Copinha 2024: 10 jogadores para ficar de olho no torneio
Principal torneio de base do Brasil, Copinha 2024 terá início no dia 2 de janeiro

Torneio de base mais tradicional do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior chega a sua 54ª edição em 2024. A competição começa no dia 2 de janeiro e termina no dia 25 do mês – aniversário da capital paulista. Ao todo, 128 equipes participarão do campeonato, que é dividido em 32 grupos.
Conhecida por revelar jovens talentos para o futebol brasileiro e mundial, a Copinha nunca decepciona quando o assunto é produzir grandes jogadores. Dito isso, listamos 10 nomes para ficar de olho na edição de 2024 da competição.
Estevão – Palmeiras
Em 2022, o Palmeiras enfim saiu da fila e conquistou o seu primeiro título de Copinha. Na ocasião, Endrick foi a grande estrela da companhia e liderou o time rumo à glória. Agora, o Verdão aposta em mais um joia para buscar o tricampeonato (clube venceu as últimas duas edições). Estevão, meia-atacante, é considerado uma das maiores promessas da base alviverde dos últimos anos. Apelidado de Messinho, o jovem de apenas 16 anos deve ser o principal nome da equipe na competição.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Miguelito – Santos
Miguelito é o principal destaque da lista de relacionados do Santos para a Copinha 2024. O meio-campista boliviano de 19 anos é uma das grandes promessas das categorias de base do Alvinegro Praiano e vai para sua primeira participação no torneio. Em 2023, ele chegou a ser inscrito, mas estava com um problema no joelho esquerdo e não pôde atuar. Além disso, Odair Hellmann, técnico do Peixe na época, optou por manter o atleta no elenco profissional.
Lorran – Flamengo
Referência técnica do Flamengo, Lorran reúne atributos raros para um jogador de sua idade (17 anos). O meia-atacante alia velocidade e qualidade técnica e ostenta excelente finalização. Técnico, o jovem é um exímio condutor de bola e costuma se aproveitar do seu porte físico para vencer duelos individuais. Jogador mais jovem a fazer gol pelo profissional do clube rubro-negro, Lorran não ficará até o final do torneio. A promessa retornará mais cedo ao Rio de Janeiro junto com parte do grupo para jogar o início do Campeonato Carioca, quando o elenco principal estará com Tite em excursão nos Estados Unidos.
Roberto Prato – Corinthians
Roberto Prato, o Beto, é a grande esperança e aposta do Corinthians para a Copinha 2024. Destaque do Timão na campanha do título paulista sub-17, o centroavante de 17 anos marcou 10 gols e foi o artilheiro alvinegro na competição. Além disso, ele também ficou com esse “troféu individual” no Brasileiro da categoria, ao balançar as redes nove vezes em 13 jogos.
Felipe Negrucci – São Paulo
Felipe Negrucci está no São Paulo desde os 10 anos de idade. O volante se destaca pela capacidade de atuar tanto como primeiro quanto segundo homem de meio-campo, além de arriscar alguns jogos na zaga. Sua liderança sempre foi um ponto forte. No início de trabalho de Dorival Júnior à frente do Tricolor, em maio de 2023, o jovem de 19 anos foi promovido e passou a treinar com o elenco profissional. Ao longo da temporada, entrou em duas partidas – contra Flamengo (Brasileirão) e Tigre (Copa Sul-Americana).
Fernando – Cruzeiro
Eis o principal nome do Cruzeiro na Copinha 2024. Fernando marcou 26 gols e foi destaque da equipe sub-20 nas conquistas do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil da categoria em 2023. Apesar do alto número de tentos, Fernando não é centroavante de ofício. Atua, normalmente, aberto nas beiradas de campo. Contudo, após o empréstimo de Arielson para a Ucrânia e com Ruan Índio ainda em transição do sub-17, o garoto de 18 anos passou a ser utilizado como referência.
Em novembro, a Raposa oficializou a aquisição dos direitos econômicos do atacante. O artilheiro estava na Toca desde 2022, mas emprestado pelo Água Santa-SP. O clube mineiro tinha preferência na compra de 50% dos direitos econômicos do atleta por R$ 650 mil, mas negociou com a equipe paulista para que ficasse em definitivo com a joia por um valor inferior.
Enzo – Internacional
Filho de Fernandão, ídolo do Internacional, Enzo atua nas categorias de base do Colorado desde os seus 12 anos. Atualmente com 20, o jogador vai disputar sua terceira Copa São Paulo. Em outros anos, o jovem atuou como atacante, assim como seu pai, no entanto fez a transição para segundo volante durante a última temporada e ganhou mais espaço na equipe sub-20 titular.
Na nova função, Enzo tem tudo para ser um dos principais trunfos do Inter na disputa da Copinha. A ideia da diretoria gaúcha é observar o jogador durante a pré-temporada do plantel profissional e avaliar seu aproveitamento no futuro, visto que o mesmo já conta com sondagens de Paysandu e Portimonense (Portugal).
Jardiel – Grêmio
Centroavante nato, Jardiel, de 18 anos, é o homem-gol do Grêmio para Copinha 2024. Contratado em 2022 para fortalecer a base do Imortal, o jovem chamou atenção por conta de seu rendimento em campo e, por isso, assinou contrato profissional com o clube. O vínculo vai até o final de 2025.
Arthur – Fluminense
Arthur completou 18 anos em 2023 e está no Fluminense desde os nove, onde é tratado como uma das principais joias de sua geração. Camisa 10 e capitão da equipe sub-20 tricolor, o meia liderou o time em participações diretas em gol na temporada 2023 – 15 tentos e 13 assistências. Graças ao excelente desempenho na base, o garoto chegou a subir para os profissionais, tendo participado de oito jogos sob os olhares de Fernando Diniz.
Matheus Ferreira – Vasco
Matheus Ferreira é uma das novidades do Vasco na Copinha. O volante de 17 anos foi campeão sul-americano sub-17 com a Seleção Brasileira e mostrou bom futebol. Ele chegou ao Vasco em 2012, inicialmente para a categoria sub-6, e acumula no currículo diversas convocações para as seleções sub-15 e sub-17. Em novembro de 2023, o Cruzmaltino anunciou a extensão do contrato da joia até outubro de 2026.