Champions League

Ameaça terrorista deixa autoridades em alerta antes da rodada da Champions League

A ameaça supostamente feita pelo Estado Islâmico deixou a Europa preocupada antes das quartas de final da Champions League

Nesta terça (9) e quarta-feira (10), a bola rola para as partidas de ida das quartas de final da Champions League. Às 16h (horário de Brasília), o Arsenal recebe o Bayern de Munique no Emirates Stadium, o Real Madrid enfrenta o Manchester City no Santiago Bernabéu, o PSG encara o Barcelona no Parc des Princes, e o Atlético de Madrid joga contra o Borussia Dortmund no Metropolitano. Mas o clima está longe de ser festivo.

Isso porque a imprensa espanhola, através da rádio Cope e dos jornais As e Marca, divulgaram uma suposta ameaça terrorista do Estado Islâmico para os jogos da Liga dos Campeões. Uma imagem divulgada pela fundação Al-Azaim, que difunde mensagens do grupo, traz a frase “Kill Them All” (matem todos eles), citando todos os quatro estádios que receberão as primeiras partidas das quartas de final da competição. A arte também mostra um homem armado.

As autoridades da Inglaterra, da França e da Espanha foram notificadas sobre a possibilidade de um atentado terrorista na Champions League e entraram em alerta antes da bola rolar. Como medida, os países vão reforçar sua segurança no Emirates, no Bernabéu, no Parc des Princes e no Metropolitano para garantir que as ameaças não se concretizem.

À ESPN, a Uefa reforçou que “está ciente das alegadas ameaças terroristas feitas aos jogos desta semana da Champions League e está em estreita ligação com autoridades nos respectivos locais”. Além disso, deixou claro que não vai adiar as partidas das quartas de final do torneio, mas sim ampliar o nível de segurança.

As medidas contra as ameaças terroristas na Champions League

Entre as medidas contra as ameaças terroristas na Champions League, a polícia de Londres declarou em comunicado que o grau de ameaça nacional é “substancial”, mas reconheceu a suposta ação programada do Estado Islâmico no Emirates Stadium. Ade Adelekan, que supervisiona o policiamento da capital inglesa, fez questão de tranquilizar os torcedores que vão ao estádio.

“Quero tranquilizar o público de que temos um plano de policiamento robusto para o jogo e continuamos trabalhando em estreita colaboração com a equipe de segurança do clube para garantir que a partida decorra pacificamente. Como sempre, pedimos ao público que permaneça vigilante e, se observar algo que não pareça certo, denuncie à polícia ou às forças de segurança”.

O Ministério do Interior da Espanha, cuja capital será palco de duas partidas das quartas de final da Liga dos Campeões, também se mobilizou para responder à ameaça terrorista: “Agências de Segurança do Estado projetaram destacamento operacional no qual participarão mais de 2 mil agentes da Polícia Nacional e da Guarda Civil, aos quais serão adicionados membros da Polícia Municipal de Madri, para garantir o correto desenvolvimento dos dois eventos esportivos que acontecem na capital”.

Por fim, o Ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, explicou como o país vai lidar com a ameaça de um suposto ataque terrorista na Champions League: “Vimos, entre outras, uma mensagem do Estado Islâmico que visa particularmente estádios, o que não é novidade. O chefe da polícia reforçou consideravelmente os recursos de segurança”.

Luis Enrique preocupado com as ameaças do Estado Islâmico

Luis Enrique foi perguntado sobre o clima de tensão após as ameaças do Estado Islâmico. Obviamente, o treinador do Paris Saint-Germain se mostrou preocupado com a chance de um ataque terrorista nos estádios que vão receber os jogos de ida das quartas de final da Champions League. O espanhol torce para que tudo transcorra normalmente.

“Quem não está preocupado com ameaças terroristas? Espero que seja algo que possamos controlar, que seja apenas uma ameaça e nada mais”.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo