Brasil

Versão decisiva de James Rodríguez faz São Paulo idealizar 2024 promissor do colombiano

Autor de duas assistências para lá de especiais, James Rodríguez foi o destaque da vitória do São Paulo sobre o Grêmio, e renovou as esperanças de todos no clube sobre seu futuro com a camisa tricolor

Quando o São Paulo anunciou a contratação de James Rodríguez no dia 29 de junho, muitos torcedores, empolgados com a chegada do craque colombiano, passaram a projetar o sucesso imediato do meio-campista no Tricolor. No entanto, não foi bem isso que aconteceu. O jogador de 32 anos sentiu a falta de ritmo e não brilhou em seus primeiros jogos com a camisa do clube do Morumbi.

Apesar dessa frustração inicial, nem o são-paulino mais pessimista com a contratação de James não aprovou a bela apresentação do camisa 19 neste sábado (21), contra o Grêmio. Além das duas assistências primorosas, para Michel Araújo e Pablo Maia irem às redes, o craque da Seleção Colombiana esbanjou categoria, segurança e desfilou no gramado do Morumbi. Atuação de quem sabe, de quem trata a bola de um jeito diferente e especial.

James Rodríguez foi ‘vítima' do sucesso do São Paulo

O começo tímido de James também pode ser explicado pelo contexto do São Paulo na temporada. O colombiano estreou no dia 13 de agosto, no empate em 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã. Naquela altura, o Tricolor tinha acabado de se classificar para as quartas de final da Sul-Americana, ao eliminar o San Lorenzo, no Morumbi. Mais do que isso, após o duelo no Rio de Janeiro, o técnico Dorival Júnior preparava a equipe visando a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians.

O que quero dizer com isso? Que James chegou em meio a um turbilhão de acontecimentos, com o São Paulo tendo que, literalmente, jogar sua vida nos dois mata-matas da temporada. Diante de tal cenário, o colombiano se viu ‘perdido' e acabou ficando sem espaço. Afinal, Dorival já tinha um 11 inicial montado que, partida a partida, mostrava entrosamento e dava sinais de que o clube colheria bons frutos ao término de 2023. Bingo. Tricolor campeão da Copa do Brasil, título até então inédito na história da instituição.

Nesse seu primeiro e, até então, único título com a camisa do São Paulo, James Rodríguez foi espectador. O meio-campista não foi inscrito a tempo e não disputou sequer um jogo durante a campanha vitoriosa do Tricolor na Copa do Brasil. Como citado acima, o camisa 19 acabou sendo vítima do sucesso do clube no ano, e pouco pôde contribuir. Na verdade, nem precisou. Entretanto, isso tem tudo para ser diferente em 2024…

Junto de Lucas Moura, James Rodríguez foi uma das principais contratações do São Paulo em 2023 (Foto: Icon Sport)

O James versão 2024 já parece ser realidade neste restinho de 2023

Os mais de 47 mil tricolores presentes no Morumbi na noite deste sábado (21) testemunharam um James Rodríguez diferente. Ou melhor, um James em forma, leve para jogar bola e muito a fim de mostrar serviço. Finalmente o são-paulino pôde assistir o talento do colombiano mais apurado, após dias de condicionamento físico e baixa minutagem em partidas.

Diante do Grêmio, o meia, que soma passagens por gigantes do futebol europeu, como Real Madrid e Bayern de Munique, de fato mostrou sua melhor versão desde que chegou ao São Paulo. Pode-se dizer, porque não, que foi a verdadeira estreia do colombiano pelo Tricolor. Em outras partidas, é importante destacar, que ele entrou com o intuito de aprimorar o condicionamento físico, em equipes muito mexidas e em contexto completamente diferente do atual.

Esse James Rodríguez dará trabalho e tem tudo para infernizar a vida dos adversários em um futuro próximo. Fato é que, se o colombiano jogar o que sabe e manter uma regularidade, Dorival Júnior terá de se virar e ‘quebrar a cabeça' para inserir o camisa 19 no time em 2024. Falando em Dorival, o técnico são-paulino elogiou a atuação e resiliência do meio-campista após a vitória sobre o Grêmio.

– O James teve essa sequência pela Colômbia e foi importante para dar um salto no seu trabalho. Ele vai readquirir tudo isso atuando. Ele vem trabalhando e lutando. Eu fiquei muito satisfeito com a atuação dele hoje e de toda a equipe – pontuou Dorival.

Com James Rodríguez à disposição de Dorival, o São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira (25). A partir das 20h (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este será o primeiro encontro entre os rivais desde as quartas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, o clube do Morumbi eliminou o Alviverde com duas vitórias, tanto na partida de ida, quanto de volta.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo