Serie A

Mkhitaryan brilha e ajuda Inter a humilhar o Milan: 5 a 1

Mkhitaryan marcou o primeiro e o terceiro gol no Derby della Madonnina, além de distribuir uma assistência na vitória da Inter sobre o Milan

No 238º Derby della Madonnina, a Internazionale amassou e goleou o rival Milan neste sábado (16), em grande atuação do armênio Henrikh Mkhitaryan. Autor de dois gols e uma assistência, o meia de 34 anos foi o principal destaque na vitória por 5 a 1, com os outros gols dos nerazzurri marcados por Marcus Thuram (outro inspirado na partida), Hakan Çalhanoğlu e Davide Frattesi.

A vitória do lado azul de Milão representou a liderança isolada da Serie A Italiana para o time de Simone Inzaghi, que soma 12 pontos em quatro rodadas, dois a frente da Juventus e três do Milan.

Nos últimos cinco dérbis, a equipe nerazzurri venceu todos, incluindo os dois confrontos das quartas de final na última UEFA Champions League.

Inter abre vantagem no início, se fecha e marca mais um em contra-ataque

Com muita pressão e intensidade no campo de defesa adversário, a Inter precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar – com direito a polêmica e reclamação do lado vermelho. Aos cinco minutos, em escapada pela direita, Denzel Dumfries deu um “jogo de corpo” e derrubou Theo Hernández em lance sem bola. Na sequência, com a posse, Malick Thiaw se enrolou, caiu, e Thuram aproveitou para roubar e, em duas tentativas, cruzar rasteiro para Federico Dimarco, que bateu cruzado e viu Mkhitaryan desviar para o gol.

Os mandantes não pararam no gol e seguiram pressionando. Após lançamento pela esquerda, Dimarco cruzou na medida para novamente o elemento surpresa Mkhitaryan aparecer na área. O meia, sozinho, errou dessa vez e cabeceou para fora.

A vantagem no placar deu a tranquilidade para o mandante e problemas para o outro lado. O Milan encontrava dificuldades em infiltrar a defesa do rival. Bem compacto em seu 5-3-2, a Inter de Simone Inzaghi tirava todos os espaços dos jogadores milanistas, que rodavam a bola sem objetividade ou cruzavam nas mãos de Yann Sommer.

O lado azul de Milão, além de se defender muito bem, atacava com qualidade quando buscava a velocidade. Foi assim que Lautaro Martínez encontrou Thuram na velocidade pela direita, parado apenas no carrinho de Malick Thiaw – punido com o cartão amarelo.

A defesa postada da Inter abriu espaços pela primeira vez com uma jogada ensaiada na bola parada. Theo bateu rapidamente para Leão, que, sozinho, de frente para Sommer, chutou fraco em cima do goleiro. A arbitragem pegou a posição irregular do português no lance. O lado esquerdo parecia o caminho natural para o Milan criar suas chances. Hernández tabelou com Olivier Giroud e invadiu a área. Sem equilíbrio, o francês bateu cruzado e fraco, sem direção para o gol.

Nesse momento de pressão Rossoneri, a Inter mostrou dificuldades para escapar para o ataque. Em um dos raros contragolpes, ampliou a vantagem. Em velocidade, Dumfries recebeu pela direita e tocou rasteiro para Thuram. A bola passou um pouco, ficou mais para a lateral, mas o francês mostrou personalidade, cortou para o meio e mandou a bola no ângulo. Um golaço do francês.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Milan diminui com Leão, mas não empolga e sofre goleada

A etapa final foi de mais espaços entre os times. Apesar da vantagem de dois gols, a Inter se lançou mais ao ataque e, consequentemente, ficou mais exposta. Em um desses espaços encontrado às costas dos volantes, Giroud fez o giro e serviu Rafael Leão já dentro da área, que, de frente para Sommer, bateu colocado e diminuiu vantagem Nerazzurri.

Logo na sequência ao gol, a chuva apertou em San Siro e esfriou o jogo, com o time do Milan não aproveitando a empolgação para tentar igualar a partida. Após Inzaghi promover três mudanças, a Inter criou boa chance com o brasileiro Carlos Augusto, que vindo do banco bateu de fora da área para importante intervenção de Mike Maignan.

A chance acordou o time mandante. Aproveitando lançamento errado de Maignan, Hakan Çalhanoğlu tabelou pela esquerda e lançou Lautaro. O argentino cortou para o meio e tocou para Mkhitaryan, já invadindo a área, marcar seu segundo no dia.

A superioridade do lado azul de Milão seguiu, com o time de Stefano Pioli perdido na partida. Pouco depois do terceiro, em lateral na área, Lautaro Martínez tocou primeiro na bola e Theo Hernandez chegou atrasado, chutando a sola do argentino, causando a penalidade. Com a perna direita, o turco Çalhanoğlu foi para a bola e mandou no meio do gol, vendo Maignan cair para seu lado direito.

O segundo tempo seguiu até 50 minutos e outro contra-ataque seria mortal para o Milan. Nos acréscimos, Mkhitaryan roubou a bola, carregou e tocou em profundidade para Davide Frattesi completar e fechar a goleada.

Foi a primeira vez que a Inter marcou cinco vezes no Milan, em jogos por todas as competições, desde um 5 a 1 em 1974, segundo dados da Opta.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo