Brasil

São Paulo ainda confia (mas não muito) que James irá render pelo clube e afasta proposta do exterior

Presidente Julio Casares garante não ter recebido proposta por James Rodríguez e conta com o meia

James Rodríguez não atuou na vitória por 2 a 1 do São Paulo sobre o Corinthians, nesta terça-feira (30), pelo Campeonato Paulista, que encerrou o tabu de nunca ter vencido um Majestoso na Neo Química Arena em quase dez anos. Aliás, muito longe disso: ele sequer esteve no estádio e ainda nem foi inscrito pelo clube no estadual. E mesmo assim, o colombiano foi assunto nos bastidores do clube após um resultado inédito e histórico.

O motivo para isso começa na própria ausência de um jogador no qual o São Paulo aposta muito em um jogo tão emblemático e acaba no interesse do Besiktas, da Turquia, em sua contratação. Conforme o portal ge, o clube turco estuda fazer uma proposta para tirar James do Tricolor. Algo que foi rechaçado pelo presidente Julio Casares.

O mandatário garantiu que não recebeu nenhuma proposta pelo colombiano nos últimos dias. E ainda afirmou (sem lá muita ênfase) que a ideia do São Paulo é manter James ao menos até o final do ano, que é quando acaba também seu contrato com o clube.

– Agora, não chegou proposta nenhuma. Se chegar, vamos analisar. Se for boa para o jogador, tudo é um contexto. Mas hoje ele é jogador do São Paulo, e amanhã quero ver ele treinando, correndo no CT. A ideia é mantê-lo. A gente nunca sabe o que vai acontecer, uma proposta… Não tem nenhuma proposta. Mas chegando uma proposta, será avaliado, discutido. Não seria diferente com ele. Mas não chegou proposta. – garantiu Casares.

São Paulo confia (mas não muito) em adaptação de James

As entrelinhas do discurso do presidente mostram que o São Paulo já não mantém o mesmo otimismo e a mesma confiança que James irá deslanchar pelo clube. No final do ano passado, o colombiano chegou a deixar seu futuro aberto para 2024 em uma entrevista ao portal ge. Fontes da diretoria consultadas pela Trivela à época garantiram que contavam com o meia para esta temporada e que confiavam (muito) que este seria o ano de James.

– Não recebemos nenhuma proposta. Ele tem contrato com o São Paulo. Tem treinado. Está se adaptando ao futebol brasileiro. Se ele vai jogar, é uma questão técnica. É um grande profissional. Amanhã, vai estar trabalhando. Está trabalhando muito. Uma hora pode acontecer de ele ter um resultado melhor dentro da visão da comissão técnica. Quem escala não é o técnico, nem a comissão técnica. É o atleta – ressalta Casares.

O que incomodou James em 2023

Se a diretoria diz que não descarta analisar propostas por James, a verdade é que o colombiano passou, sim, por um momento de insatisfação desde que chegou ao clube. Após chegar cercado de expectativa e nos braços do povo e ser apresentado a milhares de são-paulinos no Morumbi, o meia foi apenas opção de Dorival Júnior no banco de reservas para os jogos da final da Copa do Brasil. A ponto de ser campeão sem sequer entrar em campo.

Ficar fora dos principais jogos da temporada incomodou o colombiano e o deixou com certas dúvidas sobre que papel exercerá no elenco. O meia quer ficar para jogar e poder corresponder à expectativa que cercou a sua contratação.

– Fiquei bravo porque gosto de jogar. Gosto de jogar qualquer jogo, seja uma final, um Brasileirão, gosto de jogar sempre. Então foi por isso que fiquei bravo, mas fiquei feliz porque o time ganhou, o clube achou uma Copa que não tinha ganho em toda sua história – admitiu o meia.

Julio Casares garante que São Paulo não recebeu propostas por James (IconSport)

James deve viajar para a Supercopa

Enquanto busca a melhor condição física neste início de temporada, James Rodríguez sequer está inscrito pelo São Paulo no Campeonato Paulista. A expectativa é de que ele esteja à disposição e integre a viagem rumo a Belo Horizonte para a Supercopa. Mas isso não é uma certeza. O meia ainda será avaliado pela comissão técnica. Atualmente, o colombiano cumpre uma rotina de controle de carga nos treinamentos. Ele já foi integrado ao elenco nos trabalhos do dia a dia.

– Eu não posso te afirmar se ele já está condicionado para participar do elenco que viaja para Belo Horizonte, mas essa semana ele já treinou com o grupo. Já veio se sentindo melhor em relação ao controle de carga, ele está muito próximo de todos. Agora vai muito mais do feedback do atleta, então a gente precisa respeitar isso em relação a parte clínica, física e a técnica. Talvez ele precise de jogo para atingir o seu melhor momento, mas a gente precisa respeitar o momento onde o James se sinta seguro para atuar – afirma Carpini.

Próximos jogos do São Paulo

  • Palmeiras x São Paulo – Supercopa do Brasil – domingo, 04 de fevereiro, 16h00 (horário de Brasília)
  • São Paulo x Água Santa – Campeonato Paulista – quarta-feira, 07 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília)
  • Ponte Preta x Corinthians – Campeonato Paulista – sábado, 10 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo