Copa América 2024

Veja quantos jogos Rafael pode perder no São Paulo após convocação para Copa América

Convocado por Dorival Júnior para o lugar de Éderson, goleiro deve perder ao menos sete jogos

O São Paulo pode se orgulhar de ter um representante na seleção brasileira em uma competição oficial depois de oito anos após Rafael ter sido convocado por Dorival Júnior para a disputa da Copa América. Trata-se de um reconhecimento para o goleiro, um dos destaques da equipe desde o ano passado. Mas a convocação também transformará o camisa 23 em desfalque para o técnico Luis Zubeldía por pelo menos sete jogos. E podem ser até nove partidas de ausência, caso o Brasil chegue à final.

Rafael foi chamado pelo ex-treinador do Tricolor no último domingo (19) para substituir Éderson na relação de 26 jogadores que defenderão a Seleção na Copa América. Titular de Dorival, o goleiro sofreu uma fratura no rosto na última terça-feira (14) e desfalcou o Manchester City na última rodada da Premier League. Após a Conmebol aumentar o limite de inscritos na competição, Dorival Júnior convocou Bremer, da Juventus, Éderson, da Atalanta, e Pepê, do Porto, para completar a lista inicial de 23 atletas, divulgada no início do mês.

— Todos os atletas, independente do momento das convocações, chegam em igualdade de condições para disputar e brigar por uma posição dentro da equipe titular — afirmou Dorival Júnior em vídeo postado pela CBF para divulgar os novos convocados.

Rafael já havia sido uma das surpresas de Dorival Júnior em sua primeira lista de convocados pela seleção brasileira. Bento foi o titular, e o goleiro são-paulino ficou no banco de reservas em dois amistosos disputados na Europa: a vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra em Wembley e o empate em 3 a 3 da Espanha no Santiago Bernabéu.

Rafael desfalca o São Paulo por pelo menos sete jogos

Com a convocação, Rafael será desfalque do São Paulo por pelo menos sete partidas. Ele fica à disposição do técnico Luis Zubeldía por mais três jogos. O goleiro atuará contra o Águia de Marabá na próxima quinta-feira (23), pela Copa do Brasil, contra o Talleres, na semana seguinte, pela Libertadores, e faz sua despedida no clássico com o Corinthians, marcado para 2 de junho, na Neo Química Arena, pela 9ª rodada do Brasileirão.

Os jogadores que atuam no Brasil são esperados pela CBF para se apresentar à Seleção em Orlando, nos Estados Unidos, no dia 3 de junho. A equipe de Dorival Júnior enfrenta o México no dia 8 de junho e depois os Estados Unidos, em 12 de junho, em dois amistosos antes da estreia na Copa América, marcada para 24 de junho.

Até o momento, a CBF divulgou a tabela do Brasileirão apenas com datas previstas das partidas a partir da 10ª rodada. Por esta previsão, Rafael será desfalque do São Paulo por ao menos sete jogos no Campeonato Brasileiro. O número sobe para nove, caso a Seleção chegue ao menos à semifinal da Copa América. Caso o Brasil seja eliminado nas quartas de final, serão oito jogos de ausência.

Mas a quantidade de partidas pode ser ainda maior. A entidade ainda não decidiu quando serão realizadas as duas rodadas adiadas do Campeonato Brasileiro por conta da tragédia no Rio Grande do Sul. As partidas contra Cruzeiro e Internacional foram postergadas, sem previsão de quando serão realizadas. Caso elas sejam remarcadas para o período da Copa América, Rafael pode ser desfalque por até 11 jogos.

As partidas em que Rafael desfalcará o São Paulo

  • 12/06 — São Paulo x Cuiabá
  • 15/06 — Vasco x São Paulo
  • 19/06 — São Paulo x Criciúma
  • 22/06 — São Paulo x Bahia
  • 26/06 — Athletico x São Paulo
  • 29/06 — São Paulo x Bragantino
  • 03/07 — Atlético-MG x São Paulo
  • 06/07 — São Paulo x Grêmio*
  • 10/07 — Juventude x São Paulo**
    *Desfalque apenas se a Seleção chegar às quartas de final
    **Desfalque apenas se a Seleção chegar à semifinal

> Os convocados por Dorival Júnior

Goleiros:

Alisson (Liverpool)
Bento (Athletico)
Rafael (São Paulo)

Laterais:

Danilo (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Yan Couto (Girona)
Wendell (Porto)

Zagueiros

Beraldo (PSG)
Bremer (Juventus)
Éder Militão (Real Madrid)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)

Meio-campistas

Andreas Pereira (Fulham)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Ederson (Atalanta)
João Gomes (Wolverhampton)
Lucas Paquetá (West Ham)

Atacantes

Endrick (Palmeiras)
Evanílson (Porto)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Pepê (Porto)
Raphinha (Barcelona)
Rodrygo (Real Madrid)
Savinho (Girona)
Vini Jr. (Real Madrid)

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo