Brasil

São Paulo define mais uma saída e acerta empréstimo de Gabriel Neves ao Independiente

Gabriel Neves é esperado na Argentina nesta terça-feira (16) para assinar contrato com o Independiente

O São Paulo dá sequência ao processo de reformulação do elenco iniciado ainda sob o comando de Dorival Júnior com mais uma saída. O clube acertou o empréstimo de Gabriel Neves ao Independiente, da Argentina, até o final desta temporada. O uruguaio não fazia parte dos planos do Tricolor desde o final do ano passado e sequer se apresentou no CT da Barra Funda para iniciar os trabalhos de pré-temporada.

Conforme apurado pela Trivela, o volante é esperado em Avellaneda nesta terça-feira (16) para realizar exames médicos e assinar contrato com o Rei de Copas. No contrato de empréstimo, está prevista uma opção de compra fixada na casa dos US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 14,5 milhões). Antes de fechar com o Independiente, Gabriel Neves foi alvo de outras equipes no mercado.

A negociação chancela de vez a perda de espaço do uruguaio no elenco são-paulino no final da última temporada. O volante, aliás, viveu um 2023 de altos e baixos. Após iniciar o ano sobrando até mesmo da lista de relacionados em alguns jogos com Rogério Ceni, Gabriel Neves recuperou espaço com Dorival Júnior. Ele chegou a virar titular da equipe.

Mas isso durou apenas até Alisson se transformar em mais um atleta da posição e desbancá-lo do time. O uruguaio encerrou o ano com poucos minutos em campo e como candidato a ser envolvido pelo clube em negociações para a próxima temporada.

Reformulação na posição de volante

A saída de Gabriel Neves faz parte de uma grande mudança pretendida pelo São Paulo para a posição de volante. Luiz Gustavo e Damián Bobadilla chegaram para mudar a cara da função como novas opções no elenco. Com isso, o Tricolor abriu caminho para se desfazer dos atletas que estão fora dos planos.

Além do uruguaio, Jhegson Méndez e Talles Costa são outros dois jogadores que não se apresentaram com o restante do elenco para iniciar os trabalhos de pré-temporada no CT da Barra Funda no dia 6 de março. Eles não fazem parte dos planos e também serão negociados pelo clube. Mesmo com a chegada de Thiago Carpini, o Tricolor sustenta esta decisão de manter estes atletas afastados.

Luan, por sua vez, vive situação diferente. O volante esteve na lista para deixar o São Paulo ao final da última temporada e inclusive recebeu uma proposta de empréstimo do Vitória, mas as condições não agradaram a diretoria. Por isso, o jogador se apresentou normalmente com os companheiros para iniciar os trabalhos de pré-temporada no sábado, dia 4 de janeiro. E desde então, cumpre a mesma rotina que os demais jogadores do elenco. Ele será avaliado por Carpini antes de definir seu futuro.

Méndez espera para ser negociado pelo São Paulo em 2024 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Em reformulação, São Paulo já liberou mais de um time em 2024

Com estes dois atletas restantes, o São Paulo pretende concluir uma profunda reformulação em seu elenco, iniciada a pedido de seu ex-treinador, Dorival Júnior. Até agora, o clube já liberou mais de um time de atletas desde o final da última temporada. Com Neves, são todo, são 12 saídas confirmadas pelo Tricolor nesta temporada.

O goleiro Felipe Alves, o zagueiro Walce, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes David, Alexandre Pato e Erison encerraram seus contratos com o clube. Raí Ramos e Pedro Vilhena foram emprestados a Ceará e Sport, respectivamente. Já Lucas Beraldo foi vendido ao PSG, enquanto Thiago Couto foi negociado com o Sport. Nathan Mendes foi a última saída confirmada pelo clube, em negócio com o Red Bull Bragantino. Marcos Paulo, por sua vez, também não faz mais parte dos planos, mas ele seguirá no São Paulo até concluir a recuperação de uma cirurgia no joelho.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo