Champions League

Adeyemi incendeia jogo e Dortmund é o primeiro classificado no ‘grupo da morte’; Milan segura a lanterna

Dortmund garante classificação para a próxima fase da Champions League, enquanto Milan amarga a última colocação do Grupo F

Emocionante! O confronto entre Milan e Borussia Dortmund foi um dos mais equilibrados (e dramáticos) da 5ª rodada, pelo ‘grupo da morte' da Champions League. A equipe alemã levou a melhor, em pleno San Siro, e venceu por 3 a 1, com gols de Marco Reus, Bynoe-Gittens e Adeyemi. Chukwueze balançou as redes pelo lado dos italianos.

O Dortmund assegurou a liderança isolada do Grupo F, chegando aos 10 pontos, e garantiu a classificação para as oitavas de final da Champions League. Por outro lado, o Milan caiu de 3º para último colocado da chave, com os mesmos cinco pontos do Newcastle, mas perdendo no confronto direto. O PSG tem a segunda colocação, com sete pontos.

Na próxima rodada, o Dortmund encara o PSG em casa, enquanto o Milan disputa contra o Newcastle na Inglaterra.

Empate com muita emoção até o intervalo

Assim como foi na 2ª rodada da Champions League, o embate Milan x Borussia começou muito equilibrado, com as duas equipes querendo jogar para frente. Mas ao contrário do 0 a 0 do dia 4 de outubro, a partida no San Siro foi muito mais aberta. 

Aos 5 minutos, o Milan teve a oportunidade de inaugurar o placar, mas Giroud desperdiçou a cobrança. É fato que o goleiro Kobel foi muito bem, mas o atacante milanista não bateu bem na bola. Minutos depois, Bynoe-Gittens sofreu falta dentro da área, e Marco Reus converteu a penalidade a favor do Borussia. A máxima de “quem não faz, toma”, se aplicou muito bem antes dos 10 minutos de jogo. 

A partir dali, o Milan se atirou no ataque, buscando o empate, e até teve boas oportunidades. Por outro lado, o Dortmund viu os espaços para os contra-ataques se multiplicarem. Por fim, quem levou a melhor, antes do intervalo, foi o time italiano. 

Em uma jogada individual, Chukwueze deixou tudo igual aos 36 minutos. O atacante encontrou espaço pelo lado direito, entrou em velocidade na área, deixou dois marcadores para trás e bateu com categoria para furar Kobel.

Ainda deu tempo do Milan tentar mais uma finalização antes de ir para o vestiário, mas o goleiro do Dortmund trabalhou bem. 

Adeyemi “bota fogo” no 2º tempo, e Dortmund deixa o Milan no chinelo

O Borussia Dortmund voltou a campo mais ligado, na segunda etapa, e simplesmente deu um baile na defesa milanista. O maestro do passeio alemão foi o jovem Karim Adeyemi, de 21 anos, que entrou no lugar de Malen, aos 10 minutos.

A movimentação de Adeyemi abriu espaço no ataque e, menos de três minutos depois, Niclas Füllkrug mandou uma bola rasteira na área. Quem aproveitou foi Marcel Sabitzer, que ajeitou para Bynoe-Gittens completar para o fundo das redes.

Por fim, Adeyemi ampliou o placar, com direito a uma falha de Mike Maignan. O jovem, esteve muito à vontade entre os adversários, recebeu um bom passe de Reus pela esquerda, ficou de frente para o gol, e mandou uma pancada. O goleiro do Milan espalmou, mas a bola pingou e teve um efeito inesperado, indo para dentro do gol. Maignan ainda tentou tirar, mas já tinha ultrapassado a linha.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo