Brasileirão Série A

Entenda por que Dorival não deve dar chances a novos garotos do São Paulo no Brasileirão

Limite de inscrições no Brasileirão impossibilita que mais jovens façam a estreia pelo time profissional do São Paulo

Os garotos William Gomes, de 17 anos, e Talles Wander, de 20, saíram do Maracanã realizados mesmo com a derrota por 1 a 0 do São Paulo para o Fluminense, na última quarta-feira (22), em partida atrasada da 32ª rodada do Brasileirão. Foram apenas alguns poucos minutos em campo, eternizados para os dois atacantes em suas estreias como profissionais do clube. Mas esta é uma experiência que nem todos os jovens promovidos recentemente por Dorival Júnior vão ter.

Nem mesmo se o treinador quiser, ele poderá escalar outros garotos made in Cotia nesta reta final de temporada em que o São Paulo já não briga lá por muita coisa no campeonato. Isso, devido ao limite de inscrições imposto no Campeonato Brasileiro.

O regulamento da competição em 2023 permite no máximo 50 atletas inscritos até o dia 25 de agosto. Os clubes também poderiam fazer um total de oito alterações até o dia 15 de setembro. Ou seja: há mais de dois meses, não há possibilidade de nova inscrição ou mudança na lista de atletas no Campeonato Brasileiro.

– Outros (garotos) estão trabalhando conosco, mas o número de inscrições é limitado ao início da competição e não tem possibilidade de estarem atuando ou na expectativa de uma entrada na partida, justamente porque ficam fora desse número de inscritos – afirmou o técnico Dorival Júnior entrevista coletiva após a partida contra o Flu.

Os outros garotos citados pelo técnico são os atacantes Henrique (sub-17), João Adriano e Maioli (ambos do sub-20). Os três passaram a treinar com o elenco profissional durante a Data Fifa, mas não estão na lista de inscritos do São Paulo disponibilizada no site da CBF. Dos seis jogadores promovidos por Dorival recentemente, Caio Matheus é outro que pode ganhar minutos. Ele, inclusive, já estreou e fez gol pelo time principal no ano passado.

A lista conta ainda com outros jovens que não foram integrados por Dorival, mas que estão inscritos. É o caso de Ryan Francisco, atacante do sub-17 que é a grande sensação das categorias de base do clube. Os goleiros João Pedro (sub-17), Leandro (sub-20), o zagueiro Ythallo (sub-20), o lateral-esquerdo Marques Rickelme (sub-17) e os meio-campistas Iba Ly (sub-20) e Fumaça (sub-17) são outros jovens inscritos pelo clube. Além, claro, de atletas que já estrearam pela equipe principal.

Os planos de Dorival para os garotos

Dorival encheu William Gomes e Talles Wander de elogios após a estreia no Maracanã. Mas o plano do treinador não era utilizá-los tão cedo na equipe principal. o seu planejamento ideal do treinador era observar mais os garotos nos treinamentos antes de dar chances na equipe. A ideia é primeiro preparar os jovens e fazê-los entender os movimentos do time dentro de campo antes de inseri-los no ambiente das partidas.

O técnico, aliás, se disse “forçado” a utilizar os garotos devido aos desfalques para o jogo contra o Fluminense. O São Paulo foi a campo com um total de 13 baixas no Maracanã. Por isso, os dois garotos foram relacionados, assim como Negrucci, que não entrou em campo.

– Não seria o ideal. Prefiro observá-los em treinamentos, para aí sim, quando adaptados a todos os processos da equipe, lançá-los. Tivemos que lançá-los por conta do número de jogadores fora. Para o próximo, são mais três. Isso tira a possibilidade de ser natural. Eles vieram, trabalharam muito pouco para estar em campo e mesmo assim, deram uma excelente resposta – elogia Dorival.

“Eles foram muito bem. Cada um com suas características, particularidades. Dois garotos que prometem. Mostram que têm suas qualidades, quando desenvolvidas, podem estar atuando”. (Dorival, sobre William e Talles)

Os dois garotos podem ter nova chance na equipe já neste domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), quando o São Paulo recebe o Cuiabá no Morumbi pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor ocupa a décima colocação na tabela de classificação, com 46 pontos.

Os últimos jogos do São Paulo no Brasileirão

  • São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada – domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Bahia x São Paulo – 36ª rodada –quarta-feira (29) , às 19h (horário de Brasília);
  • Atlético-MG x São Paulo – 37ª rodada – data e horário a definir
  • São Paulo x Flamengo – 38ª rodada – data e horário a definir
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo