Brasileirão Série A

Fluminense tem tabu contra o Botafogo, mas poderá contar com herói de última vitória

Embora não vença o Clássico Vovô desde 2022, Fluminense terá Manoel, autor do gol da última vitória tricolor

O Fluminense volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro com uma pedreira pela frente. Nesta terça-feira (11), o Tricolor faz o Clássico Vovô com o Botafogo, adversário que não vence desde 2022. Pelo menos desta vez, o Flu poderá contar com o herói de sua última vitória.

Se o retrospecto do Fluminense contra o seu rival mais antigo é bom, os últimos jogos têm sido difíceis. Em 2023, o Botafogo foi o único grande do Rio de Janeiro que o Tricolor não venceu.

Agora, entretanto, poderá contar com Manoel, autor de um golaço na última vitória tricolor sobre os alvinegros, por 1 a 0, pelo Brasileirão de 2022. O zagueiro, que revelou ser apelidado de “Lukaku” no clube após balançar as redes, esteve suspenso em boa parte da temporada passada. Agora, entretanto, voltou a jogar pelo Flu e é opção para Fernando Diniz para o clássico.

— Todo mundo me chama de Lukaku no treino, no rachão, a gente acaba brincando, mas feliz pelo gol e por dar a vitória, está todo mundo de parabéns — afirmou Manoel após o gol.

Fluminense pode completar dois anos sem vencer Botafogo

O tabu de cinco jogos sem vencer o Botafogo pode chegar em dois anos caso o Fluminense não vença nesta terça (11). A última vitória tricolor foi em 26 de junho, justamente no Estádio Nilton Santos.

A casa do Bota, entretanto, ainda não tinha o piso atual, de grama sintética. O Flu é um dos times contrários ao uso do “tapetinho” no futebol brasileiro, embora o gramado do Nilton Santos costume ser elogiado pelos jogadores.

Fluminense perdeu três vezes para o Botafogo em 2023, sendo duas no Nilton Santos - Foto: Icon sport
Fluminense perdeu três vezes para o Botafogo em 2023, sendo duas no Nilton Santos – Foto: Icon sport

Em 2023, foram três derrotas para o Botafogo, sendo duas no estádio do Alvinegro. O Tricolor não vem com bom retrospecto nos clássicos em geral, já que alcançou sua pior sequência da história nesta temporada, encerrada com vitória sobre o Vasco, por 2 a 1, no Campeonato Brasileiro.

Manoel pode voltar ao Fluminense contra o Botafogo

Manoel não joga desde maio, quando sofreu lesão muscular na derrota para o São Paulo, por 2 a 1. O zagueiro sofreu uma lesão leve no músculo anterior da coxa direita. Desde então, o Flu jogou quatro partidas. O defensor não tinha condições de jogo contra Cerro Porteño, pela Libertadores, e Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil.

Manoel marcou pela primeira vez desde volta ao Fluminense contra o Colo-Colo, na Libertadores - Foto: Icon sport
Manoel marcou pela primeira vez desde volta ao Fluminense contra o Colo-Colo, na Libertadores – Foto: Icon sport

Depois, foi poupado contra o Alianza Lima, já que além das questões de saúde, estava pendurado na competição sul-americana. Ele chegou a treinar como titular para enfrentar o Juventude, mas acabou preservado também desta partida.

O herói da última vitória do Fluminense sobre o Botafogo pode voltar ao time justamente contra o mesmo adversário. Ao todo, Manoel tem 96 jogos e 10 gols com a camisa tricolor. Ele foi bicampeão carioca, em 2022 e 2023, campeão da Libertadores, também em 2023, e da Recopa Sul-Americana, em 2024.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Botafogo x Fluminense — Campeonato Brasileiro — terça-feira, 11 de junho — 20h (de Brasília);
  • Fluminense x Atlético-GO — Campeonato Brasileiro — sábado, 15 de junho — 21h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo