Grupo da morte da Champions chega na rodada final cumprindo o que prometeu
Apenas o Borussia Dortmund está classificado no grupo F, o da morte da Champions League; PSG, Newcastle e Milan lutam por vaga no mata-mata
Nenhum grupo da Champions League 2023/24 prometia tanto quanto o F, o chamado da “morte”, quando aconteceu o sorteio. Simplesmente Paris Saint-Germain, Newcatle, Borussia Dortmund e Milan dividindo a mesma chave. As expectativas se cumpriram e na rodada final disputada nesta quarta-feira (13) apenas os alemães estão classificados ao mata-mata. Os três restantes ainda lutam pela última vaga às oitavas de final, um deles terá que se contentar com a Liga Europa e o outro sairá com as mãos abanando.
O surpreendente Dortmund
É importante assumir que o favorito para ser o primeiro classificado do grupo não era o Dortmund, vindo de um frustrante vice na Bundesliga na temporada anterior e mostrando inconsistências defensivas em 2023/24. A questão é que o time de Edin Terzic soube virar a chave quando esteve em campo pela Champions, firmou uma defesa quase intransponível (três dos cinco jogos não sofreu gols) e foi mortal nos contra-ataques. Frente ao Newcastle, sensação da Premier League? Vitórias na ida e na volta. Milan na Itália? Sem problemas, 3 a 1.
A dificuldade foi justamente quando teve que propor o jogo na Alemanha, frente aos italianos, não saindo do zero. Teve também a derrota para o PSG na abertura, uma partida realmente ruim e fora da curva do que foi essa campanha. O clube aurinegro joga nessa rodada final só por um empate com o PSG que garante a primeira colocação.
Newcastle, PSG e Milan que lutem
Segundo do grupo e podendo de classificar até com uma derrota, o PSG ainda tenta aprimorar o entendimento tático com Luis Enrique, que chegou há poucos meses. O clube sofre com partidas de muita posse de bola, centenas de passes trocados e quase nada criado (algo que aconteceu nos últimos trabalhos do treinador), a não ser que o Kyllian Mbappé ou outro dos bons jogadores tire algo da cartola. Às vezes até criam muito, mas falta o craque francês ser mais efetivo, além de seus companheiros de ataque. Sofreu com isso no revés frente ao Milan, algo não esperado no caminho. A goleada frente ao Newcastle por 4 x 1 foi uma lição para Enrique de não esvaziar o meio-campo e escalar quatro atacantes contra um time intenso como o clube inglês.
O Newcastle chega na rodada final da Champions precisando vencer e que o PSG perca ou empate com o Dortmund. Um mundo bem possível, visto jogar em casa e o clube francês fora. No entanto, o momento talvez seja um dos piores desde que Eddie Howe assumiu o comando dos Magpies, em novembro de 2021. O elenco está esfacelado pelas lesões, com dificuldade para administrar três competições ao mesmo tempo e vem de duas goleadas nas últimas rodadas da Premier League. São quatro titulares lesionados, todos na defesa (Nick Pope, Sven Botman, Matt Targett e Dan Burn), e mais um monte de reservas importantes, casos de Harvey Barnes, Jacob Murphy e Joe Willock.
A esperança do clube inglês vencer o Milan e ter chances de se classificar na Champions é a situação do adversário. Pouco competitivo nas últimas partidas, o time rossonero até é o terceiro na Série A, mas vê a dupla Internazionale – este, goleou o rival de Milão por 5 x 1 – e Juventus se afastar cada vez mais (distância atual está em sete pontos). Das últimas 10 partidas da temporada, saiu com resultado negativo em metade e empatou outras duas.
Quando o Milan enfrentou um adversário no mesmo nível ou igual (como o Newcastle), perdeu ou ficou no empate – com exceção da vitória frente ao PSG, que também venceu os italianos, na 3ª rodada, por 3 x 0.
Prováveis escalações Dortmund x PSG
Provável escalação do Borussia Dortmund: Kobel; Wolf, Hummels, Schlotterbeck, Bensebaini; Sabitzer, Ozcan; Reus, Brandt, Bynoe-Gittens; Fullkrug. Técnico: Edin Terzic.
Provável escalação do PSG: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Skriniar, Lucas Hernandez; Lee, Ugarte, Vitinha; Barcola, Kolo Muani, Mbappé. Técnico: Luis Enrique.
Prováveis escalações Newcastle x Milan
Provável escalação do Newcastle: Dubravka; Trippier, Schar, Lascelles e Livramento; Bruno Guimarães, Joelinton e Miley (Longstaff); Anthony Gordon, Almirón e Isak (Callum Wilson). Técnico: Eddie Howe.
Provável escalação do Milan: Maignam; Calabria, Tomori, Theo Hernandez e Florenzi; Reijnders, Musah e Loftus-Cheek; Pulisic, Chukwueze (Rafael Leão) e Giroud. Técnico: Stefano Pioli.