Copa do Brasil: James pode conquistar 1º título pelo São Paulo sem jogar um minuto sequer
Astro colombiano, James Rodríguez ainda não entrou em campo pelo São Paulo na Copa do Brasil
James Rodríguez está a 90 minutos de conquistar seu primeiro título com a camisa do São Paulo, menos de dois meses após desembarcar na capital paulista nos braços do povo. Basta segurar um empate com o Flamengo neste domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, para o Tricolor ser campeão inédito da Copa do Brasil.
Erguer uma taça assim, com tão pouco tempo de clube, faz jus às expectativas que sua contratação despertou nos são-paulinos. Mas a verdade é que James pode ser campeão sem entrar em campo por um minuto sequer na campanha do São Paulo na competição.
Mesmo com toda a pompa de sua contratação, o meia não é cotiado para ser titular do Tricolor nas grandes decisões da temporada. O motivo para isso é a questão física. Como ficou quatro meses sem atuar, o colombiano segue abaixo dos demais companheiros de elenco.
Na Copa do Brasil, o colombiano foi inscrito a tempo do jogo da volta da semifinal contra o Corinthians, no Morumbi. O Tricolor venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga na final, mas o colombiano não foi utilizado por Dorival. O mesmo aconteceu no último domingo (17). Ele ficou no banco de reservas durante a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, no duelo de ida da decisão.
Nos dois casos, ele não entrou em campo também por questões táticas. O Tricolor precisou de intensidade e combatividade para segurar resultados durante o segundo tempo das duas partidas. Por isso, Dorival optou por jogadores em níveis físicos mais elevados e também com características mais defensivas.
Das decisões até agora, James só entrou em campo no duelo com a LDU, pelas quartas de final da Sul-Americana. Na ocasião, o São Paulo precisava se lançar ao ataque para buscar ao menos um gol. O meia deu a assistência para Arboleda marcar o gol que levou a decisão para os pênaltis, mas desperdiçou a cobrança que resultou na eliminação da equipe.
O colombiano foi titular entre os reservas na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, na última quarta-feira (20), pelo Brasileirão. Nesta partida, ele marcou seu primeiro gol com a camisa do São Paulo. E teve um indicativo de que não está entre as prioridades de Dorival. O treinador afirmou que fez trocas durante o jogo para preservar jogadores mais importantes para a final. James atuou os 90 minutos.
– Acho que estou feliz por fazer o primeiro gol, mas triste porque o time perdeu. Temos quatro dias para um jogo muito importante. Eu acho que o time fez uma grande partida, mas hoje não tivemos sorte – disse o colombiano após a partida.
Por que James não é titular?
James ainda não é titular do São Paulo por conta da questão física. A avaliação da comissão técnica é de que o jogador ainda precisa evoluir para chegar aos níveis ideais de ritmo de jogo e também de intensidade. A palavra do momento para o colombiano é “paciência”.
– O James está readquirindo uma melhor condição. O Alexandre vem de uma lesão muito séria que o tirou de campo por um bom tempo. Temos que ter um pouco de paciência e entendimento de que eles não voltarão a ser o que já foram se não alcançarem uma sequência. Para essa sequência acontecer, temos que tê-los na melhor condição possível, e isso que estamos tentando fazer – disse Dorival, na entrevista coletiva, em uma pergunta também sobre Alexandre Pato.
“Estou bem. Estou pronto para ajudar sempre. Seja qualquer jogo. Seja no Brasileirão, na Copa do Brasil”. (James Rodríguez)
James receberá medalha se não jogar?
A resposta para esta pergunta é: sim. No regulamento específico da competição, a CBF garante que o campeão receberá o troféu da Copa do Brasil e 50 medalhas de ouro a ser distribuídas entre jogadores, comissão técnica e diretoria. No texto, não há uma menção sequer sobre necessidade de entrar em campo para ser considerado campeão.
A um empate do título inédito
O São Paulo venceu o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0. Por isso, o Tricolor joga por um empate contra o Flamengo neste domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, para conquistar o título inédito da Copa do Brasil. Caso o Tricolor perca por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.