Barcelona terá reunião para ficar (ainda mais) perto de Estevão, mas Palmeiras adota cautela com joia
Palmeiras não tem pressa alguma para vender Estevão, que sonha em vestir a camisa do Barcelona
Estevão quer jogar no Barcelona, e o Barcelona quer que Estevão jogue pelo clube. O desejo mútuo, por si só, já transforma o Barça no grande líder da corrida para contratar a próxima grande joia do Palmeiras. O favoritismo blaugrana já é imenso. E ganhou mais um elemento para alimentar as esperanças culés de fechar a contratação do atacante de 16 anos.
Vale dizer que até o momento sequer há negociações em andamento com o Alviverde sobre Estevão. O plano palmeirense para a promessa é de cautela para que o jovem ganhe espaço aos poucos na equipe de Abel Ferreira. Estafe, clube e família do garoto estão todos na mesma página sobre isso.
Mas o fato é que o Barcelona hoje desponta como (ainda mais) favorito na disputa pelo jogador. Isso, porque o agente do jogador, André Cury, deve se reunir com a diretoria catalã na próxima semana para tratar de Estevão, de acordo com informações do jornal Mundo Deportivo. O agente está na Catalunha por outro motivo: a chegada de Vitor Roque ao Barça, mas aproveitará a viagem para tratar da promessa palmeirense.
Estevão sonha com jogar no Barcelona
Conforme apurado pela Trivela, ao menos dez clubes considerados “gigantes” no futebol europeu já fizeram sondagens e contatos com o estafe para contratar Estevão. O Barcelona lidera (com folga) a corrida pelo garoto muito por ser o grande sonho dele para o futuro.
– Jogar no Barcelona, que é um dos melhores clubes do mundo. Nasci vendo Neymar, Messi e Suárez no Barcelona e é esse o sonho que tenho – disse o jovem, em entrevista recente ao jornal Mundo Deportivo, da Espanha.
Mas para o sonho virar realidade, o Barcelona terá de fazer esforços – e aqui não falamos apenas da questão financeira. O relato ouvido pela reportagem é de que o potencial de Estevão é tamanho, que ele, sua família e o estafe podem se dar ao luxo de escolher qual projeto esportivo será o melhor para o garoto. A avaliação é de que os valores pretendidos serão alcançados, independentemente do clube eleito pelo atacante.
A multa rescisória do atleta para a Europa é de 50 milhões de euros (R$ 268 milhões pela cotação atual), conforme apuração da Trivela. No fim de 2022, o Palmeiras chegou a negociar para fechar o valor em 60 milhões, mas as partes acordaram em diminuir 10 milhões do montante, no acordo que selaram em abril deste ano e que resultou no primeiro contrato profissional do atacante.
Mas esse valor é considerado mera formalidade. Ninguém dentre os envolvidos, no entanto, entende que uma negociação por ele ficará nesse patamar. Até porque, algumas das maiores potências da Europa, como PSG, Barcelona e Real Madrid, já sinalizaram ter interesse por ele.
Estevão (16 anos) entre os 444 jogadores da Copa do Mundo Sub-17:
1º em Nota Sofascore (8.48)
1º em assistências (3)
1º em participações em gols (6)
1º em gols de fora da área (2)
1º em grandes chances criadas (5)
1º em cruzamentos certos (10)
2º em passes decisivos (18)🇧🇷💎 pic.twitter.com/6N3tRlk4Wo
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 20, 2023
O plano do Palmeiras para Estevão
Após estrear como profissional no jogo do bicampeonato no Brasileirão, contra o Cruzeiro, Estevão abrirá 2024 integrado ao elenco do Palmeiras para a disputa da Copinha. O clube tenta ser bicampeão também na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Inicialmente, Estevão será jogador do sub-20 na próxima temporada. Ele deve começar sua vida no time profissional com um pé em cada barca. Ou seja: estará na equipe júnior, mas será chamado com frequência para integrar treinos do elenco principal.
A depender do desempenho dele na categoria de base e de sua evolução individual, ele pode, aos poucos, ir ganhando espaço com Abel Ferreira. Primeiro, para fazer parte do elenco de apoio – chamado para compor treinamentos específicos, mas sem residência permanente no time de cima.
Neste ano, aliás, Estevão já participou de alguns treinos com o profissional, além da estreia na partida contra o Cruzeiro. Assim, ele soma minutos na planilha que Abel e Vitor Castanheira mantêm com dados e histórico de todos os jogadores da base.
Mas aí entra o fator de desequilíbrio, que é a qualidade do jogador. Assim como com Endrick em 2022, a avaliação no Palmeiras é que há muito pouco que ele ainda possa aprender nas categorias de base. E que já está próxima, a hora em que só a vivência no time de cima dará a ele a rodagem necessária. Essa decisão, contudo, é de Abel e mais ninguém.
Ex-Messinho, ele chegou ao Palmeiras vindo do Cruzeiro
Estevão chegou ao Palmeiras após braço de ferro com o Cruzeiro, em 2021. Aos 14 anos, após ter feito alguma parte da sua formação na equipe mineira, ele assinou o primeiro contrato de formação com o Alviverde.
O Cruzeiro chegou a acusar o Palmeiras de ter aliciado o jogador, mas a acusação não foi adiante. Em 2018, aos dez anos, quando jogava pela Raposa, Estevão se tornou o jogador mais jovem a assinar contrato de patrocínio com a Nike.
Estevão também é conhecido como Messinho, alcunha recebida também na época em jogava em Minas, por razões óbvias. Mas o jogador não gosta do apelido, que pediu para ser esquecido, assim que pisou no Palmeiras.
Em 2022, João Paulo Sampaio, diretor das categorias de base do Palmeiras, revelou que o PSG chegou a oferecer 40 milhões de euros (R$ 220 milhões na cotação de hoje) pela contratação do atleta – proposta rechaçada pelo Alviverde.