Champions League

Dortmund bate o Newcastle de novo e deixa o grupo da morte ainda mais mortal

Com uma grande atuação, Dortmund se impôs na Alemanha e se coloca em boa posição para classificação, enquanto o Newcastle se complica

O Borussia Dortmund não tinha vencido na Champions League nas duas primeiras rodadas e parecia já estar em uma situação perigosa quando entrou em campo no St. James’ Park, na última rodada. A vitória fora de casa na Inglaterra já reanimou o time, que sai desses confrontos com os ingleses muito fortalecido: o Dortmund venceu o Newcastle por 2 a 0 na Alemanha e se coloca em boa posição pensando em classificação. Os Magpies, que eram líderes antes dessas duas rodadas, agora é quem se complicam no grupo da morte.

Os dois clubes foram a campo sabendo que precisavam se recuperar de resultados anteriores. O Dortmund conseguiu fazer isso em Newcastle ao vencer o time da casa e sabia que com uma vitória em casa, poderia fica em situação muito melhor. O Newcastle sabia que não poderia perder o jogo, correndo o risco de se complicar.

Dortmund foi a campo com desfalques, tal qual Newcastle

O Dortmund foi a campo com alguns desfalques. O capitão Emre Can ficou fora por lesão, assim como dois reservas, Mateu Morey e Julien Duranville. Nada muito sério para o técnico Edin Terzic, que colocou em campo um time muito forte, com uma linha de frente que tinha Karim Adeyemi, Felix Nmecha, Julian Brandt e Niclas Füllkrug à frente deles, em um 4-2-3-1.

O Newcastle tinha desfalques importantes: Harvey Barnes, Matt Target, Elliot Anderson, Jacob Marphy, Alexander Isak, Sandro Tonali (esse suspenso por fazer apostas), Sven Botman e Dan Burn. O técnico Eddie Howe colocou em campo um time com Joelinton na ponta esquerda, além de um meio-campo com Bruno Guimarães, Sean Longstaff e Joe Willock. Lewis Hall, contratado junto ao Chelsea no começo da temporada, foi titular no lado esquerdo.

Füllkrug abre o placar para o Dortmund

Os primeiros 20 minutos da partida foram de domínio territorial do Dortmund. O time alemão ficou mais com a bola, chegou mais ao ataque, mas tinha dificuldade para entrar na área. Os ingleses melhoraram, passaram a conseguir respirar depois dos 20 minutos e chegaram em bolas paradas, especialmente.

Só que aos 25 minutos, o Dortmund conseguiu abrir o placar. Em uma jogada trabalhada pelo meio, com alguma dose de sorte, Felix Nmecha conseguiu o passe, Marcel Sabitzer deu um toque de chaleira para Niclas Füllkrug, que passou para Sabitzer e ele devolveu para o centroavante, no meio da área, tocar de primeira para marcar 1 a 0.

O Newcastle não conseguiu se encontrar depois de levar o gol. O Dortmund ficou com mais confiança e chegou com perigo novamente aos 35. Niclkas Sule jogou pelo lado direito, fez o passe para o meio onde estava Marcel Sabitzer, que bateu de primeira por cima do gol. Foi uma boa chance de ampliar o placar no Signal-Iduna Park.

Füllkrug marca pelo Dortmund (Icon Sport)

Contra-ataque mortal define o jogo para o Dortmund

No início do segundo tempo, o Newcastle voltou com duas mudanças: entraram Miguel Almirón no lugar de Lewis Hall e Anthony Gordon no lugar do centroavante Callum Wilson, que não conseguiu jogar no primeiro tempo. Duas tentativas de fazer o time ficar mais ofensivo.

O segundo gol saiu em um contra-ataque a partir de um escanteio do Newcastle. Ao recuperar a bola, Adeyemi fez um lançamento longo para Julian Brandt, que avançou com a bola, ameaçou fazer o passe para o lado, onde tinha Marcel Sabitzer, mas foi até dentro da área e finalizou cruzado, de pé esquerdo, e colocou na rede: 2 a 0, aos 34 minutos.

Sempre no controle, o Dortmund não deixou que o Newcastle tivesse bons momentos no jogo. Ainda que o Newcastle tenha tentado, o seu jogo foi suprimido pelo bom posicionamento do Dortmund, que defensivamente foi bastante seguro. Assim, a vitória foi mesmo dos aurinegros.

Situação no grupo e próximos jogos

Com a vitória, o Dortmund vai a sete pontos e fica próximo de uma classificação. Já o Newcastle permanece com quatro pontos, em terceiro lugar, fora da zona de classificação. As coisas podem se complicar para a equipe, especialmente pensando que terá dois jogos duros pela frente.

A próxima rodada da Champions League deste Grupo F será no dia 28 de novembro, quando o PSG receberá o Newcastle em Paris, enquanto o Milan receberá o Dortmund em Milão. Jogos que prometem ainda mais emoções.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo