Brasil

São Paulo monitora mercado, mas Zubeldía não tem pressa por substituto para Pablo Maia

Técnico quer observar elenco antes de definir se São Paulo irá buscar novo volante no mercado

O São Paulo monitora o mercado em busca de alternativas para suprir a ausência de Pablo Maia no meio-campo. Titular absoluto, o volante passou por cirurgia para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda no dia 1º de maio e será desfalque da equipe por ao menos três meses. Uma ausência de peso, mas que não demanda pressa ou urgência do clube para contratar uma reposição.

E essa postura parte do técnico Luis Zubeldía. O treinador pediu um tempo à diretoria para observar melhor as opções que tem à disposição no elenco antes de definir alvos para uma investida no mercado. O Tricolor mantém a posição de volante no radar, também como precaução em caso de uma saída de Pablo Maia. Convocado recentemente para a Seleção, o jovem é o jogador mais valorizado do elenco.

De imediato, o comandante vê seu plantel dar boa resposta dentro de campo. A começar por Alisson, remanescente da dupla titular no meio-campo. O técnico está encantado com o futebol do volante Alisson e já derramou elogios públicos a ele.

Sem Pablo Maia, Zubeldía opta por Damián Bobadilla para suprir a ausência no meio-campo. O paraguaio foi titular no empate em 0 a 0 com o Palmeiras e no triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, no último domingo (5). Além deles, Luiz Gustavo, Iba Ly e Negrucci são alternativas para a função no elenco. O treinador também já usou Galoppo como segundo volante.

Zubeldía confia no potencial do elenco

A ideia de observar as peças que tem à disposição não vale apenas para o caso da ausência de Pablo Maia. Desde que chegou, o argentino afirmou de imediato que só pensará em reforçar o plantel em um segundo momento, provavelmente com a proximidade da abertura da segunda janela de transferências do ano, entre 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024. O treinador quer primeiro ter impressões mais concretas sobre o potencial de cada jogador, a partir de avaliações em jogos e no dia a dia de treinamentos. Logo que assumiu o cargo, a resposta que Zubeldía deu à diretoria é de que o elenco oferece a qualidade e as condições necessárias para desempenhar seu trabalho.

— Hoje seria inoportuno falar que me faz falta um ou outro jogador. Primeiro, que não conheço a totalidade dos jogadores. Depois, vou terminar de conhecer no dia a dia. Eu acho que o plantel está muito bem formado. E a partir daí, os jogadores têm que fazer sua parte para estar o melhor possível, a comissão técnica fazer sua parte, e os dirigentes também. A priori, me parece que o elenco está mais do que bem. Por isso que aceitei — disse o treinador em sua entrevista coletiva de apresentação.

Ainda sem Pablo Maia, o São Paulo deve ter novamente Damián Bobadilla como titular na partida contra o Cobresal, nesta quarta-feira (8), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Municipal de Calama, no Chile, pela Libertadores. Quem também é ausência na viagem é James Rodríguez, mas por opção do técnico Luis Zubeldía.

Os próximos três jogos do São Paulo

  • Cobresal-CHI x São Paulo — Libertadores — quarta-feira, 8 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Paramount + (streaming)
  • São Paulo x Fluminense — Brasileirão — segunda-feira, 13 de maio, às 19h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • São Paulo x Barcelona-EQU — Libertadores — quinta-feira, 16 de maio, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada) e Star + (streaming)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo