Brasil

O Fluminense foi eliminado, mas André discorda de críticas por pior marca da história do clube em clássicos

Embora o Fluminense tenha igualado a pior marca da história do clube em clássicos, com 13 jogos sem vencer, o volante André reclamou da crítica ao time após derrota e eliminação para o Flamengo

O Fluminense empatou com o Flamengo e igualou a pior marca da história do clube em clássicos, com 13 jogos sem vencer seus rivais. Na saída de campo após a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca, entretanto, o volante André, um dos líderes da equipe, contestou críticas ao time pelo mau momento.

— Vocês falam muito do lado negativo, acho que vocês deveriam falar mais do trabalho que está sendo construído. O Diniz assumiu o time em 2022 na zona do rebaixamento. Vocês deveriam falar mais do lado positivo — declarou André.

Para sustentar sua opinião de que as contestações eram exageradas, o camisa 7 elencou feitos do Fluminense desde a chegada de Fernando Diniz, como se o trabalho do treinador fosse contestado pela crítica. Um dos mais aclamados técnicos do Brasil, Diniz virou interino da Seleção Brasileira como prêmio pela performance do Tricolor.

— Vocês estão falando tanto que a gente vem de 13 clássicos sem vencer, mas vocês esquecem que nós somos os atuais bicampeões do estadual, da Taça Guanabara, acabamos de ser campeões da Libertadores, fomos campeões da Recopa… — opinou.

Mesmo com a boa atuação de André, o Flu não reverteu a vantagem de dois gols do Flamengo, empatou sem gols e está eliminado do Campeonato Carioca. O sonho do tricampeonato do Estadual, que não vem desde 1985, terá que esperar.

Fluminense chega a 13 jogos sem vitória em clássicos

O Fluminense igualou sua pior sequência em clássicos em toda a história. São 13 jogos sem vencer, empatando com 1995-96 e 1961-62.

— É uma marca que incomoda todo mundo, uma marca negativa, a gente está tentando sair dela. Os clássicos que a gente não ganhou a maioria a gente mereceu não ganhar mesmo. A gente tem jogado mal a maioria dos clássicos, por isso não conseguimos vencer. A gente tem que jogar bem, marcar bem para aumentar nossa chance de vencer — afirmara Fernando Diniz após a derrota no primeiro jogo da final.

A última vitória do Tricolor completará um ano no dia 9 de abril. No ano passado, esta foi a data da goleada sobre o mesmo Fla que deu o bicampeonato estadual ao clube. Também é a pior sequência do Fluminense no clássico com seu arquirrival desde 2017, quando ficou sete partidas sem ganhar.

Sequência de clássicos sem vitória do Fluminense:

  • Fluminense 0 x 0 Flamengo — 16/03/2023 — Campeonato Carioca;
  • Fluminense 0 x 2 Flamengo — 09/03/2023 — Campeonato Carioca;
  • Fluminense 2 x 4 Botafogo — 03/03/2023 — Campeonato Carioca;
  • Fluminense 0 x 2 Flamengo — 25/02/2023 — Campeonato Carioca;
  • Fluminense 0 x 0 Vasco — 14/02/2023 — Campeonato Carioca;
  • Fluminense 1 x 1 Flamengo — 11/11/2023 — Campeonato Brasileiro;
  • Fluminense 0 x 2 Botafogo — 08/10/2023 — Campeonato Brasileiro;
  • Fluminense 2 x 4 Vasco — 16/09/2023 — Campeonato Brasileiro;
  • Fluminense 0 x 0 Flamengo — 16/07/2023 — Campeonato Brasileiro;
  • Fluminense 0 x 2 Flamengo — 01/06/2023 — Copa do Brasil;
  • Fluminense 0 x 1 Botafogo — 20/05/2023 — Campeonato Brasileiro;
  • Fluminense 0 x 0 Flamengo — 16/05/2023 — Copa do Brasil;
  • Fluminense 1 x 1 Vasco — 06/05/2023 — Campeonato Brasileiro.

Fernando Diniz segue com péssimo aproveitamento em clássicos pelo Fluminense

O que piora para o Fluminense é que o aproveitamento do técnico Fernando Diniz, em suas duas passagens pelo clube, é péssimo. Na verdade, também a pior marca da história do clube.

Fernando Diniz tem o pior aproveitamento da história do Fluminense em clássicos: seis vitórias em 32 jogos - Foto: Icon sport
Fernando Diniz tem o pior aproveitamento da história do Fluminense em clássicos: seis vitórias em 32 jogos – Foto: Icon sport

Das seis vitórias, quatro foram sobre o Flamengo. Diniz venceu Vasco e Botafogo apenas uma vez. Para efeito de comparação, por conta dos confrontos em mata-mata e da ausência dos rivais nas edições da Série A em que comandou o Fluminense, o Fla-Flu foi disputado duas vezes mais do que os embates com cruzmaltinos e alvinegros.

Ao todo, além das seis vitórias, o Tricolor empatou nove vezes, tendo sido derrotado em 15 oportunidades. O perfil Flupedia, do Twitter, realizou um levantamento da Era Profissional com treinador que tiveram mais de 20 jogos no comando do Fluminense. Fernando Diniz teve o pior aproveitamento entre todos.

Aproveitamento de Diniz contra rivais do Fluminense

  • Flamengo — 17 jogos (4 vitórias, 5 empates, 8 derrotas) — 33,3% de aproveitamento
  • Vasco — 7 jogos (1 vitória, 2 empates, 4 derrotas) — 23,8% de aproveitamento
  • Botafogo — 8 jogos (1 vitória, 2 empates, 5 derrotas) — 20,8% de aproveitamento

 

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo