Corinthians: jogo atrasado contra o Grêmio pode servir para colocar a casa em ordem
Em reencontro com Luan, Corinthians tem oportunidade de acertar o que não vem funcionando com o comando de Luxemburgo

Após oito rodadas, finalmente o Corinthians entrará em campo para a partida atrasada da 15ª rodada contra o Grêmio, e poderá fazer os cálculos certos para traçar o plano adequado para o restante do Brasileirão. A necessidade de conquistar uma boa vitória em casa e a pressão enfrentada por Luxemburgo são os ingredientes deste jogo, que acontecerá nesta segunda-feira (18), às 21h (horário de Brasília), em Itaquera.
A expectativa é grande tanto para o que pode acontecer durante os 90 minutos quanto para o pós-jogo, pois os questionamentos aumentaram após a derrota para o Fortaleza no meio da semana. Já são quatro jogos seguidos sem conseguir uma vitória, sendo esta a segunda maior série de partidas sem vencer do Timão na temporada de 2023.
Os últimos jogos foram complicados: empate com o Goiás (1 a 1), derrota para o Estudiantes (1 a 0), outro empate com o rival Palmeiras (0 a 0) e, por último, a derrota para o Fortaleza (2 a 1). Este é o segundo maior jejum do Corinthians sob o comando de Luxemburgo; o primeiro ocorreu no primeiro semestre, quando o treinador havia acabado de chegar ao clube. Além disso, chama a atenção a falta de qualidade do time nos jogos mais recentes. Mesmo após 12 dias de treinamento, a equipe continua perdida e apática em campo.
HOJE TEM CORINTHIANS PELO BRASILEIRÃO!!! ⚫️⚪️
? VAMO, VAMO, MEU TIMÃO, VAMO, MEU TIMÃO… ?
⚽ Corinthians x Grêmio
? Brasileirão (15ª rodada)
⏰ 21h (horário de Brasília)
? Neo Química Arena
? Premiere#SCCPxGRE#DiaDeCorinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/aVMFDIiC9w— Corinthians (@Corinthians) September 18, 2023
Uma boa chance para colocar coisas em ordem
A partida representa uma boa oportunidade para Luxemburgo organizar as coisas e tentar reduzir os questionamentos que vem sofrendo. Apesar de estar na parte de cima da tabela, o Grêmio também perdeu na última rodada, e o treinador dos gaúchos demonstrou insatisfação com o elenco após o jogo em Bragança.
Além disso, se seguirmos à risca o que o treinador alvinegro disse na última coletiva, o planejamento para o jogo contra o Fortaleza na quinta-feira era focado além das semifinais, incluindo esses jogos em casa. Portanto, há a possibilidade de Renato Augusto, Fagner e companhia voltarem a atuar.
O que poderia ser um respiro para Luxemburgo, com o retorno de Maycon, que estava suspenso, e Matías Rojas, que estava com a seleção do Paraguai, acaba sendo deixado de lado devido ao problema na zaga. Sem Gil e Bruno Mendez, o treinador tem apenas duas opções para a substituição: Caetano, do sub-20, que já atuou em outras oportunidades no elenco principal, e Lucas Veríssimo, que se saiu muito bem nos jogos em que entrou ao lado de Gil.
Vale lembrar que esta é a primeira vez que Corinthians e Grêmio se enfrentam neste Brasileirão, já que este duelo ainda é válido pelo primeiro turno da competição. As duas equipes ainda se enfrentarão mais uma vez, desta vez em Porto Alegre.
Reencontro de Corinthians e Grêmio, e da Fiel com Luan
Na última vez em que o Corinthians enfrentou o Grêmio, o jogo terminou em 1 a 1. A partida foi válida pelo Brasileirão de 2021, ano em que o Tricolor Gaúcho não escapou do rebaixamento. O intervalo de tempo se deve a isso, já que o time gaúcho teve que disputar a Série B no ano seguinte.
Também será o reencontro de Luan com a torcida corinthiana após o camisa 7 deixar o clube dias depois de sofrer agressões em um motel na cidade de São Paulo. Na ocasião, o jogador estava reunido no quarto com mais seis pessoas quando membros de uma das torcidas organizadas do Corinthians invadiram o local.
Além das agressões, o jogador foi ameaçado e acabou deixando o clube do Parque São Jorge para retornar ao Grêmio, onde foi campeão da Libertadores em 2017 e eleito o melhor jogador das Américas naquele ano.
Com a camisa do Timão, Luan atuou em 78 jogos e, posteriormente, deixou de ser relacionado, tanto sob o comando de Vitor Pereira quanto sob o de Lázaro e Luxemburgo.