Ultimas noticias de copa america

Copa América tira quatro jogadores do São Paulo, e acredite: podia ser até pior

Rafael, Ferraresi, Bobadilla e James Rodríguez devem desfalcar o São Paulo por pelo menos sete jogos no brasileirão

Após duas semanas de paralisação, o São Paulo retorna ao Campeonato Brasileiro neste domingo (2), quando enfrenta o Cruzeiro às 18h30 (horário de Brasília), no MorumBIS, em partida válida pela sétima rodada. Será um fim de tarde de reencontro com a principal competição nacional, mas também de despedida de três jogadores que disputarão a Copa América por seus respectivos países.

Ao todo, o Tricolor tem quatro jogadores convocados para a disputa da competição continental nos Estados Unidos. O goleiro Rafael (Brasil), o zagueiro Ferraresi (Venezuela),o volante Damián Bobadilla (Paraguai) e o meia James Rodríguez (Colômbia) estarão a serviço de suas seleções durante o próximo mês. A seleção paraguaia ainda não divulgou sua lista, mas o São Paulo trata a convocação de Bobadilla como uma certeza.

Destes, o único que não fará falta ao técnico Luis Zubeldía é o colombiano. Fora dos planos do treinador, James até já foi liberado pelo clube para se apresentar à Colômbia na última segunda-feira (27). O São Paulo, aliás, espera que a Copa América sirva de vitrine para que o meia atraia outras equipes interessadas em sua contratação.

Conforme apurado pela Trivela, o clube ainda não recebeu ofertas pelo jogador. O Celta de Vigo, da Espanha, tem interesse em contar com James, mas nos bastidores o São Paulo entende que a equipe espanhola não tem condições de arcar com os vencimentos do atleta.

São quatro convocados, e acredite: podia ser até pior

O São Paulo terá o desfalque de quatro jogadores por pelo menos um mês, e poderia ser até pior. Isso, porque Arboleda está fora da lista de convocados da seleção equatoriana para a Copa América.

Titular absoluto do São Paulo há alguns bons anos, o zagueiro é rosto conhecido e figura frequente na seleção do Equador. Segundo a imprensa local, a ausência na convocação é uma punição por um ato de indisciplina cometido por Arboleda e pelo meia-atacante Gonzalo Plata — que também não foi convocado — na Data Fifa de março. Ambos foram flagrados ao lado de Kendry Paes, que então tinha 16 anos, em uma boate de Nova Iorque.

Arboleda não foi convocado pela seleção equatoriana (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Por quantos jogos os convocados serão desfalques?

Com as convocações, os quatro jogadores serão desfalques do São Paulo por pelo menos sete partidas. A Copa América começa apenas no final de junho, mas os atletas já estarão à disposição de suas respectivas seleções para o período de preparação a partir da próxima semana.

As partidas em que o quarteto desfalcará o São Paulo*

  • 13/06 — 8ª rodada — Inter x São Paulo
  • 16/06 — 9ª rodada — Corinthians x São Paulo
  • 19/06 — 10ª rodada — São Paulo x Cuiabá
  • 22/06 — 11ª rodada — Vasco x São Paulo
  • 27/06 — 12ª rodada — São Paulo x Criciúma
  • 30/06 — 13ª rodada — São Paulo x Bahia
  • 03/07 — 14ª rodada — Athtletico-SP x São Paulo
  • 06/07 — 15ª rodada — São Paulo x Red Bull Bragantino
  • 10/07 — 16ª rodada — Atlético-MG x São Paulo***
    *As partidas da 14ª e da 15ª rodadas foram adiadas
    **Desfalque apenas se suas seleções chegarem às quartas de final
    ***Desfalque apenasse suas seleções chegarem à semifinal

Após adiar duas rodadas do Brasileirão por conta da tragédia no Rio Grande do Sul, a CBF anunciou a retomada do Campeonato Brasileiro na terça-feira (21) e fez novas alterações para a sequência da competição. Até o momento, foram divulgados apenas datas e horários de partidas da sétima, da oitava e da nona rodadas.

A tabela oficializada pela entidade conta apenas com datas marcadas até a 15ª rodada. . Por esta previsão, cada convocado pode perder até nove jogos, caso as suas seleções cheguem ao menos à semifinal da Copa América. Se uma das seleções for eliminada nas quartas de final, serão oito partidas de ausência.

> Os próximos três jogos do São Paulo:

  • São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão — domingo, 2 de junho, às 18h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura);
  • Inter x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira, 13 de junho, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura);
  • Corinthians x São Paulo — Brasileirão — domingo, 16 de junho, às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (TV por assinatura).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo