Brasil

O Grêmio pode apresentar dois fatos inéditos em 2024 no jogo contra o Caxias

Utilização de Geromel fora de casa e repetição da escalação do jogo anterior ainda não aconteceram no Grêmio nesta temporada

Após mais uma semana com todos treinamentos fechados à imprensa no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, o Grêmio encerra na manhã desta sexta-feira (15) sua preparação para enfrentar o Caxias, sábado (16), no Centenário, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. Após o almoço, a delegação gremista sobe a Serra Gaúcha. O técnico Renato Portaluppi faz os últimos ajustes em um time que pode apresentar dois fatos inéditos em 2024: a utilização de Geromel, como titular, fora de casa, e a repetição da escalação de uma partida para outra.

Geromel só tem jogado na Arena do Grêmio

Geromel teve um 2023 conturbado, em que sofreu muito com as lesões. Primeramente, no menisco do joelho esquerdo, cuja recuperação durou muito mais do que o previsto. Entre idas e vindas, o zagueiro só estreou na temporada no final de agosto, quando atuou por 45 minutos e teve uma lesão muscular na coxa. Por conta desse retrospecto, e de seus 38 anos, o defensor teve seu contrato renovado com o Grêmio por apenas seis meses.

E nessa primeira metade de 2024, Geromel tem atuado apenas nos jogos dentro de casa. Foi uma decisão de Renato para preservar o zagueiro e poder utilizá-lo em contexto favorável, sem desgaste da viagem e gramados irregulares do interior do Rio Grande do Sul.

— O Geromel é um jogador que a gente tem que tomar muito cuidado, por ele estar voltando de um procedimento, por ele não ter mais 20 anos. Converso com ele bastante durante os treinamentos, durante o jogo, para saber como ele está. […] É um jogador dificilmente vai jogar fora da Arena. Muito difícil. Justamente porque a gente tem um jogo a cada três dias, viagens, e é muito desgastante para ele — adiantou Renato após a goleada por 4 a 1 sobre o São José, pela segunda rodada do Gauchão, quando Geromel estreou na temporada.

Dito e feito: as sete partidas de Geromel, até aqui, na temporada, foram na Arena do Grêmio, e todas como titular, contra São José, Juventude, Novo Hamburgo, São Luiz, Santa Cruz, Guarany de Bagé e Brasil de Pelotas. O único jogo como visitante em que o zagueiro foi relacionado foi no clássico Gre-Nal, no Beira-Rio, em que sequer entrou.

Contra o Caxias, neste sábado (16), uma exceção pode ser feita por alguns aspectos. Primeiramente, o caráter decisivo do jogo. Depois, a semana cheia de treinamentos que o Grêmio teve desde a vitória sobre o Brasil, nas quartas de final do Gauchão, no último domingo (10), que permitiu a recuperação física dos jogadores. Por último, a relativa boa qualidade do gramado do Centenário, ao menos em comparação com outros do estadual.

Renato pode repetir a escalação da vitória sobre o Brasil de Pelotas

Se Geromel for confirmado na equipe nesse jogo fora de casa, Renato deve repetir a escalação pela primeira vez na temporada, já que todos os atletas que iniciaram contra o Brasil estão à disposição. A formação utilizada diante do Xavante, no 4-2-3-1, teve Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê; Pavón, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.

Uma mudança pode acontecer no gol, já que Marchesín está recuperado de lesão muscular. Mas Caíque vem em alta após ter evitado goleada na Recopa Gaúcha, contra o São Luiz, e não ter sido vazado contra o Brasil. No setor ofensivo, Cristaldo, que não vinha agradando Renato, foi o melhor em campo diante do Xavante e se consolidou no time titular.

Se para o jogo de ida há essa possibilidade de repetição do time, para o jogo de volta, confirmado para dia 26, terça-feira, às 21h, na Arena do Grêmio, Renato será obrigado a mexer na equipe. Isso porque Villasanti foi convocado para a Seleção Paraguaia, que joga amistoso, na véspera, contra a Rússia, em Moscou.

Grêmio no Campeonato Gaúcho 2024

  • 12 jogos, com 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
  • 25 gols feitos, 10 gols sofridos
  • 72% de aproveitamento
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo