Erro do Conselho de Ética do Corinthians atrasa processo de impeachment de Augusto Melo
Enquanto prepara defesa, presidente corintiano é acusado por oposição de tentar transformar clube em SAF
O prazo para o presidente Augusto Melo se defender do pedido de impeachment no qual é alvo no Corinthians aumentou por conta de um erro de notificação.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
O mandatário corintiano havia sido informado inicialmente pela Comissão de Ética do clube alvinegro no dia 5 de setembro, mas comunicou sobre um equívoco no informativo, fazendo com que o documento voltasse ao órgão.
Feita a correção, Augusto foi novamente notificado nesta segunda-feira (16), véspera do duelo contra o Fortaleza, no Castelão, pelo confronto de ida das quartas de final da Conmebol Sul-Americana. De toda forma, o dirigente acompanhou a delegação corintiana à capital cearense.
Segundo o estatuto social do Corinthians, Melo tem 10 dias úteis para apresentar argumentos, evidências e provas que o defendem das acusações assinadas por um grupo com mais de 80 conselheiros corintianos que se embasam em quatro artigos diferentes do regimento interno do clube alvinegro e dois da Lei Geral do Esporte.
O principal ponto alegado pelo coletivo está relacionado ao “Caso Vai de Bet”, onde existe investigação aberta pela Polícia Civil e Gaeco sobre um possível crime de corrupção na intermediação do vínculo com a antiga patrocinadora.
Declarações do ex-diretor de futebol Rubens Gomes, que é um dos conselheiros que assinaram o pedido de impeachment, o segundo vice-presidente corintiano Armando Mendonça e Alex Cassundé, proprietário da empresa apontada em contrato como a intermediária entre a empresa de apostas e o Corinthians, são mencionadas na petição que foi entregue no dia 26 de agosto a Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo corintiano.
Augusto, portanto, tem até a próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, para entregar a sua defesa ao Conselho de Ética do Corinthians, o que pode ser feito por escrito, por um documento protocolado, ou oralmente aos integrantes do órgão.
Augusto é acusado de querer transformar Corinthians em SAF
Intitulado como “Movimento Reconstrução SCCP”, o grupo que pede o impeachment do presidente Augusto Melo emitiu nesta sexta-feira (20) um comunicado repudiando uma suposta intenção do mandatário corintiano em pedir recuperação judicial para o Corinthians com a finalidade de tornar o clube alvinegro em SAF.
Esse processo estaria sendo conduzido por Fred Luz, representante da empresa de consultoria Alvarez & Marsal, que liderou o processo de transformação do futebol do Coritiba em Sociedade Anônima do Futebol.
Em ofício enviado a Augusto Melo, Romeu Tuma alertou sobre problema que pode gerar internamente ao avançar com a ideia sem passar pelos órgãos competentes: Conselho Deliberativo e de Orientação (Cori).
– Tendo chegado ao meu consentimento ao conhecimento de diversos Conselheiro do Sport Club Corinthians Paulista que a Empresa Albatroz & Marsal, através dossel representante em nosso Clube, estaria orientado a Administração a contratar escritórios de Advocacia no sentido de ajuizar ação cautelar extrajudicial de Recuperação Judicial ou algo semelhante, fato que já ocorrera no Coritiba com a mesma empresa, cujos resultados não foram benéficos aquela agremiação esportiva, alerto Vossa Senhoria que de acordo com nosso EStatuto seria temerário fazê-lo sem consulta prévia aos órgão de Fiscalização tais quais o CORI e o Conselho Deliberativo, face às consequências que este tipo de ação pode acarretar ao Clube – destacou o presidente do Conselho Deliberativo.
Embora internamente o discurso seja de que a possibilidade de abertura de um processo de recuperação judicial nunca foi discutido, o diretor jurídico Leonardo Pantaleão não descartou a ideia quando questionado durante uma apresentação da diretoria intitulada como “Dia da Transparência”, que aconteceu no dia 13 de setembro.
De toda forma, o advogado deixou claro que qualquer movimentação feita neste sentido passaria antecipadamente aos órgãos de competência.
– Importante deixar claro que não há nada, nenhum caminho etiquetado, predefinido. As análises que nos competem são de alternativas, longe de estarem definidas ou avalizadas. Jamais a diretoria passaria sem que os órgãos fossem compartilhados das ideias. O que se faz hoje é uma análise dos cenários e das possibilidades. Não foi feita nenhuma análise específica. O tratamento é interno, analisando toda essa questão, que seja conjunta – destacou Pantaleão.
Durante entrevista concedida no Rio de Janeiro, após o sorteio dos mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil, o presidente Augusto Melo voltou a se posicionar de forma contrária à transformação do clube em SAF.
Não é a primeira vez que a possibilidade de transformação do Corinthians em SAF vira pauta no clube em 2024. No dia 15 de julho, a empresa de agenciamento de atletas OTB Sports divulgou uma nota em que dizia ter mandato para negociar a compra do Timão e, após isso, abrir o capital do clube na Bolsa de Valores.
Posteriormente, também em nota, a equipe alvinegra refutou qualquer contato com a OTB e se posicionou contrariamente à troca do controle da instituição pelo pagamento da dívida que ultrapassa os R$ 2 bilhões.
Outros “puxões de orelha” de Tuma em Augusto Melo
Romeu Tuma também aproveitou o ofício para alertar Augusto sobre o projeto conduzido pelo departamento financeiro de abrir um fundo imobiliário e negociar ações da Neo Química Arena sem antes passar pela anuência dos órgãos competentes.
Por fim, o presidente do Conselho Deliberativo repassa reclamações feitas a ele pelos Conselhos Fiscal e de Orientação sobre a falta de transparência na prestação mensal de contas e de respostas em questionamentos realizados.
Publicado por @fabiolazaro_Ver no Threads