Dorival encontra posição ideal e começa a construir São Paulo de 2024 ao redor de James
James engrena como titular, e Dorival usa reta final para ajustar equipe com o meia para o ano que vem
O São Paulo disputa a reta final do Brasileirão muito mais de olho em 2024 do que em qualquer pretensão possível na tabela. E James Rodríguez é o grande expoente deste plano dentro de campo. Dorival Júnior aproveita os últimos jogos do Campeonato Brasileiro para encaixar a equipe e fazê-la funcionar ao redor do colombiano como grande protagonista.
Um planejamento que o técnico começou a colocar em prática após o título da Copa do Brasil. Ausente das duas finais contra o Flamengo e campeão sem sequer entrar em campo, o meia passou a ter vaga na equipe. James foi titular em seis das últimas dez partidas. Atuou em oito delas. E só não foi mais, porque ele não voltou da última Data Fifa a tempo de atuar contra o Goiás.
A seleção colombiana, aliás, é a inspiração para Dorival encontrar a posição de James em campo. O treinador entende que o meia deve atuar como uma espécie de segundo atacante, mais próximo da área para ser “perigoso”. Mas também com liberdade de movimentação para construir as jogadas de ataque.
É desse jeito que o técnico constrói a equipe em torno dele. Ainda mais agora, sem poder contar com Lucas Moura, lesionado. Mas mesmo antes da lesão muscular sofrida na goleada para o Palmeiras por 5 a 0, o camisa 7 já havia sido deslocado de uma região central do campo para o lado direito.
James atuou centralizado na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na última quinta-feira (2). Ele foi substituído no segundo tempo e foi para o banco como um dos raros pontos positivos no que era uma atuação sonolenta da equipe. Enquanto esteve em campo, o meia criou uma chance claríssima para David marcar e quase fez um gol de pé direito no rebote.
– A posição que ele mais gosta de atuar é segundo atacante. Ele é perigoso nesse setor. Nos deu demonstrações importantes. Ele não vinha mal na partida. É uma mudança para ganhar um fato novo na partida. Os minutos iniciais foram bem complicados. Na nossa volta, tínhamos que tomar uma decisão. Uma atitude qualquer para mudar o contexto. Até que o Cruzeiro se encaixasse, alteramos o padrão, alguns comportamentos. Fizemos com que igualássemos a partida naquele instante. Era preciso de mudança, A característica é o segundo atacante. É como ele joga na Colômbia também – disse Dorival na entrevista coletiva após a partida.
James pelo São Paulo
- 13 jogos
- 8 jogos como titular
- 1 gol feito
- 3 assistências
- 634 minutos em campo
James parece enfim engrenar pelo São Paulo
Da Grécia ao Brasil, James ficou quatro meses sem atuar até fazer a sua estreia pelo São Paulo, em agosto. Com tanto tempo parado, Dorival Júnior sempre teve cautela para utilizar o jogador. A comissão técnica preparou todo um planejamento especial para inseri-lo na equipe sem queimar etapas. A última Data Fifa foi o ponto de partida para o meia voltar e engrenar pelo clube.
Pela Colômbia, James marcou um golaço empate em 2 a 2 com o Uruguai em Barranquilha e foi titular novamente contra o Equador, também um empate, mas em 0 a 0. Foi tão bem, que ganhou elogios do técnico da Celeste, Marcelo Bielsa.
– Sinceramente, eu acreditava que sua forma física atual, considerando que não joga regularmente no São Paulo, não era a que ele mostrou na partida. Ele se destacou, o que não é uma surpresa pela sua hierarquia como atleta. Mas surpreende por estar retomando a possibilidade de jogar com regularidade, e isso é indispensável para adquirir uma melhor forma para mostrar suas virtudes – afirmou o treinador, na entrevista coletiva após a partida.
O James versão Colômbia apareceu logo após a Data Fifa. O meia foi titular na vitória do São Paulo por 3 a 0 sobre o Grêmio e simplesmente acabou com o jogo no Morumbi. Deu duas assistências, comandou a equipe e encheu os 47 mil são-paulinos nas arquibancadas de esperança.
– O James teve essa sequência pela Colômbia e foi importante para dar um salto no seu trabalho. Ele vai readquirir tudo isso atuando. Ele vem trabalhando e lutando. Eu fiquei muito satisfeito com a atuação dele hoje e de toda a equipe – elogiou Dorival, após a vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio.
James será titular do São Paulo novamente na próxima quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, pela 33ª rodada do Brasileirão. O duelo será disputado na Vila Belmiro, porque o Morumbi está cedido para shows das bandas Red Hot Chili Peppers e RBD.
Os próximos jogos do São Paulo
- Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – data e horário a definir
- São Paulo x Bragantino – 33ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
- Santos x São Paulo – 34ª rodada do Brasileirão – sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília)