Brasil

Fernando Diniz tem pior aproveitamento em clássicos na história do Fluminense

Já são 11 jogos sem vitória em clássicos para o Fluminense, que precisará voltar a vencer seus rivais se quiser o tricampeonato do Carioca

O Fluminense perdeu para o Botafogo na última rodada da Taça Guanabara e viu seu caminho no Campeonato Carioca agora ficar mais complicado. Apesar de ser o atual bicampeão estadual, o Tricolor não vive bom momento em clássicos desde a decisão contra o Flamengo no ano passado. Com o arquirrival como adversário da semifinal, o jejum de 11 jogos incomoda, e o técnico Fernando Diniz passou a ser cobrado — nas redes sociais — pelo aproveitamento ruim. Na verdade, o pior da história.

São 30 jogos contra os três outros grandes do Rio de Janeiro, e Diniz, em suas duas passagens pelo Flu, perdeu muito mais do que venceu. Metade dos clássicos disputados pelo Fluminense sob o comando do treinador terminaram com derrota de sua equipe. Embora não possa ser culpabilizado pelos resultados, o técnico sofre críticas mesmo durante o bom momento vivido pelo clube.

Fluminense de Fernando Diniz não jogou bem mais uma vez, perdeu para o Botafogo e terá vida mais difícil no Campeonato Carioca - Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC
Fluminense de Fernando Diniz não jogou bem mais uma vez, perdeu para o Botafogo e terá vida mais difícil no Campeonato Carioca — Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC

Mesmo que viva em lua de mel com a torcida desde 2022, quando o Tricolor não só passou a fazer ótimas campanhas, mas também jogar um futebol bonito, os números do treinador nos jogos de maior rivalidade do clube são péssimos.

Questionado sobre o jejum, Diniz saiu um pouco pela tangente ao afirmar que isso não afeta o dia a dia — mas incomoda, naturalmente, pela vontade ser sempre de vencer não só os clássicos, mas todos os jogos.

— [O jejum em clássicos] Para mim não impacta. Minha vontade sempre foi de ganhar todos os jogos. Temos que continuar trabalhando para melhorar para que no próximo clássico a gente vença. Temos que trabalhar e procurar fazer o nosso melhor em todas as partidas. Melhorar o que aconteceu no jogo de hoje e que não conseguimos vencer — opinou Fernando Diniz.

Aproveitamento de Diniz em clássicos é o pior da história do Fluminense

Nos 30 jogos em que comandou o Fluminense contra seus rivais, Fernando Diniz acumulou apenas seis vitórias. Na última e mais importante delas, sobre o Flamengo, na final do Campeonato Carioca de 2023, para piorar, o treinador nem esteve à beira do gramado. Suspenso por expulsão no jogo de ida, ele foi substituído pelo auxiliar Eduardo Barros.

Das seis vitórias, quatro foram sobre o Flamengo. Diniz venceu Vasco e Botafogo apenas uma vez. Para efeito de comparação, por conta dos confrontos em mata-mata e da ausência dos rivais nas edições da Série A em que comandou o Fluminense, o Fla-Flu foi disputado duas vezes mais do que os embates com cruzmaltinos e alvinegros.

Ao todo, além das seis vitórias, o Tricolor empatou nove vezes, tendo sido derrotado em 15 oportunidades. O perfil Flupedia, do Twitter, realizou um levantamento da Era Profissional com treinador que tiveram mais de 20 jogos no comando do Fluminense. Fernando Diniz teve o pior aproveitamento entre todos.

 

Aproveitamento de Diniz contra rivais do Fluminense

  • Flamengo — 15 jogos (4 vitórias, 5 empates, 6 derrotas) — 37,8% de aproveitamento
  • Vasco — 7 jogos (1 vitória, 2 empates, 4 derrotas) — 23,8% de aproveitamento
  • Botafogo — 8 jogos (1 vitória, 2 empates, 5 derrotas) — 20,8% de aproveitamento
  • Total — 30 jogos (6 vitórias, 9 empates, 15 derrotas) — 30% de aproveitamento

11 jogos e 11 meses: o jejum de vitórias do Fluminense em clássicos

É importante uma contextualização sobre o jejum de vitórias do Fluminense em clássicos. Em quatro dos 11 jogos contra seus rivais, o Tricolor teve expulsões e passou parte do jogo com um jogador a menos. Além disso, disputou também quatro partidas com times reservas ou mistos.

Fluminense perdeu para o Botafogo com vários reservas, como Felipe Alves - Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC
Fluminense perdeu para o Botafogo com vários reservas, como Felipe Alves — Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC

Ainda assim, o jejum dura 11 meses. A última vitória do Fluminense sobre um rival foi em 9 de abril de 2023, sobre o Flamengo, por 4 a 1, em virada incrível na final do Campeonato Carioca, após perder o primeiro jogo por 2 a 0. De lá para cá, são cinco empates e seis derrotas.

Curiosamente, antes disso, o Flu vivia um bom momento contra seus rivais. De 2020 até abril de 2023, o Tricolor era chamado de “Rei do Rio” pelo desempenho em clássicos.

Em Fla-Flus, mesmo com o arquirrival com grandes times, o Fluminense venceu o Flamengo por 10 vezes, com seis derrotas e três empates. Contra o Botafogo, foram sete vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Já o Vasco nem sequer venceu o Flu no período. Em sete jogos, foram quatro vitórias tricolores e três empates.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo