Copa do Brasil

Fluminense deve poupar nas Copas mesmo com adiamentos no Brasileirão

Apesar de paralisação no Campeonato Brasileiro, Tricolor pretende dosar minutos de veteranos e dar espaço na Copa do Brasil e na Libertadores a jogadores que voltam de lesão

O adiamento de duas rodadas do Campeonato Brasileiro veio em boa hora para o Fluminense. Além de não viver uma de suas melhores fases em campo, o Tricolor também tinha problemas fora dele: os desfalques por lesão.

A notícia de que os jogos contra Juventude e Botafogo seriam adiados caiu bem no CT Carlos Castilho. O tempo é precioso para o clube, que começou a temporada depois de seus concorrentes e convive com problemas em decorrência da pré-temporada diferente do usual.

Também por isso, mesmo com o Brasileirão parado, o Flu deve poupar nas Copas. Veteranos como Felipe Melo, Marcelo, Ganso, Renato Augusto e Germán Cano provavelmente cumprirão um rodízio de minutos, assim como outros atletas que frequentaram o departamento médico nas últimas semanas. A informação foi primeiro veiculada pelo Jornada 1902 e confirmada pela Trivela.

Vantagem na Copa do Brasil dá tranquilidade ao Fluminense

A vantagem na Copa do Brasil é o principal motivo para a tranquilidade do Fluminense. Após fazer 2 a 0 no Sampaio Corrêa no jogo de ida em Cariacica, no Espírito Santo, o Tricolor decide a terceira fase da competição em sua casa, no Maracanã.

Os maranhenses optaram por vender o mando do jogo para o estado vizinho ao Rio de Janeiro, o que serviu de casa para o Tricolor e sua grande torcida capixaba. Com isso, a chave praticamente tem dois confrontos com o Flu de mandante. O time de Fernando Diniz tem a vantagem no placar agregado, além de contar com a clara superioridade técnica e poder decidir o confronto no Maracanã.

Assim, alguns jogadores serão provavelmente poupados do confronto. Felipe Melo, que não jogou na Libertadores, tem situação indefinida. Marcelo, Ganso e Cano tendem a não começar jogando, embora o martelo ainda não esteja batido.

Diniz quer dar ritmo a jogadores que voltam de lesão

Os jogadores que estavam lesionados são outra questão para o Fluminense. O técnico Fernando Diniz quer dar ritmo a atletas que perderam tempo com contusões nas últimas semanas. Ainda assim, o departamento médico foi consideravelmente esvaziado.

Marlon é um dos jogadores que voltam de lesão no Fluminense - Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.
Marlon é um dos jogadores que voltam de lesão no Fluminense – Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.

Marlon, Thiago Santos, Gabriel Pires, Renato Augusto e Keno estiveram fora de combate, mas agora, estão liberados. Os dois primeiros estão treinando com o elenco há menos tempo e devem ser opções na reserva. A comissão técnica pretende dar minutos aos outros três.

O Flu ainda tem Manoel, André, Samuel Xavier Douglas Costa e Lelê no departamento médico. Marquinhos, que sofreu um trauma no pé esquerdo contra o São Paulo, foi desfalque na vitória sobre o Cerro Porteño, mas não preocupa. Ainda assim, não deve ser aproveitado na Copa do Brasil.

Fluminense ganha tempo com classificação na Libertadores

A classificação antecipada na Libertadores também dá mais tempo ao Fluminense. O Tricolor tem 11 pontos em cinco jogos e já garantiu a liderança do grupo A. A partida contra o Alianza Lima, no Maracanã, na outra quarta-feira (29), às 21h30, será protocolar.

O Flu não terá um time 100% titular nesta partida. Mas o técnico Fernando Diniz também não pretende poupar todos os jogadores. A vitória é importante para as pretensões da equipe no mata-mata da Libertadores, já que, embora não tenha peso no sorteio do chaveamento, serve para o mando de campo. Hoje, o time é o quarto melhor líder da competição.

O Fluminense só decidiu as oitavas de final contra o Argentinos Juniors no Maracanã em 2023, embora tenha sido primeiro colocado na fase de grupos. O Tricolor precisou bater Olimpia e Internacional como visitante para chegar à final, que tinha mando do Boca Juniors já que o estádio era “campo neutro”. A ideia é ter essa vantagem contra a maioria dos adversários em 2024 para buscar o bicampeonato.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Fluminense x Sampaio Corrêa — Copa do Brasil — quarta-feira, 22 de maio — 20h (de Brasília);
  • Fluminense x Alianza Lima — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio — 21h30 (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo