Champions League

Este é o Guia Trivela da Champions League 2023/24

Confira uma análise grupo a grupo, em um guia que passa pelos 32 clubes da Champions League 2023/24

A Champions League 2023/24 começa nesta terça-feira (19) e trará uma grande novidade: não temos nem Cristiano Ronaldo, nem Lionel Messi (e nem Neymar). Foi o assunto da nossa newsletter do dia 15 (assine já!) e teremos a chance de novos craques dominarem a competição. Há uma lista de favoritos, como sempre acontece, mas também uma possibilidade aberta para muitos times que tentam recuperar o protagonismo na Europa. Por isso, trazemos este guia especial para tratar sobre cada um dos oito grupos, passando pelos 32 clubes que disputam a fase de grupos.

A fase de grupos, aliás, será vista pela última vez no atual formato. A Uefa confirmou um sistema de disputa diferente a partir da próxima temporada, 2024/25. Isso tudo será só para a próxima temporada. Nesta, veremos o formato que estamos acostumados. São oito grupos de quatro clubes e os dois primeiros de cada um se classificam para as oitavas de final. Ficar em primeiro gera uma vantagem: enfrentar apenas clubes que ficaram em segundo, com a trava de não enfrentar clubes do mesmo grupo e também do mesmo país. A partir das quartas de final, o sorteio é aberto, sem travas.

O nosso guia traz motivos para acompanhar os grupos, as campanhas dos clubes nos últimos cinco anos, a ambição de cada um dos times, o ponto forte, o craque, o técnico e a contratação da temporada. Clique no grupo que você quer ler para acompanhar o conteúdo:

Grupo A: Bayern de Munique, Manchester United, Copenhague e Galatasaray

Grupo B: Sevilla, Arsenal, PSV e Lens

Grupo C: Napoli, Real Madrid, Braga, Union Berlim

Grupo D: Benfica, Inter de Milão, Red Bull Salzburg e Real Sociedad

Grupo E: Feyenoord, Atlético de Madrid, Lazio e Celtic

Grupo F: PSG, Borussia Dortmund, Milan, Newcastle

Grupo G: Manchester City, RB Leipzig, Estrela Vermelha e Young Boys

Grupo H: Barcelona, Porto, Shakhtar Donetsk e Royal Antwerp

 

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo