Para bater o América-MG, Internacional precisa vencer um problema sério do elenco
Sem quatro titulares para o jogo contra o América-MG, Internacional precisará recorrer ao elenco, o que tem sido um problema no Campeonato Brasileiro
Mais uma vez, o Internacional terá desfalques para enfrentar o América-MG, nesta quarta-feira (1º), às 19h, no Beira-Rio. E esse tem sido um problema para o time de Eduardo Coudet no Campeonato Brasileiro: sempre que precisa recorrer ao grupo, seja desde o início ou no decorrer dos jogos, o desempenho da equipe cai consideravelmente.
Peguemos apenas o recorte dos três últimos jogos: com o time considerado ideal, o Inter foi capaz de golear o Santos por 7 a 1 no Beira-Rio, e abrir 2 a 0 sobre o Vasco no Rio de Janeiro. Já em São Januário, no entanto, as trocas no segundo tempo dificultaram a vida do Colorado, que levou pressão e permitiu ao Cruzmaltino descontar. Por fim, sem três titulares, a equipe de Coudet perdeu em casa, por 4 a 3, para o vice-lanterna Coritiba.
Claro que a expulsão de Vitão, por matar jogada sendo o último homem logo aos seis minutos de jogo, dificultou. Mas o desfalcado lado esquerdo, que teve os reservas Nico Hernández, Dalbert e De Pena, sofreu demais. Principalmente pela atuação desastrosa do lateral.
Os desfalques do Internacional contra o América-MG
O problema é que Dalbert deverá seguir no time, já que Renê teve confirmada lesão muscular na coxa esquerda e ficará de fora por 3 a 4 semanas. Outra alternativa da posição, Thauan Lara está disputando os Jogos Pan-Americanos do Chile com a Seleção Brasileira.
Coudet ainda tem a possibilidade de utilizar os zagueiros canhotos Nico Hernández ou João Dalla Corte na posição. Ambos já atuaram na lateral — o colombiano no Athletico-PR, e o jovem de 17 anos na sua estreia como profissional, contra o Coritiba, em que cometeu pênalti. Com eles, seria mantida a estrutura de quando atua Renê, que fica posicionado na linha de zagueiros, em uma saída de três, quando o Inter tem a bola.
Entretanto, a zaga também é um problema para o Colorado no jogo contra o América-MG, já que Vitão cumprirá a suspensão automática. Menos mal que Gabriel Mercado retorna. Se for mantido pelo lado esquerdo, o argentino deverá ter Igor Gomes como parceiro. Com Nico na zaga, jogaria pelo lado direito.
As mudanças forçadas do Inter seguem do meio para a frente. A que menos preocupa é na abertura do meio-campo. Tanto Rômulo quanto Gabriel gozam de confiança da comissão técnica e da torcida para substituir o suspenso Johnny. A tendência, inclusive, é que os dois primeiros briguem pela titularidade em 2024, já que o norte-americano deve ser vendido para o Real Bétis, da Espanha.
Por fim, no lado direito do meio-campo, o contestado De Pena deverá atuar no lugar de Maurício, também suspenso. A chance de Pedro Henrique aparecer no setor é remota. Afinal, Coudet disse que o vê muito mais como um segundo atacante, sem capacidade para fazer a movimentação de fora para dentro, liberando o corredor, que a função de meia pelo lado demanda.
Com essas quatro mudanças em relação ao time considerado ideal, a provável escalação do Inter para enfrentar o América-MG tem Rochet; Bustos, Igor Gomes, Mercado e Dalbert (Nico Hernández); Rômulo (Gabriel); De Pena, Aránguiz e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia.
América-MG tem sido algoz do Internaciona nos últimos anos
Pela frente, o Inter terá um adversário, embora seja lanterna do Brasileirão, virou seu algoz nos últimos anos. Tudo começou na Série B de 2017, quando o América-MG conquistou o título, deixando o Colorado com o vice. Em 2020, o time treinado por Lisca eliminou o do recém-chegado Abel Braga nas quartas de final da Copa do Brasil. Episódio que se repetiu neste ano, nas oitavas de final, no duelo entre Vagner Mancini e Mano Menezes.
O alento para os colorados é a vitória no confronto do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Jean Dias e Alemão marcaram os gols do triunfo colorado por 2 a 1, que teve Juninho anotando para o América-MG. Esta havia sido a última vitória fora de casa do Inter no Brasileirão até os três pontos contra o Vasco, na última semana.
Internacional no Campeonato Brasileiro 2023
- 12ª colocação com 38 pontos
- 30 jogos, 10 vitórias, 8 empates e 12 derrotas
- 42% de aproveitamento
- 35 gols feitos e 38 gols sofridos