Brasil

Matheus Henrique quer voltar ao Brasil e tem três clubes interessados

Cruzeiro, Grêmio e São Paulo têm interesse em volante que deseja deixar o Sassuolo

O rebaixamento do Sassuolo à segunda divisão do Campeonato Italiano deve fazer Matheus Henrique mudar de ares a partir do segundo semestre de 2024. O meio-campista não pretende ficar no clube italiano para a disputa da Série B na próxima temporada e vê com bons olhos um retorno ao Brasil.

Um desejo motivado pelo interesse de ao menos três clubes brasileiros em sua contratação. Conforme apurado pela Trivela, Cruzeiro, Grêmio e São Paulo já fizeram sondagens ao estafe do atleta nos últimos dias e estão dispostos a abrir negociações pelo volante.

Até o momento, nenhuma das três equipes apresentou proposta, ou iniciou, de fato, as tratativas de um negócio que não deve ser simples. Mesmo com o desejo de Matheus Henrique de deixar o clube, o Sassuolo deve fazer jogo duro para liberar o jogador.

Isso, porque o clube italiano investiu 10 milhões de euros para tirar o jogador do Grêmio em 2021. Desde então, o atleta se firmou como titular absoluto da equipe. Inclusive, teve destaque na última temporada mesmo com o rebaixamento do Sassuolo. Matheus Henrique atuou em 32 jogos, com dois gols marcados e três assistências.

São Paulo quer reposição a Pablo Maia

O São Paulo tem interesse no volante como reposição para Pablo Maia. Titular absoluto da equipe, o volante se recupera de uma lesão na perna esquerda e será desfalque para Luis Zubeldía por pelo menos dois meses. O técnico Luis Zubeldía, aliás, gosta muito do futebol de Matheus Henrique e é um entusiasta de sua contratação.

Sem Pablo maia, o treinador tem optado por Bobadilla no time titular. Mas o paraguaio também será desfalque por pelo menos um mês após ter sido convocado para a disputa da Copa América. Luiz Gustavo deve suprir sua ausência para formar dupla com Alisson.

Enquanto as negociações não avançam, o clube também já se previne de possíveis desfechos negativos. Para suprir a lacuna no elenco, Liziero deve ser reintegrado após passagem pelo Yverdon, da Suíça.

Volante é prioridade de Seabra no Cruzeiro

O Cruzeiro, por sua vez, deve entrar pesado na disputa pelo volante ex-Grêmio. A posição é uma das prioridades do técnico Fernando Seabra para a janela de transferências da metade do ano. Conforme apurado pela Trivela, o CEO Alexandre Mattos pretende se reunir com o Sassuolo em breve para negociar a contratação de Matheus Henrique.

Matheus Henrique está na mira de Cruzeiro, Grêmio e São Paulo mesmo após rebaixamento na Itália (Foto: IconSport)

Relação com Renato é trunfo do Grêmio

O Grêmio também tem o seu prata da casa no radar e conta com a relação de Matheus Henrique com Renato Portaluppi como trunfo em uma eventual negociação. Lançado pelo treinador, o meio-campista foi titular absoluto e peça-chave do elenco entre 2019 e 2021, quando foi negociado com o Sassuolo. Pelo Tricolor, o volante foi tetracampeão gaúcho e soma ao todo 136 jogos e 13 gols marcados.

Após iniciar sua trajetória nas categorias de base do São Caetano, Matheus sempre foi lapidado pelo Grêmio como sucessor de Arthur no meio-campo. Com tanto destaque, o volante foi campeão olímpico com a seleção brasileira nos jogos de Tóquio e chegou a ser convocado por Tite para a Seleção principal.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo