Guia da Champions League 2023/24 — Grupo D: Inter de Milão, Benfica, Red Bull Salzburg, Real Sociedad
Com o Benfica como cabeça de chave e a Inter de Milão, atual vice-campeã, além dos bons times de Red Bull Salzburg e Real Sociedad, grupo promete bons jogos
Por que acompanhar?
O grupo não tem nenhum favorito ao título da competição, mas ao mesmo tempo todos os quatro times são de ótimo nível e começam com condições de brigarem por classificação. Há sim dois favoritos a avançarem, justamente os dois clubes que foram mais longe na temporada passada, a Inter de Milão o Benfica, inclusive com a Inter eliminando o Benfica nas quartas de final e avançando até a decisão do torneio. Os outros dois clubes não podem ser desprezados. Tanto Red Bull Salzburg, sempre formando bons elencos, quanto a Real Sociedad, de alguns excelentes jogadores, têm qualidade para causar problemas a todos os outros, especialmente em casa.
Títulos
Inter de Milão: 3 (1963/64, 1964/65, 2009/10)
Benfica: 2 (1960/61, 1961/62)
Red Bull Salzburg: nenhum
Real Sociedad: nenhum
Retrospecto recente
Inter de Milão
2022/23: Final
2021/22: Oitavas de final
2020/21: Fase de grupos
2019/20: Fase de grupos
2018/19: Fase de grupos
Benfica
2022/23: Quartas de final
2021/22: Quartas de final
2020/21: Preliminares
2019/20: Fase de grupos
2018/19: Fase de grupos
Red Bull Salzburg
2022/23: Fase de grupos
2021/22: Oitavas de final
2020/21: Fase de grupos
2019/20: Fase de grupos
2018/19: Preliminares
Real Sociedad
2022/23: Não disputou
2021/22: Não disputou
2020/21: Não disputou
2019/20: Não disputou
2018/19: Não disputou
Ambição
Inter de Milão
Após chegar à final na temporada passada, o time tem motivos para se empolgar, mas repetir a campanha seria improvável. A ideia deve ser a mesma da temporada passada: tentar ir além das oitavas de final. Daí em diante, tudo pode acontecer. Capacidade para isso o time tem, porque é um dos favoritos do grupo e mostrou nas duas últimas temporadas que é um time capaz de competir no mata-mata. O Liverpool passou suando e o Manchester City venceu a final por pouco. A ambição será vencer o grupo e tentar ir até as quartas de final.
Benfica
Com um time que mostrou excelente futebol na temporada 2022/23, o Benfica tem como objetivo inicial passar da fase de grupos, de preferência em primeiro lugar, e estar ao menos nas oitavas de final. Daí em diante, é tentar ir o mais longe possível. Chegar ao mata-mata, porém, é fundamental para que o time continue tendo boas receitas e consiga mostrar a sua veia competitiva. O que se viu na temporada passada foi uma equipe envolvente e capaz de competir, e é isso que os encarnados tentarão repetir neste ano. A tendência é brigar com a Inter pelo primeiro lugar e, pelo que fez na temporada passada, tem chances de conseguir.
Red Bull Salzburg
O sonho do Red Bull Salzburg evidentemente é chegar às oitavas de final, mas o time entra sabendo que essa será uma missão difícil tendo dois times do peso de Inter e Benfica. Assim, o principal objetivo deve ser brigar pelo terceiro lugar e, assim, uma vaga na Liga Europa, onde o time pode ir até as fases finais. Se um dos favoritos bobear e o Salzburg conseguir um bom resultado, especialmente em casa, pode beliscar uma vaga no mata-mata.
Real Sociedad
Com um time equilibrado e com bons nomes, a Real Sociedad vem de muito tempo sem participar da Champions League — a última vez foi em 2013/14. O time tem capacidade de sonhar com uma vaga nas oitavas, mas é uma missão difícil. O objetivo mais realista é buscar o terceiro lugar, provavelmente competindo com o Red Bull Salzburg. Uma vaga na Liga Europa estaria de ótimo tamanho para os Txuri-Urdinak.
Ponto forte
Inter de Milão
O time de Simone Inzaghi se caracterizou por uma qualidade enorme no meio-campo. Nicolò Barella é um dos principais meio-campistas do mundo, com muita capacidade de cobrir espaços no campo, fazer bons passes e também criar jogadas ofensivas. Ao lado de Hakan Çalhanoglu e Henrikh Mkhitaryan, formou um setor consistente e técnico. Para esta temporada, o time ainda reforçou o setor com o italiano Davide Frattesi, que foi destaque no Sassuolo e brilhou também pela seleção italiana. Esse setor é o que faz a Inter ser tão perigosa e eficiente.
Benfica
O Benfica se caracterizou por ser um time com um ataque bastante envolvente. João Mário, embora seja meio-campista, atuou por vezes mais adiantado pelos lados do campo, sendo um dos principais jogadores do time. As opções do time para os lados são fartas: Rafa, sempre perigoso, podendo atuando pelo meio ou pelos lados, e Ángel Di Maria, contratação desta temporada que chega para ser um jogador de lado de campo capaz de fazer a diferença. Isso além de opções no banco como Gonçalo Guedes e David Neres. O ataque ainda tem Arthur Cabral, contratado nesta temporada para tentar substituir o goleador Gonçalo Ramos.
Red Bull Salzburg
Com um time que sempre aposta na juventude e em talentos precoces, o que mais chama a atenção no Red Bull Salzburg normalmente é o ataque, mas este time tem destaques na defesa. O time tem diversos bons jogadores no setor, como o lateral Amar Dedic (21 anos) e os zagueiros Strahinja Pavlovic (22 anos) e Oumar Solet (23 anos). E como sempre, vale ficar de olho também no comando de ataque, onde Karim Konaté (19 anos) já começa fazer meus gols. Pode ser o próximo a chamar a atenção no futuro.
Real Sociedad
Como equipe, o a Real Sociedad faz melhor é defender. Na temporada 2022/23, sofreu apenas 35 gols em 38 jogos, média inferior a menos de um gol por jogo. A defesa é comandada por Robin Le Normand, que hoje é jogador da seleção espanhola, e tem ao seu lado Igor Zubeldía. Para tornar essa defesa ainda mais forte, o volante Martín Zubimendi faz a proteção e ajuda a compor um sistema defensivo eficiente.
O craque
Inter de Milão
Lautaro Martínez é o grande jogador da Inter. Foi ele o grande responsável por levar o time até a final da Champions League (e não o Brozovic, viu Fifa?). O atacante argentino viveu a sua melhor temporada em 2022/23, com 28 gols em 57 jogos. Nesta temporada, Lautaro assumiu também a braçadeira de capitão. Com as saídas de Edin Dzeko e Romelu Lukaku, Lautaro passa a ser ainda mais importante no ataque do time, responsável pelos gols e com a parceria com Marcus Thuram, contratado nesta temporada.
Benfica
O Benfica tem ótimos nomes, como João Mário, mas é impossível não destacar Ángel Di Maria. Craque consagrado e já veterano, voltou ao Benfica, onde brilhou antes de passar por outros clubes europeus, e chegou mostrando o quanto é eficiente. Um atacante que pode ser meia, canhoto, capaz de grandes jogadas, passes precisos e finalizações perigosas, Di Maria é um jogador que tem capacidade de fazer a diferença e mesmo na seleção argentina ele mostrou isso na Copa do Mundo.
Red Bull Salzburg
O meia Oscar Gloukh é um talento enorme do time e alguém que gera muitas expectativas. O israelense é uma sensação e, aos 19 anos, já comandou campanhas históricas de Israel nas categorias de base, como a final do Europeu sub-19 em 2022 e a semifinal do Europeu sub-21 em 2023. Meia criativo e muito técnico, é o principal criador de jogadas da equipe e é capaz de desequilibrar, como já mostrava desde os tempos de Maccabi Tel Aviv.
Real Sociedad
O grande jogador do time é o atacante Mikel Oyarzabal, que é também o capitão dos Txuri-Urdinak. Camisa 10, ele gosta de atuar pelos lados do campo, especialmente o lado esquerdo. Canhoto, ele é um ponta armador, capaz tanto de criar jogadas para os demais quanto finalizar as jogadas com o seu ótimo chute. Aos 26 anos, ele é ídolo da Real Sociedad e é um jogador de seleção espanhola. É um craque, capaz de decidir jogos tanto pelos passes, quanto pelos gols e mesmo nas bolas paradas, com escanteios e faltas, algo que ele é muito eficiente. Liderará o elenco na campanha na Champions League. É tão eficiente que pode atuar até como centroavante, se o técnico assim quiser, e exerce bem a função.
Mister Champions
Inter de Milão
Alexis Sánchez chegou nesta temporada para ser uma opção no ataque, depois das perdas de Edin Dzeko e Romelu Lukaku, e tem uma experiência considerável. O atacante chileno tem 34 anos e nada menos que 12 temporadas de Champions League nas costas, com um total de 69 jogos e 15 gols marcados. O atacante jogou o torneio por Barcelona, Arsenal, Manchester United, Internazionale e Olympique de Marseille. Com o seu retorno aos nerazzurri, terá mais uma chance de atuar na LC, ainda que inicie como reserva.
Benfica
Ángel Di Maria viveu a Champions League ao longo de 13 temporadas e tem muitos sucessos para lembrar. Foram 102 jogos do argentino na competição, com 22 gols marcados, e um título conquistado. A taça veio em 2013/14, pelo Real Madrid, naquela que ficou conhecida como “La Decima”. Di Maria foi um dos melhores e mais importantes jogadores daquele time, dando o equilíbrio no meio-campo para que o ataque com Karim Benzema, Gareth Bale e Cristiano Ronaldo existisse. A sua experiência em grandes competições é imensa e a taça da Copa do Mundo no fim do ano foi outra para aumentar a sua coleção. Levará toda essa experiência para os encarnados em mais uma temporada.
Red Bull Salzburg
O lateral esquerdo Andreas Ulmer é o capitão do Red Bull Salzburg e é um contraste em relação ao que é a política do clube de investir em jovens. O Salzburg tem uma média de idade de 21,5 anos no seu elenco, mas o lateral tem 37. Ele está na sua última temporada no clube antes de se aposentar e o jogador é muito experiente quando se fala em competições europeias. São 61 jogos de Champions League (contando as fases preliminares) em muitos anos de estrada. É, de longe, o mais rodado do time nessa competição.
Real Sociedad
André Silva é o jogador que mais viveu a fase de grupos da Champions League e este tipo de duelo que o time enfrentará. São 22 jogos na fase de grupos, além de dois em fases preliminares, por Porto e RB Leipzig. Ainda disputou a Liga Europa pelo Milan, pelo Sevilla e pelo Eintracht Frankfurt. Considerando as duas últimas participações do português na Champions League, os números são animadores. Em 2021/22, fez três gols em seis jogos. Em 2022/23, fez três gols em oito jogos. Se estiver saudável, deve ser uma arma interessante para a Real Sociedad.
O técnico
Inter de Milão
Simone Inzaghi chegou como substituto de Antonio Conte em 2021 e teve sucesso na função. Brigou pelo título no primeiro ano e conquistou a Copa da Itália. A temporada passada, 2022/23, teve muito mais irregularidades e na metade da temporada, a continuidade dele era colocada em xeque. O treinador conseguiu se recuperar com o time crescendo na segunda metade da temporada, jogadores que subiram de rendimento e a vaga na Champions League. Além disso, a campanha na própria Champions, chegando até a final, levantou a moral do treinador, que acabou renovando seu vínculo. Sua capacidade de competir é inegável e agora o técnico tenta repetir o sucesso que viu na temporada passada.
Benfica
O técnico Roger Schmidt é experiente, com 56 anos e passagens importantes por Red Bull Salzburg, Bayer Leverkusen e PSV, onde esteve antes de aceitar o trabalho no Benfica, em 2022. O alemão também treinou na China, na época das vagas gordas da liga do país, além de clubes menores da Áustria. Seu trabalho nos encarnados é excelente, com um ótimo futebol jogado na temporada passada, uma boa campanha continental e o título do Campeonato Português. A forma como o Benfica se impõe sobre os adversários é mérito do treinador e deve fazer com que a equipe seja novamente competitiva nesta temporada.
Red Bull Salzburg
Gerhart Struber é um técnico austríaco de 46 anos e que começou a carreira no próprio Red Bull Salzburg, ainda na base. Foi assistente técnico do time e chegou a ser o técnico do Liefering, filial do Salzburg. Ele ainda dirigiu Wolfsberger, Barnsley, e ganhou uma chance maior foi no New York Red Bulls, clube que é da rede da empresa de energéticos. Dirigiu a equipe por 87 jogos, até maio de 2023, quando deixou o clube para se transferir para a matriz, o Red Bull Salzburg. Há uma boa expectativa que ele seja um técnico de futuro, como outros grandes nomes que saíram de lá.
Real Sociedad
Imanol Alguacil, de 52 anos, é um técnico muito ligado ao clube. O treinador tem uma vida dedicada à Real Sociedad e conquistou um título histórico com a Copa do Rei de 2019/20, diante do rival Athletic Bilbao. É um técnico que passou pelas categorias de base do clube e também pela Real Sociedad B, passando por todas as etapas até assumir o time principal, em 2018. Acumula mais de 200 jogos no comando da equipe e com a classificação à Champions League na temporada passada, um feito importante para o time em uma liga tão competitiva e difícil como tem sido a espanhola nessa busca de uma das quatro vagas — e com três quase automaticamente preenchidas por Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid.
A contratação
Inter de Milão
A Inter fez grandes contratações, mas uma delas foi bastante certeira: Yann Sommer. O goleiro suíço é um destaque há anos e, com a perda de André Onana, o clube ficou com essa posição bastante vulnerável. Com a chegada de Sommer, o time ganha um jogador muito experiente, acostumado ao alto nível e que tem tudo para entregar o desempenho que se espera. Mesmo que a perda de Onana seja importante, até pela idade do camaronês, Sommer será uma boa solução a curto prazo para manter a segurança embaixo das traves.
Benfica
Além de Di María, a grande estrela contratada pelo Benfica, uma aposta interessante é o turco Orkun Kökçü, meio-campista campeão holandês pelo Feyenoord. Mais do que apenas campeão, ele foi destaque do time e mostrou uma capacidade técnica muita acima da média. Contratado por 25 milhões de euros, o turco, nascido na Holanda, tem apenas 22 anos. Oferece liderança, capacidade de competir marcando e boa chegada ao ataque, podendo inclusive atuar como meia ofensivo. Neste início de temporada, tem atuado no centro do meio-campo orquestrando o time.
Red Bull Salzburg
A principal contratação do time foi o meio-campista Mads Bidstrup, que estava no Nordsjaelland, emprestado pelo Brentford. Sem espaço na Inglaterra, ele voltou ao seu país natal para jogar e conseguiu se destacar. Agora, pelo Red Bull Salzburg, começou a temporada como titular e tem tudo para ser um jogador de destaque. É um meio-campista que é conhecido por ser um marcador voraz, apelidado de Pitbull quando chegou à Inglaterra. Como ele mesmo se define: “Sou um meio-campista defensivo e um pouco como buldogue, com carrinhos e tudo mais. Adoro tudo isso”. Aos 22 anos e com muita energia que, em média, percorreu 12,9 quilômetros por jogo. Um motorzinho no meio-campo do Salzburg.
Real Sociedad
O lateral esquerdo Kieran Tierney, de 26 anos, é uma contratação das mais interessantes da Real Sociedad. O jogador chegou por empréstimo do Arsenal, onde não conseguiu conquistar o seu espaço. Sua qualidade é conhecida. O lateral escocês foi destaque atuando pelo Celtic, pelo qual fez a maioria dos seus jogos pela Champions League. Chegou como titular e deve ser um nome importante da equipe, tanto ofensiva quanto defensivamente.