São Paulo define mais uma saída e acerta empréstimo de Gabriel Neves ao Independiente
Gabriel Neves é esperado na Argentina nesta terça-feira (16) para assinar contrato com o Independiente
O São Paulo dá sequência ao processo de reformulação do elenco iniciado ainda sob o comando de Dorival Júnior com mais uma saída. O clube acertou o empréstimo de Gabriel Neves ao Independiente, da Argentina, até o final desta temporada. O uruguaio não fazia parte dos planos do Tricolor desde o final do ano passado e sequer se apresentou no CT da Barra Funda para iniciar os trabalhos de pré-temporada.
Conforme apurado pela Trivela, o volante é esperado em Avellaneda nesta terça-feira (16) para realizar exames médicos e assinar contrato com o Rei de Copas. No contrato de empréstimo, está prevista uma opção de compra fixada na casa dos US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 14,5 milhões). Antes de fechar com o Independiente, Gabriel Neves foi alvo de outras equipes no mercado.
A negociação chancela de vez a perda de espaço do uruguaio no elenco são-paulino no final da última temporada. O volante, aliás, viveu um 2023 de altos e baixos. Após iniciar o ano sobrando até mesmo da lista de relacionados em alguns jogos com Rogério Ceni, Gabriel Neves recuperou espaço com Dorival Júnior. Ele chegou a virar titular da equipe.
Mas isso durou apenas até Alisson se transformar em mais um atleta da posição e desbancá-lo do time. O uruguaio encerrou o ano com poucos minutos em campo e como candidato a ser envolvido pelo clube em negociações para a próxima temporada.
Os gols do Tricolor na vitória sobre o São Bernardo no jogo-treino de hoje!
⚽️ Galoppo
⚽️ Wellington Rato
⚽️ Juan#VamosSãoPaulo ??? Gutierre Filmes pic.twitter.com/j6qk0YKkeT
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 13, 2024
Reformulação na posição de volante
A saída de Gabriel Neves faz parte de uma grande mudança pretendida pelo São Paulo para a posição de volante. Luiz Gustavo e Damián Bobadilla chegaram para mudar a cara da função como novas opções no elenco. Com isso, o Tricolor abriu caminho para se desfazer dos atletas que estão fora dos planos.
Além do uruguaio, Jhegson Méndez e Talles Costa são outros dois jogadores que não se apresentaram com o restante do elenco para iniciar os trabalhos de pré-temporada no CT da Barra Funda no dia 6 de março. Eles não fazem parte dos planos e também serão negociados pelo clube. Mesmo com a chegada de Thiago Carpini, o Tricolor sustenta esta decisão de manter estes atletas afastados.
Luan, por sua vez, vive situação diferente. O volante esteve na lista para deixar o São Paulo ao final da última temporada e inclusive recebeu uma proposta de empréstimo do Vitória, mas as condições não agradaram a diretoria. Por isso, o jogador se apresentou normalmente com os companheiros para iniciar os trabalhos de pré-temporada no sábado, dia 4 de janeiro. E desde então, cumpre a mesma rotina que os demais jogadores do elenco. Ele será avaliado por Carpini antes de definir seu futuro.
Em reformulação, São Paulo já liberou mais de um time em 2024
Com estes dois atletas restantes, o São Paulo pretende concluir uma profunda reformulação em seu elenco, iniciada a pedido de seu ex-treinador, Dorival Júnior. Até agora, o clube já liberou mais de um time de atletas desde o final da última temporada. Com Neves, são todo, são 12 saídas confirmadas pelo Tricolor nesta temporada.
O goleiro Felipe Alves, o zagueiro Walce, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes David, Alexandre Pato e Erison encerraram seus contratos com o clube. Raí Ramos e Pedro Vilhena foram emprestados a Ceará e Sport, respectivamente. Já Lucas Beraldo foi vendido ao PSG, enquanto Thiago Couto foi negociado com o Sport. Nathan Mendes foi a última saída confirmada pelo clube, em negócio com o Red Bull Bragantino. Marcos Paulo, por sua vez, também não faz mais parte dos planos, mas ele seguirá no São Paulo até concluir a recuperação de uma cirurgia no joelho.