Brasileirão Série A

Renato Gaúcho recebe um esfacelado (ou quase isso) Grêmio para montar como der na volta da Data Fifa

Elenco do Grêmio se reapresentou após quatro dias de folga, e técnico Renato Portaluppi terá desafios para escalar desfalcada equipe contra o Atlético-MG

Após quatro dias de folga, o elenco do Grêmio se reapresentou na tarde de terça-feira (21) no CT Luiz Carvalho. A atividade foi a primeira das cinco antes do jogo contra o Atlético-MG, domingo (26), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte/MG, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O técnico Renato Portaluppi, que como de praxe curtiu a folga no Rio de Janeiro, enfrentará muitos desafios para escalar a equipe. Afinal, o Grêmio terá diversos desfalques, especialmente no sistema defensivo.

Renato com amigos em folga no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Instagram

Desfalcado, Grêmio espera recuperar dois jogadores

O lateral-direito João Pedro e o zagueiro Pedro Geromel se recuperam de lesões musculares e podem não atuar mais nesta temporada. Já Bruno Alves e o Villasanti cumprirão suspensão automática contra o Atlético-MG — o zagueiro foi expulso na derrota para o Corinthians, e o volante recebeu o terceiro cartão amarelo.

A esperança do Grêmio é poder contar com os retornos do zagueiro Rodrigo Ely e do volante Pepê. Ambos estão na fase de transição física, e ainda não participaram do treinamento com bola na tarde de terça-feira. O defensor teve lesão muscular de grau 2 na parte posterior da coxa esquerda no final de setembro. Já o meio-campista sofreu estiramento no músculo reto-femoral coxa esquerda no jogo contra o Coritiba, no dia 1º de novembro.

As alternativas de Renato para enfrentar o Atlético-MG

Na lateral-direita, o substituto natural de João Pedro é o contestado Fábio. O irmão gêmeo de Rafael, do Botafogo, tentará dar resposta melhor do que a apresentada diante do Corinthians, em que teve baixo aproveitamento nos cruzamentos — acertou apenas três de oito tentativas (37.5%).

Na zaga, se Ely ainda não voltar, Gustavo Martins e Bruno Uvini brigam pela posição ao lado de Kannemann. O argentino também chegou a preocupar na última semana, ao sair mais cedo de treinamento acusando desconforto muscular. Porém, os exames não detectaram lesão, e ele treinou normalmente na terça-feira (21).

Quanto aos volantes, a única presença praticamente garantida é a de Carballo, que serviu a Seleção Uruguaia na Data FIFA. Se Pepê ainda não reunir condições de jogo, Ronald deve ser o substituto de Villasanti. Se o camisa 23 jogar, não dá para descartar a reedição do tripé de meio-campo utilizado no primeiro tempo contra o Botafogo. Nesse caso, Cristaldo, Galdino ou Besozzi sairiam da equipe.

Defesa preocupa Grêmio pelo próprio retrospecto e pelas peças do Atlético-MG

Essa incógnita que é o time do Grêmio para enfrentar o Atlético-MG, especialmente do meio para trás, reforça a preocupação com a defesa, que é a quarta mais vazada do Campeonato Brasileiro, com 50 gols sofridos em 34 partidas. O Tricolor Gaúcho também é a segunda equipe que mais concede finalizações na competição, com média de 15.65 por partida.

Para piorar, do outro lado estará um adversário que, por mais que não seja dos mais criativos sob o comando do Felipão, tem poder de fogo com a dupla Hulk e Paulinho. O segundo, convocado para a Seleção Brasileira, tem retrospecto que impressiona principalmente na Arena MRV. São oito gols desde a inaugaração do estádio, em agosto.

Diante dessas adversidades, caberá ao Grêmio se superar. Até porque trata-se de confronto fundamental para as pretensões do Tricolor Gaúcho nesta reta final de Brasileirão. Tanto de briga pelo título, quanto por vaga direta na Libertadores, na qual o Atlético-MG também está inserido — e o ultrapassará em caso de vitória.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023

  • 3ª colocação com 59 pontos
  • 34 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 11 derrotas
  • 57% de aproveitamento
  • 57 gols feitos e 50 gols sofridos

Próximos jogos do Grêmio

  • Atlético-MG x Grêmio – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro, às 16h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Goiás – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 30 de novembro, às 19h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro – a definir

 

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo