Libertadores

Após queda na Libertadores, o que o Palmeiras tem pela frente no ano?

Eliminação para o Boca na Libertadores deixa o Palmeiras sem rumo na temporada, algo inédito sob Abel Ferreira

Eliminado na semifinal da Copa Libertadores pelo Boca Juniors, na quinta-feira (5), nos pênaltis, o Palmeiras não faz a menor ideia de como seu ano vai terminar. 

Sem a final do Continental em vista, longe do Botafogo e atrás de Red Bull Bragantino e Grêmio no Campeonato Brasileiro, o fim de temporada do Palmeiras é uma incógnita completa, algo inédito na gestão Abel Ferreira. 

Hoje, o Palmeiras não tem qualquer controle sobre o que virá pela frente. Vai cumprir o calendário, que ainda lhe reserva 13 jogos. Mas não é capaz de projetar, como fez em 2022, por exemplo, uma meta de pontos com vistas a conquistar o título. O futuro do Palmeiras não depende só dele.

E sem essa noção, como dar os próximos passos? O Verdão não pode hoje escolher o momento de tomar decisões.

Anos da covid foi menos incerto para o clube

É verdade que o que não faltavam no primeiro ano de Abel como técnico do Palmeiras, em 2020, eram incertezas. Era, afinal, o primeiro da pandemia de covid. Mas à medida que a temporada caminhou, as certezas esportivas do clube alviverde foram se desenhando. 

Em 30 de dezembro, o Palmeiras soube que faria a final da Copa do Brasil, em março de 2021. E em 5 de janeiro de 21, o Palmeiras se classificou à final da Copa Libertadores, que seria no dia 30 de janeiro. Se ganhasse a Libertadores, o time sabia que embarcaria para o Mundial em fevereiro

Em 2021, com o calendário um pouco mais ajustado, o Palmeiras já soube seu destino, na semifinal do torneio sul-americano, em 28 de setembro, quando eliminou o Atlético-MG no Mineiro. Assim, sabia que jogaria a decisão contra o Flamengo, em Montevidéu, em 27 de novembro. E depois, viria o Mundial, em fevereiro novamente.  

Neste ano, o que resta ao time de Abel Ferreira, mergulhado na terrível ressaca da eliminação no torneio pelo qual é obcecado, é fazer o melhor possível. Mas hoje, o que há pela frente do Palmeiras é uma folha em branco, e não no bom sentido. 

Planejamento fica estagnado

A incerteza atrapalha o time em outros aspectos. Como fazer o planejamento? Já dá para pensar em quem negociar? Quais ciclos se encerram? Luan, Gómez, Rony e Veiga, entre outros, que tiveram sondagens na última janela, deixarão o time? A partir de quando o Verdão joga a toalha no Nacional?

E quanto às contratações? Aníbal Moreno, do Racing, virá mesmo para o Palmeiras? E quanto a Bruno Henrique, do Flamengo? Dexará de ser só uma sondagem?

Em algum momento, o planejamento vai ser traçado e as decisões serão tomadas. Mas, no momento, tudo que o Palmeiras tem é um enorme “E agora?” em sua frente.

Os próximos jogos do Palmeiras

  • Palmeiras x Atlético-MG – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 19 de outubro, às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay per view)
  • Coritiba x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – domingo, 22 de outubro, às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay per view)
  • Palmeiras x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 25 de outubro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília); Transmissão: Globo (TV aberta) e Premiere (pay per view)
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo