Brasileirão Série A

São Paulo vê elenco inflado com 40 nomes e projeta reformulação para 2024; veja quem deve sair

Grupo com mais de 40 opções não agrada Dorival, que prepara limpa no elenco do São Paulo para 2024

Dorival Júnior quer aproveitar esta rara semana livre de jogos desde que assumiu o São Paulo para se reunir com a diretoria e acelerar o planejamento para o 2024 em que o clube volta a disputar a Libertadores. O treinador pretende intensificar as conversas e debates sobre a montagem do elenco para a próxima temporada, mas uma primeira decisão já está tomada: o grupo passará por uma reformulação e será enxugado para o ano que vem.

Hoje, o técnico conta com um total de 41 jogadores à disposição para o dia a dia de trabalhos no CT da Barra Funda. E isso é algo que não agrada Dorival Júnior. O técnico já admitiu em mais de uma entrevista coletiva que tem dificuldades para administrar tantos atletas e que é inevitável que muitos deles sobrem até das atividades no dia a dia.

– Não é simples para um treinador com o número de jogadores que temos, são quase 40 atletas. Colocamos duas equipes para treinar e sobram jogadores. Para administrar é complicado. Tenho que priorizar os que estão em melhores condições. Pode ser que esteja errado, mas tento ser o mais correto – disse Dorival Júnior, em entrevista coletiva recente.

Até agora, a prioridade da diretoria é garantir as permanências de Rafinha e Lucas Moura (além de Caio Paulista, que será comprado do Fluminense). Em paralelo, Dorival pede de dois a três reforços a nível de titularidade e reitera o pedido de manter os titulares para 2024. Mas a próxima temporada do São Paulo começa com algumas saídas já praticamente certas para o ano que vem. Casos de Alexandre Pato, Jhegson Méndez e outros nomes… Como a Trivela lista abaixo.

Quem deve sair

Felipe Alves

Titular durante boa parte de 2022 e inclusive na final da Sul-Americana de 2022, Felipe Alves perdeu o pouco que restava de espaço no elenco sob o comando de Dorival Júnior, especialmente após um episódio que o clube trata como desobediência nos bastidores. Hoje, o goleiro é o quarto da posição, atrás de Jandrei e do garoto Young e sequer é relacionado para partidas. Ele deve se despedir do clube ao final da temporada, quando se encerra seu contrato de empréstimo do Fortaleza.

Raí Ramos

Contratado após a disputa do Paulistão pelo Ituano, Raí Ramos não correspondeu às expectativas. O lateral até teve oportunidades com Dorival no início de trabalho do treinador, mas perdeu espaço aos poucos. Prova disso é que ele fez apenas 23 partidas pelo clube e não atua desde 13 de agosto, no empate em 1 a 1 com o Flamengo pelo Brasileirão. Na ocasião, o técnico usou time reserva, e o jogador iniciou no banco.

Raí Ramos já recebeu sondagens ao longo da temporada, mas sua opção foi de seguir no São Paulo ao menos até o fim do ano. Ele deve ser negociado pelo clube para 2024. Seu contrato vai até o fim de 2025.

Nathan

O garoto virou o reserva imediato de Rafinha no decorrer da temporada. E mesmo assim não deve ficar para a próxima temporada. Nathan recebeu propostas ao longo da última janela e chegou a ser tratado como o jogador mais próximo de deixar o clube – o que não se confirmou. A tendência é de que ele seja negociado pelo São Paulo assim que Igor Vinicius se recuperar de lesão.

Pato se aproxima de adeus melancólico ao São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Walce

Em entrevista recente, Dorival Júnior chegou a dizer que Walce tem potencial de chegar à Seleção. Mas o zagueiro revelado nas categorias de base do clube nunca conseguiu engrenar na carreira devido a uma série de três cirurgias no joelho, que o deixaram fora dos gramados por três anos.

O defensor retornou de empréstimo do Juventude no meio deste ano, justamente devido às dores no local. Walce chegou a ser relacionado por Dorival no jogo contra o Fortaleza. Mas hoje, o jogador seria a sexta opção do treinador para a zaga. Por isso, deve deixar o clube ao final de seu contrato, em dezembro.

Jhegson Méndez

Jhegson Méndez chegou ao São Paulo cercado de expectativa no início do ano, após defender a seleção do Equador na Copa do Mundo do Catar, em 2022. O equatoriano até teve bom momento sob o comando de Rogério Ceni. Mas perdeu totalmente espaço com a chegada de Dorival Júnior.

Do Mundial ao ostracismo, Méndez soma apenas quatro jogos com o atual treinador. Não entra em campo desde a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, em 25 de julho. Dorival disse em entrevista recente que hoje tem seis opções para a posição de volante, por isso, o equatoriano sobra até do banco de reservas. O São Paulo terá de negociá-lo, já que o contrato vai até o fim de 2025.

Marcos Paulo

Marcos Paulo permanecerá no clube para 2024, mas apenas por obrigação contratual. Ele está emprestado pelo Atlético de Madrid até o final desta temporada e, neste momento, se recupera de uma ruptura de ligamento no joelho. A Fifa obriga que jogadores lesionados sob empréstimo estendam o vínculo até concluírem o tratamento no clube ao qual foram cedidos. Assim que isso ocorrer, o atacante será devolvido ao clube espanhol.

Méndez deve ser negociado pelo São Paulo em 2024 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Erison

Mais um jogador emprestado que conviveu com lesões ao longo do ano e pouco jogou. Erison teve uma série de problemas musculares e atuou apenas dez vezes pelo São Paulo em 2023. Ele inclusive se recupera de mais uma lesão. A tendência é de que ele retorne ao Botafogo após o fim do contrato, em dezembro.

Alexandre Pato

Nome muito querido pela torcida, Pato ainda não conseguiu entrar no nível de condição física pretendido por Dorival. O atacante foi contratado após se recuperar de uma grave lesão no joelho direito, que o tirou do gramado por 11 meses. Ele tem dois gols em dez jogos. O seu contrato com gatilhos de produtividade não tem cláusula de renovação, e ele se aproxima do fim de sua terceira passagem pelo clube.

– Pato continua trabalhando, continua intensificando e a partir do momento em que tenha segurança para colocá-lo, não tenha dúvidas. Sempre gostei muito do atleta. Nunca foi diferente. Nesse instante, estou priorizando aqueles que, na minha concepção, estão um pouco à frente e tentando extrair o melhor de cada um.

Outras saídas

O clube não descarta ainda mais saídas para a próxima temporada. David, por exemplo, tem contrato por empréstimo do Inter até o fim do ano. O São Paulo terá de negociar sua permanência por mais uma temporada – o clube não pagará a opção de compra de 4 milhões de euros prevista no contrato. A diretoria também pode optar por emprestar algum dos jogadores mais novo para ter rodagem ao longo da temporada.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo