Se a última década (e meia) da Champions League pode ser definida pelo duelo entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, os dois principais jogadores da sua geração, e de muitas outras gerações, esta edição da principal competição europeia começa especial porque, pela primeira vez, eles mudaram de clube simultaneamente. Ao mesmo tempo em que será estranho assistir a Messi ouvir o hino da Champions com uma camisa que não é a do Barcelona, será muito familiar ver Ronaldo fazê-lo com a do Manchester United.
A nova temporada da Champions League começa com algumas caras novas no banco de reservas, como Julian Nagelsmann no comando do Bayern de Munique, e outras muito conhecidas que estão de volta, como Carlo Ancelotti no Real Madrid e Massimiliano Allegri na Juventus. A aposta na continuidade, porém, ainda é forte para Manchester City, Liverpool e Atlético de Madrid, entre os principais candidatos ao título, dispostos a desafiar a constelação de estrelas do Paris Saint-Germain – mais ou menos com um técnico novo, considerando que Mauricio Pochettino assumiu em janeiro. O caso é similar ao Chelsea, atual campeão, que tem Thomas Tuchel desde janeiro e agora, reforçado, quer renovar o seu título.
São algumas das histórias que podemos esperar a partir desta terça-feira quando a fase de grupos da Champions League dá o seu pontapé inicial com o dilema de sempre: ao mesmo tempo em que envolve 32 clubes e promete jogos eletrizantes, o mistério em torno dos classificados é pequeno. De qualquer forma, há muito bom futebol para aproveitarmos e um guia completo da Trivela para saber o que esperar e para o que olhar, com destaque para os pontos fortes de cada time, contratações, reforços, técnicos e muito mais.
E não se esqueça de sempre conferir a nossa programação de TV para saber onde ver cada um dos jogos, que mais uma vez serão transmitidos pela equipe da TNT Sports, com jogos na TNT e no Space – mas com uma novidade: agora, pelo streaming, o caminho é a HBO Max; e na TV aberta, o SBT.
Chega de conversinha: