Cruzeiro: dez jogadores que podem ser testados por Larcamón no Campeonato Mineiro
O Cruzeiro terá a oportunidade de utilizar o Campeonato Mineiro para dar mais oportunidades a jogadores que atuaram pouco em 2023

O Cruzeiro chega para 2024 com quatro competições para disputar, sendo que três delas têm maior grau de prioridade: o Campeonato Brasileiro, a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil. O Campeonato Mineiro, por sua vez, é visto como um torneio de menor peso e deve ser utilizado como preparação para que o time do treinador argentino Nicolás Larcamón chegue acertadinho para os momentos mais importantes do ano.
Sendo assim, é de se esperar que o Cruzeiro utilize os primeiros meses do ano para fechar o elenco, identificando eventuais carências e buscando entender que jogadores podem ganhar oportunidades no decorrer do ano. Pensando nisso, a Trivela separou uma lista com os jogadores que já fazem ou fizeram parte do grupo principal da Raposa que merecem ser testados durante o estadual, visando, assim, entender se estes têm condições ou não de seguir no plantel comandado por Larcamón.
Wesley Gasolina
O lateral-direito Wesley Gasolina, de 23 anos, não entra em campo desde fevereiro, após graves lesões no joelho. Com William vivendo grande fase, é improvável que outro jogador ganhe a posição, mas o Cruzeiro precisa de um reserva imediato e é necessário entender a situação do ala. Após tanto tempo parado, ele consegue assumir a responsabilidade em caso de indisponibilidade do titular?
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
João Marcelo
Contratado junto ao Porto (POR), no meio de 2023, João Marcelo demorou a ter oportunidades, mas quando teve, agradou, apesar do pequeno recorte. Ainda jovem, o zagueiro de 23 anos promete lutar por mais espaço no Cruzeiro e uma boa oportunidade de ver o que ele pode fazer é durante o Campeonato Mineiro.
João Marcelo vs Palmeiras:
— 90 minutos jogados
— 66/69 / 96% dos passes certos (!!!)
— 3 cortes
— 1 chute travado
— 1 interceptação
— 1 desarme
— 0 dribles sofridos
— Nota SofaScore: 7.1Mais um grande jogo. ?? pic.twitter.com/A6QWUdpllz
— Blog da Raposa ? (@BlogRaposa) December 7, 2023
Kaiki
Esperança de futuro do Cruzeiro, Kaiki já mostrou bom futebol, mas precisa jogar para evoluir. Tendo Marlon como um forte concorrente, o lateral-esquerdo de 20 anos merece mais oportunidades no estadual, para que não fique estagnado. Versátil, o jogador pode fazer posições mais avançadas no lado esquerdo do campo.
Fernando Henrique
Fernando Henrique, de 22 anos, chegou ao Cruzeiro vindo do Grêmio e trouxe muita expectativa consigo. Após se lesionar na pré-temporada, ficou muito tempo fora do time e quando voltou, pouco foi utilizado. Na reta final da temporada, o volante ganhou espaço, mas foi muito mal em todas as oportunidades que teve, o que deixou o torcedor ressabiado. O camisa 15 pode utilizar o mineiro para recuperar sua confiança enquanto o clube celeste terá a oportunidade de avaliar se ele pode ajudar no decorrer do ano ou se um empréstimo faria bem ao jogador.
Henrique Rodrigues
Destaque na base, o segundo volante de 20 anos tem muita qualidade e um chute perigosíssimo. Subiu ao profissional após conquistar a Copa do Brasil sub-20 mas não entrou em campo. É preciso ver Henrique Rodrigues jogar para saber se pode compor elenco ou se é mais aconselhável um empréstimo para aquisição de experiência.
Japa
Japa ganhou a titularidade no final de 2023 e parece ter muito futuro, mas ainda são apenas sete jogos disputados no profissional e o meio-campista de 19 anos precisa acumular mais partidas para seguir evoluindo. Além disso, é uma oportunidade do jogador criar raízes no time titular e não ser ultrapassado por figuras mais experientes que devem chegar ao clube.
Matheus Pereira
Matheus Pereira tem o potencial de ser o grande nome do Cruzeiro em 2024, mas após sofrer com lesões em 2023, precisa jogar mais vezes para convencer o departamento de futebol da Raposa a contratá-lo em definitivo. Além disso, com pré-temporada e ritmo de jogo, a tendência é que ele melhore ainda mais em relação ao que apresentou na reta final do Brasileirão.
⚽ Confira o primeiro gol de Matheus Pereira com o manto celeste e a comemoração da Nação Azul na nossa câmera especial! #GolDoJogo: https://t.co/iTZSVKHY1s pic.twitter.com/JYX8eA1ud2
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) December 1, 2023
Robert
Outro cria da base, o ponta Robert parecia ter mais que seus 18 anos no sub-20 celeste, destoando completamente de companheiros e adversários. No principal, mostrou qualidade e marcou um dos gols mais importantes do Cruzeiro no ano. Merece mais chances em 2024 e o Mineiro surge como uma grande possibilidade do jogador ganhar mais espaço no time.
⚽ O GOL DO ROBERT!!!
O #CriaDaToca finaliza no canto, com confiança, e faz o gol da vitória do Cabuloso no fim do jogo!? Sportv / Premiere
? #GOIxCRU | 0-1 | ? #FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/3HjWyi3law
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) November 28, 2023
João Pedro
Outro cria da base, João Pedro atuou em apenas um jogo pelo profissional em 2024, mas seu poderio físico impressiona. Com 20 anos, o jogador é muito rápido e explosivo, podendo ser uma opção importante para jogos truncados. Como pouco se viu dele fora do sub-20, pode ser interessante dar oportunidades ao ponta durante o estadual.
Fernando
Artilheiro do sub-20 celeste em 2023, com 26 gols, o atacante Fernando atuou poucos minutos no profissional e, muito pedido pela torcida, pode ganhar oportunidades de mostrar seu futebol no Campeonato Mineiro. O atleta tem apenas 18 anos e apesar de jogar aberto, tem faro de gol. Além disso, é solidário e distribuiu dez assistências durante a temporada.
Com dois golaços do Luís Fernando, os #CriasDaToca conquistaram o título da Copa do Brasil Sub-20! ?
▶️ Vem conferir os gols por um outro ângulo!
? @gustavomjpeg pic.twitter.com/toO7sTGw29
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) October 15, 2023