Brasileirão Série A

James some na final e vira atração em time alternativo do São Paulo contra o Fortaleza

James Rodríguez ainda não alcançou condição de titular e ficou fora de decisões contra Corinthians e Flamengo na Copa do Brasil

Na semana em que o São Paulo decide o ano, James Rodríguez deve ser a grande referência da equipe em campo. E por incrível que pareça, não estamos falando do jogo da volta da final da Copa do Brasil, no domingo (24), às 16h (horário de Brasília), contra o Flamengo, no Morumbi. O colombiano é atração provável na equipe alternativa armada por Dorival Júnior para receber o Fortaleza em casa nesta quarta-feira (20), às 21h45, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Às vésperas da grande decisão que vale o título inédito ao Tricolor, o treinador deve preservar todos os titulares da partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O técnico deixou claro em sua entrevista coletiva no último domingo que os jogadores sentiram bastante o desgaste durante a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, também pela exigência da partida anterior – a derrota por 2 a 1 para o Inter no Beira-Rio. Dorival chegou a dizer que precisava de mais de cinco substituições na partida.

James ausente nas principais decisões

Quem não sentiu o desgaste no Maracanã foi James Rodríguez. Após desembarcar com status de jogador capaz de mudar o patamar da equipe, o colombiano ainda não é cogitado para ser titular do São Paulo nas grandes decisões da temporada. No domingo, ele sequer entrou em campo na final contra o Flamengo. O mesmo ocorreu na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians na semifinal.

O motivo para as ausências pode ser por questões táticas. Nas duas partidas, o Tricolor precisou de intensidade e combatividade para segurar resultados durante o segundo tempo. Por isso, Dorival optou por jogadores em níveis físicos mais elevados e também com características mais defensivas.

Das decisões até agora, James só entrou em campo no duelo com a LDU, pelas quartas de final da Sul-Americana. Na ocasião, o São Paulo precisava se lançar ao ataque para buscar ao menos um gol. O meia deu a assistência para Arboleda marcar o gol que levou a decisão para os pênaltis, mas desperdiçou a cobrança que resultou na eliminação da equipe.

 

Por que James ainda não é titular?

O meia chegou ao clube em agosto, vindo de um longo período de quatro meses sem atuar, desde que rescindiu com o Olympiacos, da Grécia, em abril. A avaliação da comissão técnicanaà época era de que o atleta estava em níveis físicos e de intensidade bem abaixo do ideal. Algo encarado com total naturalidade, justamente por conta do tempo sem jogar.

Desde então, Dorival e os demais profissionais do departamento de futebol prepararam um cronograma especial para “acelerar” o processo de recondicionamento para que o meia chegasse o quanto antes aos parâmetros ideais. Uma das estratégias para isso foi dar minutos em campo nas partidas pelo Brasileirão, para que o meia adquirisse ritmo de jogo. Ele ainda segue em busca das condições ideais para brigar pela titularidade.

 
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por James Rodríguez (@jamesrodriguez10)

Antes da Data Fifa, o técnico Dorival Júnior afirmou que a pausa no calendário seria benéfica para ter o meia em plenas condições nas decisões. James foi convocado pela seleção colombiana. Atuou 15 minutos na vitória sobre a Venezuela e 32 no empate com o Chile.

– Não tenha dúvidas. Nós tínhamos consciência de que estava mais tempo parado. É natural que leve um tempo, até porque jogadores se ambientam e se adaptam pelas características próprias que possuem. Temos que ter calma, é um cara que vem lutando e brigando muito para poder estar em totais condições o mais rápido possível. E vai fazer de tudo para que possa acelerar ainda mais esse processo – ressaltou o técnico.

Dorival irá preservar forças

Dorival definiu a equipe titular para esta quarta-feira durante o treino na véspera da partida, pela manhã, no CT da Barra Funda. Além de James, a equipe reserva deve ter Alexandre Pato, que ficou fora até do banco de reservas na partida contra o Flamengo no Maracanã.

Há ainda uma pequena indefinição sobre Luciano. O camisa 10 foi reserva e entrou no segundo tempo contra o Flamengo. Resta saber se iniciará a partida, ou ficará como opção no banco de reservas, por precaução para o domingo.

Escalação provável do São Paulo contra o Fortaleza:

Jandrei; Nathan, Alan Franco, Diego Costa e Welington; Luan, Gabi (Jhegson Méndez), Michel Araújo, James Rodríguez e Luciano (David); Alexandre Pato.

São Paulo a um empate do título inédito

Com a vitória, o São Paulo está a um empate do título inédito da Copa do Brasil. O jogo da volta está marcado para o próximo domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi. Antes, o Tricolor recebe o Fortaleza em casa na nesta quarta (20), às 21h30, pelo Brasileirão.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo