Brasil

São Paulo analisa ‘plano B’ antes de ir ao mercado para resolver carência

Clube quer que Zubeldía avalie possibilidade de reintegrar Liziero e Jhegson Méndez ao elenco

Primeiro, o São Paulo perdeu Pablo Maia devido a uma complicada lesão na perna esquerda. Agora, Damián Bobadilla, seu substituto no meio-campo, virou desfalque por pelo menos um mês para a disputa da Copa América pelo Paraguai. A posição de volante virou problema para Luis Zubeldía, enquanto a diretoria ainda busca alternativas para solucioná-lo.

O clube procura uma reposição à altura de Pablo Maia no mercado. O pensamento não é apenas voltado aos dois meses que restam ao volante de recuperação da cirurgia para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda. O Tricolor inicia as movimentações também como forma de se prevenir a uma provável venda de seu titular absoluto.

Com Matheus Henrique, do Sassuolo, como principal alvo, a diretoria enfrenta dificuldades para encontrar um nome à altura de Pablo Maia em um negócio que seja adequado à situação financeira do clube. Por isso, os dirigentes têm dois planos alternativos para repor as baixas no setor.

Zubeldía cogita reintegrar Liziero e Jhegson Méndez

O departamento de futebol são-paulino preparou vídeos com lances e informações de dois jogadores que pertencem ao Tricolor e estavam emprestados a outros clubes. A ideia é que Luis Zubeldía avalie Liziero e Jhegson Méndez para definir se irá reintegrá-los ao elenco.

— Temos uma reunião marcada para debater possíveis chegadas e saídas. Eu, pessoalmente, pedi para o nosso departamento preparar vídeos tanto do Méndez quanto do Liziero para apresentar ao Zubeldía — disse o diretor de futebol Carlos Belmonte, em entrevista aos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tirone.

A Trivela apurou que o retorno de Liziero é praticamente garantido. O volante está de volta ao Brasil após o fim de seu empréstimo ao Yverdon, da Suíça. Por lá, o meio-campista colecionou bons números.

Liziero atuou em 29 partidas, com três gols marcados e cinco assistências. As estatísticas de desarmes, bolas recuperadas e passes decisivos também comprovam que ele foi bem em sua passagem pelo clube.

“Acho que o Liziero seria muito útil para a gente. O Liziero focado… A informação que tenho é que está bem fisicamente. Ele joga pelo lado esquerdo e pode fazer essa parceria com o Alisson. O grande problema do Liziero, ao meu ver, é que ele oscila muito. E isso eu já disse para ele” (Carlos Belmonte, diretor do São Paulo).

Jhegson Méndez, por sua vez, teve uma passagem com números bem mais tímidos em seu empréstimo ao Elche, clube, da Segunda Divisão do Campeonato Espanhol. O equatoriano atuou apenas quatro vezes pela equipe, com um total de 302 minutos em campo. Não à toa, os espanhóis não irão exercer a opção de compra de 2,3 milhões de euros prevista no contrato.

Antigo titular sob o comando de Rogério Ceni, Méndez perdeu espaço no São Paulo de Dorival Júnior. Tanto que ele sequer se apresentou com o elenco no início desta temporada. Agora, o volante terá chance de provar seu valor a Zubeldía.

O Méndez foi volante do Equador na Copa do Mundo. Joga mais centralizado, mais atrás, vem buscar mais a bola entre os zagueiros. O Dorival tentou implementar jogar lado a lado, mas teve dificuldade. Acho ele um grande jogador”. (Carlos Belmonte, diretor do São Paulo)

Méndez não deixou saudades no São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Matheus Henrique distante

Enquanto avalia os planos alternativos para suprir a carência no elenco, o São Paulo enfrenta dificuldades na busca por seu principal alvo no mercado. O Sassuolo pede alto para liberar Matheus Henrique, e o Tricolor ainda vê o Cruzeiro entrar forte na briga pelo volante.

Zubeldía tem apenas dois volantes e garotos à disposição

Sem Pablo Maia e Bobadilla, Zubeldía conta com Alisson e Luiz Gustavo para formar a dupla de volantes na retomada do Brasileirão, na próxima quinta-feira (13), contra o Inter. Galoppo passou a atuar como segundo volante com o treinador e também é alternativa para a equipe.

Além disso, o argentino tem à disposição alguns garotos que ainda não entraram em campo sob o seu comando. São os casos de Negrucci e Iba Ly, dois destaques do Tricolor na Copinha deste ano.

Os próximos três jogos do São Paulo:

  • Inter x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira, 13 de junho, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura);
  • Corinthians x São Paulo — Brasileirão — domingo, 16 de junho, às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (TV por assinatura);
  • São Paulo x Cuiabá — Brasileirão — quarta-feira, 19 de junho, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo