Brasil

Promessa que encantou Dorival está inscrita na Copinha, mas vai direto para o profissional do São Paulo

William Gomes, de 17 anos, se apresenta junto com o grupo principal para iniciar a pré-temporada no próximo sábado (6)

O São Paulo faz sua estreia na Copinha nesta quarta-feira (3), às 19h30 (horário de Brasília), contra o Porto Vitória-ES, na Fonte Luminosa, em Araraquara. Será a primeira chance de ver em ação muitos dos garotos que devem escrever o futuro do clube. Mas a promessa que tem mais chances de ajudar a equipe de Dorival Júnior a curto prazo não estará em campo.

Estamos falando de William Gomes. O jovem de 17 anos integra a lista de já feitos do Tricolor na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mas bastaram três jogos – e alguns bons treinamentos – na reta final do ano passado para o atacante furar a fila e queimar etapas. O garoto inicia 2024 integrado ao elenco profissional e se apresenta ao técnico Dorival Júnior para iniciar a pré-temporada no próximo sábado (6).

O salto da Copinha para o CT da Barra Funda é o último passo de um garoto que se acostumou a pular etapas. Pouco mais de dois meses atrás, o garoto defendia o time sub-17 no Brasileirão da categoria. Jogar a Copa São Paulo seria um reconhecimento por seu desempenho. Mas ele simplesmente passou por cima daquele que é uma rito de passagem para muitos jogadores.

Jovem impressionou Dorival

Após encerrar o calendário de competições pelo sub-17, William passou a treinar – e a impressionar – entre os profissionais no dia a dia de treinamentos. O atacante de velocidade e bom drible conquistou o técnico Dorival Júnior justamente por estas características, além de compreender também as ideias coletivas e movimentos pedidos pelo treinador. As chances não demoraram a vir.

William mostrou personalidade ao fazer a sua estreia pelo São Paulo na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, em partida atrasada da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Justo no palco mais importante do futebol brasileiro, ele e Talles Wander, outro atacante, mas de 20 anos, fizeram a primeira partida como profissionais do clube.

Ambos entraram no decorrer do segundo tempo e tiveram boas participações. O mesmo se repetiu no Mineirão contra o Atlético-MG. Na ocasião, William acertou o travessão em uma jogada individual. Só não conseguiu evitar a derrota do São Paulo por 2 a 1. Mas foi suficiente para o garoto ganhar minutos em campo também na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na última rodada do Brasileirão de 2023. E para seguir integrado ao elenco profissional em 2024.

– Eles entraram bem, com personalidade, buscando, lutando. Eles ajudaram muito e tudo agora é questão de tempo para ajustarmos as peças e encontrarmos um novo caminho para a equipe produzir e confiar que o ano seguinte possamos fazer uma campanha ainda superior – elogiou o técnico Dorival Júnior.

> Em quem ficar de olho no São Paulo na Copinha:

Ryan Francisco tem números melhores que os de Endrick

Aos 17 anos recém-feitos, Ryan Francisco estreia na Copinha sob a expectativa de quem é hoje a grande promessa das categorias de base do São Paulo. Um título que ele construiu à base de muitos gols ao longo desta temporada. O atacante foi o artilheiro disparado do Paulistão da categoria.

Até aí, tudo bem. Mas o que chama atenção é que seus números na competição foram melhores até do que os de Endrick. Ryan encerrou o estadual com 28 gols em 20 partidas – média de 1,4. O atacante do rival e da Seleção teve média de 1,3 gol por partida quando disputou a competição em 2022. Não é à toa, que o São Paulo assinou contrato com o jovem e estipulou multa de 60 milhões de euros. O vínculo vai até janeiro de 2026.

Ryan Francisco é o grande fenômeno das categorias de base do São Paulo (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Henrique desperta o interesse do Bayern

Atacante de velocidade e drible para atuar pelos lados do campo, Henrique é encantou Dorival por suas características, mas também pela maturidade que demonstra quando tem a bola dominada. Por isso que aos 17 anos, ele furou a fila no São Paulo. O jovem estreou no time sub-20 neste ano, em duelo com o Corinthians. E não demorou a ser integrado também ao elenco profissional para alguns treinos na reta final da temporada.

Trivela apurou, aliás, que não foi apenas o treinador que se encantou com Henrique. O Bayern de Munique enviou olheiros para observar o atacante de perto e o monitora há pelo menos seis meses. A informação é de que outros grandes clubes do futebol europeu também têm o jovem em seu radar. Por isso, O São Paulo estipulou multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 260 milhões) na assinatura do primeiro contrato profissional do jovem.

Destaque do time sub-17, Henrique furou fila e é alvo do Bayern (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Negrucci já encantou Dorival

Dorival Júnior recém havia chegado ao São Paulo, quando se encantou com Negrucci. O volante foi o primeiro jogador de Cotia a ser chamado pelo treinador para integrar o elenco profissional, ainda no mês de junho. A estreia não demorou a acontecer. Ele atuou por cerca de 30 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Tigre, no Morumbi, pela Copa Sul-Americana. Foi a única oportunidade até agora, mas ele seguiu fazendo parte dos treinos da equipe principal.

O volante chegou ao São Paulo em 2015, ano em que foi aprovado para o time sub-11 ao lado de Caio Matheus – outro jogador que já estreou pelo profissional do Tricolor. Desde então, tanto Negrucci quanto o companheiro se destacaram nas categorias seguintes. O meio-campista sempre chamou atenção pela liderança em campo e também pela versatilidade. Atua de primeiro e segundo volante e até já foi utilizado na zaga.

Veja a lista completa de inscritos do São Paulo

  • Goleiros: Leandro, Felipe Preis e João Pedro
  • Laterais: Igor, Basile, Guilherme Reis, Felipe e Miranda
  • Zagueiros: Andrade, Lucas Loss, Kauê, Ythallo, Igão e Osório
  • Meio-campistas: Brian, Iba, Negrucci, Luiz Henrique, Ferreira, Mateus Amaral, Palmberg e Guilherme Batista
  • Atacantes: Ryan Francisco, Caio, Henrique, William Gomes, Faisal, Paulinho, Thierry e Takada

Quando o São Paulo joga pela Copinha?

O São Paulo está no Grupo 7 da Copinha e fará toda a primeira fase em Araraquara, contra Porto Vitória-ES, Carajás-PA e Ferroviária-SP.

  • São Paulo x Porto Vitória-ES – 3 de janeiro (quarta-feira), às 19h30 (horário de Brasília)
  • Carajás-PA x São Paulo – 6 de janeiro (sábado), às 19h30 (horário de Brasília)
  • Ferroviária x São Paulo – 9 de janeiro (terça-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo