Brasil

Joia alvo do Bayern e fenômeno de Cotia: veja em quem ficar de olho no ataque do São Paulo na Copinha

Aos 17 anos, Ryan Francisco é o grande nome das categorias de base do São Paulo na Copinha

Atenção, são-paulino! Às vésperas de mais uma Copinha, a Trivela começa a apresentar os destaques do São Paulo na competição, e nenhum setor da equipe tem tantos jogadores para ficar de olho quanto o ataque. Prova disso é que um dos atacantes inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024 sequer estará à disposição do técnico Menta. O motivo? Foi chamado por Dorival Júnior para abrir o ano já integrado ao elenco profissional desde a pré-temporada.

Estamos falando de William Gomes. O atacante de 17 anos fez sua estreia como profissional ao lado de Talles Wander, de 20 anos, na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Rio de Janeiro, pelo Brasileirão. Foi tão bem, que ficou. A ideia de Dorival é observá-lo nos treinos e, a partir daí, dar mais espaço para ele nas partidas do Campeonato Paulista.

Mas isso não significa que o ataque do São Paulo na Copinha não tenha lá seus destaques. Tem, e como. É o casos de Henrique – outro jogador que fez treinos no profissional ainda em 2013. Mas o grande nome, mesmo, é Ryan Francisco, um fenômeno nas categorias de base do Tricolor.

Ryan Francisco tem números melhores que os de Endrick

Aos 17 anos recém-feitos, Ryan Francisco estreia na Copinha sob a expectativa de quem é hoje a grande promessa das categorias de base do São Paulo. Um título que ele construiu à base de muitos gols ao longo desta temporada. O atacante foi o artilheiro disparado do Paulistão da categoria.

Até aí, tudo bem. Mas o que chama atenção é que seus números na competição foram melhores até do que os de Endrick. Ryan encerrou o estadual com 28 gols em 20 partidas – média de 1,4. O atacante do rival e da Seleção teve média de 1,3 gol por partida quando disputou a competição em 2022. Não é à toa, que o São Paulo assinou contrato com o jovem e estipulou multa de 60 milhões de euros. O vínculo vai até janeiro de 2026.

Destaque do time sub-17, Henrique furou fila e é alvo do Bayern (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Henrique desperta o interesse do Bayern

Atacante de velocidade e drible para atuar pelos lados do campo, Henrique é encantou Dorival por suas características, mas também pela maturidade que demonstra quando tem a bola dominada. Por isso que aos 17 anos, ele furou a fila no São Paulo. O jovem estreou no time sub-20 neste ano, em duelo com o Corinthians. E não demorou a ser integrado também ao elenco profissional para alguns treinos na reta final da temporada.

Trivela apurou, aliás, que não foi apenas o treinador que se encantou com Henrique. O Bayern de Munique enviou olheiros para observar o atacante de perto e o monitora há pelo menos seis meses. A informação é de que outros grandes clubes do futebol europeu também têm o jovem em seu radar. Por isso, O São Paulo estipulou multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 260 milhões) na assinatura do primeiro contrato profissional do jovem.

Veja a lista completa de inscritos do São Paulo

  • Goleiros: Leandro, Felipe Preis e João Pedro
  • Laterais: Igor, Basile, Guilherme Reis, Felipe e Miranda
  • Zagueiros: Andrade, Lucas Loss, Kauê, Ythallo, Igão e Osório
  • Meio-campistas: Brian, Iba, Negrucci, Luiz Henrique, Ferreira, Mateus Amaral, Palmberg e Guilherme Batista
  • Atacantes: Ryan Francisco, Caio, Henrique, William Gomes, Faisal, Paulinho, Thierry e Takada

Quando o São Paulo joga pela Copinha?

O São Paulo está no Grupo 7 da Copinha e fará toda a primeira fase em Araraquara, contra Porto Vitória-ES, Carajás-PA e Ferroviária-SP.

  • São Paulo x Porto Vitória-ES – 3 de janeiro (quarta-feira), às 19h30 (horário de Brasília)
  • Carajás-PA x São Paulo – 6 de janeiro (sábado), às 19h30 (horário de Brasília)
  • Ferroviária x São Paulo – 9 de janeiro (terça-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo