Brasileirão Série A

James terá sequência inédita no São Paulo para provar que pode ser o reforço que todos esperavam

James deve ter maior sequência como titular em quase um ano com o terceiro jogo seguido iniciando; é a chance para virar protagonista no São Paulo

O São Paulo vive um fim de ano desinteressado, sem muito pelo que brigar no Brasileirão, além de precisar somar alguns poucos pontos para evitar um rebaixamento que é (muito, mas muito) improvável. O mesmo, porém, não se pode dizer de James Rodríguez. O meia vê na reta final do Campeonato Brasileiro a chance de enfim engrenar pelo Tricolor. Uma espécie de “pré-temporada” antecipada para assumir o protagonismo da equipe em 2024.

O colombiano, inclusive, deve ser titular pelo terceiro jogo seguido neste domingo (29), às 16h (horário de Brasília), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela 30ª rodada do Brasileirão. Trata-se de uma sequência rara para o meia nos últimos anos, em que ele sofreu com problemas físicos tanto no Al-Rayyan, do Catar, quanto no Olympiacos, da Grécia.

A última vez que James foi titular em três jogos seguidos faz mais de 10 meses. Foi pelo Olympiacos, entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano. O colombiano engatou uma sequência de partidas consecutivas na escalação inicial – a sua maior, pela equipe grega. No seu antigo clube, o meia chegou a engatar uma série de  oito jogos seguidos em campo, mas em um deles, foi reserva.

James pelo São Paulo
  • 11 jogos
  • 7 jogos como titular
  • 1 gol feito
  • 3 assistências
  • 561 minutos em campo

James parece enfim engrenar pelo São Paulo

Da Grécia ao Brasil, James ficou quatro meses sem atuar até fazer a sua estreia pelo São Paulo, em agosto. Com tanto tempo parado, Dorival Júnior sempre teve cautela para utilizar o jogador. A comissão técnica preparou todo um planejamento especial para inseri-lo na equipe sem queimar etapas. O processo foi lento. O meia sequer atuou pelo clube na Copa do Brasil e ficou fora dos grandes jogos… Até a última Data Fifa.

Pela Colômbia, James marcou um golaço empate em 2 a 2 com o Uruguai em Barranquilha e foi titular novamente contra o Equador, também um empate, mas em 0 a 0.  Foi tão bem, que ganhou elogios do técnico da Celeste, Marcelo Bielsa.

– Sinceramente, eu acreditava que sua forma física atual, considerando que não joga regularmente no São Paulo, não era a que ele mostrou na partida. Ele se destacou, o que não é uma surpresa pela sua hierarquia como atleta. Mas surpreende por estar retomando a possibilidade de jogar com regularidade, e isso é indispensável para adquirir uma melhor forma para mostrar suas virtudes – afirmou o treinador, na entrevista coletiva após a partida.

O James versão Colômbia apareceu logo após a Data Fifa. O meia foi titular na vitória do São Paulo por 3 a 0 sobre o Grêmio, no último sábado (21), e simplesmente acabou com o jogo no Morumbi. Deu duas assistências, comandou a equipe e encheu os 47 mil são-paulinos nas arquibancadas de esperança.

– O James teve essa sequência pela Colômbia e foi importante para dar um salto no seu trabalho. Ele vai readquirir tudo isso atuando. Ele vem trabalhando e lutando. Eu fiquei muito satisfeito com a atuação dele hoje e de toda a equipe – elogiou Dorival, após a vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio.

O colombiano foi tão bem, que seguiu na equipe para o duelo seguinte… Dessa vez, com uma atuação para esquecer – assim como a de todo o time. O São Paulo foi massacrado pelo Palmeiras, com uma goleada por 5 a 0 em que nada, absolutamente nada funcionou no Allianz Parque.

James tem chance de assumir protagonismo

Contra o Athletico, o colombiano tem a primeira chance de assumir para si todo o protagonismo que a torcida tanto espera. Isso, porque o São Paulo não contará com o outro reforço de meio de temporada que chegou para mudar o patamar da equipe. Lucas sofreu uma lesão muscular contra o Palmeiras e será desfalque por pelo menos cinco jogos.

Novamente em um gramado sintético – dessa vez na Arena da Baixada – James será o grande responsável por organizar e municiar o ataque são-paulino. Ele deve ter a companhia de Rodrigo Nestor, Luciano e Wellington Rato, titulares ao longo da campanha na Copa do Brasil. Destes, apenas o camisa 10 perdeu espaço para a final.

Com James como atração, o São Paulo enfrenta o Athletico-PR neste domingo (29), às 16h (horário de Brasília), na Arena da Baixada, pela 30ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o 10º colocado no Campeonato Brasileiro, com 38 pontos.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo