Quem pode se sentir injustiçado com a convocação do Brasil para a Copa América?
Dorival Júnior divulgou a lista dos 23 jogadores da Copa América, e, como de costume, alguns nomes podem se sentir injustiçados
Nesta sexta-feira (10), Dorival Júnior divulgou os 23 jogadores do Brasil convocados para a Copa América. O técnico manteve boa parte de sua primeira e única lista até então, quando venceu o amistoso contra a Inglaterra por 1 a 0, em Wembley, e empatou com a Espanha por 3 a 3, no Santiago Bernabéu. Confira abaixo os nomes que representarão a Amarelinha nos Estados Unidos:
Goleiros:
Alisson (Liverpool)*
Bento (Athletico)
Ederson (Manchester City)
Laterais:
Danilo (Juventus)
Guilherme Arana (Atlético-MG)*
Yan Couto (Girona)
Wendell (Porto)
Zagueiros
Beraldo (PSG)
Éder Militão (Real Madrid)*
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Meio-campistas
Andreas Pereira (Fulham)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Douglas Luiz (Aston Villa)
João Gomes (Wolverhampton)
Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes
Endrick (Palmeiras)
Evanílson (Porto)*
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Raphinha (Barcelona)
Rodrygo (Real Madrid)
Savinho (Girona)
Vini Jr. (Real Madrid)
*jogadores que são novidades em relação à primeira lista de Dorival
Alisson e Militão, por exemplo, não foram chamados em março por estarem machucados. Já Arana e Evanilson são as surpresas de Dorival, que gostou do que viu da dupla no Atlético Mineiro e no Porto, respectivamente. Como de costume, a convocação da Seleção Brasileira dividiu opiniões entre os torcedores, que apontaram possíveis nomes que poderiam disputar a Copa América.
Em meio a esse cenário, fica a pergunta: quem pode se sentir injustiçado com a convocação do Brasil para a Copa América? A Trivela listou alguns nomes abaixo.
Quem pode se sentir injustiçado com a convocação do Brasil?
Bremer
Talvez a grande ausência do Brasil para a Copa América seja Bremer, que está fazendo uma ótima temporada na Juventus, mas ficou sem vaga na lista de Dorival Júnior. Aliás, o zagueiro foi chamado pelo treinador para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, já que Gabriel Magalhães precisou ser cortado devido a uma lesão. O jogador de 27 anos atuou nos minutos finais em Wembley e ficou no banco no Bernabéu.
Aqui vale ressaltar que Bremer é um dos melhores jogadores da Velha Senhora, que não faz um bom 2023/24. O zagueiro é titular indiscutível com Massimiliano Allegri e uma verdadeira parede à frente de Szcesny. O brasileiro é o terceiro atleta da Juventus com mais passes certos na Serie A, com média de 45,9 por jogo, além de ter uma média de 4,1 cortes por partida. Os dados são do Sofascore.
Bremer fora da seleção é um escárnio!
Melhor zagueiro do campeonato italiano, vai pra terceira temporada seguida nesse status!
Mas os técnicos brasileiros odeiam o cara, po! pic.twitter.com/cUZK4ZxlzO
— Histórias da bola ⚽🏀 (@historiabola) May 10, 2024
Murillo
Ainda na defesa, outro nome aclamado nas redes sociais foi o de Murillo, que está em alta no Nottingham Forest. Em sua primeira temporada no futebol europeu, o zagueiro mostrou uma rápida adaptação à Premier League, além de maturidade, segurança e talento. Não à toa, o atleta de 21 anos poderia fazer parte do elenco da Seleção para a Copa América.
Xodó da torcida do Forest, Murillo nunca foi convocado pelo Brasil. Isso pode ter pesado na escolha de Dorival, que voltou a apostar em Beraldo, que foi fundamental em seu São Paulo campeão da Copa do Brasil em 2023. Desde janeiro, o zagueiro está no PSG, onde faz dupla de zaga com Marquinhos. O defensor da Premier League, por sua vez, terá que esperar uma próxima lista para realizar o sonho de vestir a Amarelinha.
O Murillo é o BRASILEIRO das TOP5 ligas europeias com mais ações defensivas (184) e cortes (106) em 2024
É um dos melhores zagueiros da PREMIER LEAGUE.
Ganhou música da torcida e é idolatrado no Nottingham Forest
Mas não foi convocado
A seleção brasileira é uma piada pic.twitter.com/4YStfFszuC
— rodriguesˢᶜᶜᵖ (@NJanfren) May 10, 2024
Ederson
No meio-campo, quem passou despercebido pelo técnico do Brasil para a Copa América é Ederson, que se tornou um dos alicerces da empolgante Atalanta. O volante tem como característica ir de uma área à outra, com ótima precisão no passe e visão de jogo diferenciada, ao mesmo tempo que contribui com a marcação e apresenta boas valências físicas. La Dea do jogador de 24 anos está na final da Liga Europa.
Ederson está no futebol italiano desde 2022 e, de lá para cá, evolui demais defendendo as cores da Atalanta. Entretanto, o volante também nunca foi convocado pela Seleção Brasileira, por mais que esteja no radar de Dorival Jr. e sua comissão técnica. Outro detalhe importante é que o meio-campo da Amarelinha parece ser um dos setores mais consolidados, com opções de qualidade e que carregam a confiança do técnico.
Éderson (24 anos) entre todos da Atalanta em 23/24:
1º em desarmes (106)
1º em duelos ganhos (239)
2º em faltas sofridas (52)
2º em passes verticais (739)
2º em bolas recuperadas (250)
3º em ações com a bola (2.738)
3º em interceptações (61)
3º em dribles certos (32)🇧🇷💪 pic.twitter.com/RNgIQmBihT
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) May 9, 2024
Paulinho
Europa à parte, um dos melhores jogadores do futebol brasileiro não foi chamado por Dorival para a Copa América: Paulinho, que está brilhando no Atlético-MG desde que chegou. Ao lado de Hulk, o atacante se tornou uma das referências técnicas do Galo, principalmente por seu rendimento espetacular no setor ofensivo: até aqui, são 82 jogos, 40 gols e 12 assistências.
No final do ano passado, Paulinho chegou a ser convocado por Fernando Diniz nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Só que, com a mudança do treinador do Brasil, o atacante do Atlético não apareceu mais, mesmo mantendo seu bom futebol. Aos 23 anos, o atleta do Galo já tem um belo histórico nas seleções de base e tem potencial para jogar um Mundial. Por outro lado, Dorival o deixou de fora da Copa América.
Paulinho pelo Atlético-MG:
82 jogos
40 gols
12 assistências21 jogos, 9 gols e 4 assistências na temporada.
12 gols na Libertadores pelo Galo, apenas o Hulk tem mais com a camisa do time mineiro na competição (15). pic.twitter.com/Cy8FArFOeN
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) May 7, 2024
Brasil na Copa América
O Brasil está no Grupo D da Copa América e faz sua estreia no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles, na Califórnia. A chave também conta com Paraguai e Colômbia. Antes do torneio, a Amarelinha tem amistosos contra México, no dia 8 de junho, e Estados Unidos, no dia 12, ambos em solos americanos.