São Paulo chega a 15 saídas com empréstimo de Jhegson Méndez; e tem mais despedidas por vir
São Paulo empresta Méndez ao Elche, e agora só falta Luan para concluir ciclo de saídas
Era setembro de 2023, e Dorival Júnior ainda estava no comando do São Paulo quando falou que o clube precisava enxugar seu elenco para esta temporada. O ano virou, o técnico deixou o cargo para assumir a seleção brasileira, e o Tricolor segue com uma profunda reformulação em seu plantel para 2024, agora sob as orientações de Thiago Carpini.
Prova disso é que o São Paulo chegou à marca de 15 saídas de jogadores que faziam parte do elenco no ano passado – sem contar atletas das categorias de base que também foram liberados desde o fim da temporada passada. O último a deixar o clube foi Jhegson Méndez. O Elche, da Espanha, anunciou a contratação do volante por empréstimo até o final da temporada europeia, em julho. A equipe espanhola arcará com os salários do jogador, enquanto o Tricolor fica responsável pelos direitos de imagem. Há uma opção de compra definida no contrato de 2,3 milhões de euros (R$ 12,3 milhões).
? ??????? ??́???? ?
✊? Fortaleza e intensidad para el eje del centro del campo
✅ ¡??????????, ???????????! pic.twitter.com/tMdCCg05nh
— Elche Club de Fútbol ?? (@elchecf) February 1, 2024
Reformulação na posição de volante
A saída de Jhegson Méndez praticamente encerra o que ainda é uma grande mudança pretendida pelo São Paulo para a posição de volante. Luiz Gustavo e Damián Bobadilla chegaram para mudar a cara da função como novas opções no elenco. Com isso, o Tricolor abriu caminho para se desfazer dos atletas que estão fora dos planos.
Além do equatoriano, Jhegson Méndez e Talles Costa já deixaram o clube nesta temporada. Nenhum deles fazia parte dos planos ainda sob o comando de Dorival, e isso não mudou com a chegada de Thiago Carpini. O trio não se apresentou no CT da Barra Funda em 2023 e se despediu em negociações.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Luan é o próximo na fila
Luan parecia viver situação diferente, mas agora passa a ser o primeiro da fila para deixar o clube. Uma prova de que não conseguiu convencer Thiago Carpini a permanecer. Ao contrário dos outros três colegas de posição, o volante se apresentou normalmente com os companheiros para iniciar os trabalhos de pré-temporada no sábado, dia 4 de janeiro. O Tricolor chegou a recusar uma oferta do Vitória por ele. O planejamento do treinador era observá-lo para dar oportunidades na equipe.
– O Luan está integrado, vai brigar pelo espaço dele. A seleção é natural. Cada um vai ocupando seu espaço. Cabe a mim ir direcionando de acordo com os jogos e competições. Luan vai brigar pelo espaço dele. Se fizer por merecer, volta a jogar. Eu não desisto das pessoas, mas todo mundo tem um limite – disse o técnico Thiago Carpini em sua entrevista de apresentação.
O problema é que Luan, ao que tudo indica, não fez por merecer. Enquanto o reintegrado Nikão ganhou chances com Carpini, o volante ainda não foi relacionado pelo treinador em 2024. O seu caminho parece, de fato, ser deixar o clube.

Em reformulação, São Paulo já liberou 15 jogadores em 2024
Com Jhegson, o São Paulo praticamente conclui a profunda reformulação em seu elenco iniciada ainda antes da chegada de Carpini, a a pedido de seu ex-treinador, Dorival Júnior. Até agora, o clube já liberou mais de um time de atletas desde o final da última temporada. Com o equatoriano, são ao todo, são 15 saídas confirmadas pelo Tricolor nesta temporada.
O goleiro Felipe Alves, o zagueiro Walce, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes David, Alexandre Pato e Erison encerraram seus contratos com o clube. Raí Ramos e Pedro Vilhena foram emprestados a Ceará e Sport, respectivamente. Já Lucas Beraldo foi vendido ao PSG, enquanto Thiago Couto foi negociado com o Sport. Gabriel Neves foi emprestado ao Independiente, da Argentina, e Talles Costa acabou liberado para o futebol ucraniano. Nathan Mendes foi a última saída confirmada pelo clube, em negócio com o Red Bull Bragantino. Marcos Paulo, por sua vez, retornou de empréstimo ao Atlético de Madrid, mesmo estando em recuperação de uma cirurgia no joelho.



