Arábia Saudita já pode se considerar sede da Copa de 2034
Com candidatura oficializada e desistência da Austrália, Arábia Saudita deverá ser o único país na disputa para receber a Copa do Mundo de 2034
A Arábia Saudita já pode comemorar a realização da Copa do Mundo de 2034. Nesta terça-feira (31), prazo final para a oficialização de candidaturas a sede do Mundial, a Austrália anunciou que decidiu não se candidatar para receber a 25ª edição do torneio. Com isso, o país do Oriente Médio vê seu plano se desenrolar com perfeição e terá caminho aberto como única candidata, o que não surpreende ninguém.
Em comunicado oficial, a Federação de Futebol da Austrália declarou que o foco é sediar a Copa da Ásia Feminina de 2026 e do Mundial de Clubes de 2029. Neste ano, o país filiado à AFC (Confederação Asiática de Futebol) organizou a Copa do Mundo Feminina junto com a Nova Zelândia. Foi a primeira vez que um Mundial foi disputado na Oceania.
— Exploramos a oportunidade de candidatura à sede da Copa do Mundo e, tendo levado todos os fatores em consideração, chegamos à conclusão de não fazê-lo para a competição de 2034. Em vez disso, acreditamos estar em uma posição forte para sediar a competição internacional feminina mais antiga do mundo, a Copa da Ásia Feminina de 2026, e depois receber os maiores times do mundo do futebol no Mundial de Clubes de 2029 — informou a entidade máxima do futebol australiano.
Australia is strongly positioned to host future major tournaments including the AFC Women’s Asian Cup™ 2026 and 2029 FIFA Club World Cup™.
Full statement ⬇️
— Football Australia (@FootballAUS) October 31, 2023
Com ajuda da Fifa, Arábia Saudita tem caminho livre
A Austrália era a única concorrente possível da Arábia Saudita para receber a Copa do Mundo de 2034, mesmo que tivesse chances bem remotas. Desde a confirmação no início de outubro de Portugal, Espanha e Marrocos como sedes principais do Mundial de 2030, com três jogos de abertura no Uruguai, Argentina e Paraguai, sabe-se que o torneio previsto para daqui 11 anos será sediado por federações filiadas à AFC ou à OFC (Confederação de Futebol da Oceania). Pelo sucesso da Copa do Mundo Feminina e por já ter estruturas prontas, inclusive de estádios, para organizar uma competição megalomaníaca com 48 seleções, os australianos se viram quase obrigados a entrar na disputa.
Acontece que nunca houve disputa. Ao dar um prazo de 25 dias para os interessados em sediarem a Copa de 2034 se apresentarem, a Fifa favoreceu quem já estava com a candidatura (e o lobby) pronta e trabalhando há tempos para isso. Em outras palavras, ajudando a Arábia Saudita, que confirmou sua candidatura menos de uma semana depois do anúncio dos países-sede do Mundial de 2030.
Desde 2018, a Arábia Saudita tem estreitado as relações com federações nacionais, confederações continentais e a própria Fifa, sediando Mundiais de Clubes, Superliga Africana, Supercopa da Espanha e amistosos entre seleções, incluindo os superclássicos entre Brasil x Argentina. Em novembro de 2022, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, sentou-se ao lado de Gianni Infantino na abertura da Copa do Mundo do Catar. Antes, a dupla também foi flagrada assistindo lutas de boxe.
Com os altos investimentos vindos do Fundo de Investimento Público (PIF), a Liga Saudita está em ascensão com a chegada de craques de renome mundial e virou mais um fator à favor da candidatura, junto com investimento massivo em infraestrutura, força política, peso regional e muito, mas muito dinheiro. Tirando a opinião pública, que pouco importa para Fifa, tudo favorece a Arábia Saudita.
Em sua carta de intenção assinada e enviada à Fifa no dia 9 de outubro, a Federação Saudita de Futebol alegou ter o apoio de mais de 70 nações de diferentes confederações para realizar a Copa do Mundo de 2034. No comunicado oficial do anúncio, a entidade afirmou candidatura “reflete os objetivos do país de desbloquear novas oportunidades no futebol em todos os níveis e o compromisso de apoiar o crescimento do jogo em todos os cantos do globo”.
— Este é o segundo passo de uma jornada extremamente emocionante que a nação está embarcando. Na semana passada anunciámos as nossas ambições de acolher a Copa do Mundo Fifa de 2034 e esta candidatura oficial dá continuidade à nossa jornada para tornar realidade os sonhos do nosso povo. A Copa do Mundo Fifa de 2034 é o nosso convite ao mundo para testemunhar o desenvolvimento da Arábia Saudita, vivenciar sua cultura e tornar-se parte de sua história. Estamos extremamente empenhados em apresentar a proposta mais competitiva possível, que também ajudará a unir o mundo através do futebol — afirmou Yasser Al Misehal, presidente da SAFF.
Por mais que a Arábia Saudita provavelmente seja a única candidata, a sede do Mundial de 2034 deverá ser oficialmente divulgada no último trimestre de 2024.