e Edson Carioca; Gilberto.
Após o empate em 0 a 0 em um jogo truncado, mas no qual o Juventude foi melhor, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, que vencer no Beira-Rio avança para a final contra Grêmio ou Caxias, que duelam nesta terça-feira (26), às 21h, também em Porto Alegre. Nova igualdade leva a disputa para os pênaltis.