Brasil

Eleição no Santos: associados escolhem neste sábado o sucessor do ‘arrasado’ presidente Andres Rueda

Cinco candidatos concorrem para substituir Andres Rueda como o próximo presidente do Santos; confira as propostas de cada um

Três dias após a confirmação do primeiro rebaixamento do Santos na história do Campeonato Brasileiro, o associado do Peixe se reencontrará neste sábado (9), na Vila Belmiro, para dar o primeiro passo rumo a recuperação da sua autoestima. Isso será feito por meio da eleição que definirá o próximo presidente do clube no triênio 2024/2026. Cinco candidatos disputam o pleito que dará ao vencedor a missão de reorganizar a instituição que se encontra em difícil situação financeira e recolocá-la na elite do futebol nacional, onde ela permaneceu por 111 anos.

A votação será realizada das 10 às 17 horas (horário de Brasília) no ginásio do estádio alvinegro e de maneira virtual. Ao todo, 16.602 sócios estão aptos a votar, sendo que 8.940 estarão de forma presencial e 7.662 por meio de um sistema on-line.

Quem será o sucessor do “arrasado” Andres Rueda?

O presidente eleito irá suceder o atual mandatário do Santos, Andres Rueda, que na noite desta sexta-feira (8), usou as redes sociais do clube para fazer um pronunciamento e pedir desculpas à torcida pelo rebaixamento do Peixe no Brasileirão.

– Nação santista, quero pedir perdão a vocês. Do fundo do meu coração. Errei e estou completamente arrasado por esse capítulo triste na história do clube. Uma mancha na nossa história gloriosa. E essa dor vai me acompanhar para sempre. As dificuldades financeiras que passamos não justificam o fracasso esportivo que fizemos, mas os desafios administrativos e financeiros dividiram as nossas forças – falou o presidente atual, que afirmou, em momento algum, ter imaginado que o resultado final do Brasileirão seria com o rebaixamento.

Quais são os candidatos à presidência do Santos?

  • Chapa 1
    Presidente: Ricardo Agostinho
    Vice-presidente: Ivan Luduvice
  • Chapa 2
    Presidente: Wladimir Mattos
    Vice-presidente: Márcio Quixadá
  • Chapa 3
    Presidente: Rodrigo Marino
    Vice-presidente: Clóvis Cimino
  • Chapa 4
    Presidente: Maurício Maruca
    Vice-presidente: Eduardo Serrano
  • Chapa 5
    Presidente: Marcelo Teixeira
    Vice-presidente: Fernando Bonavides

Propostas dos candidatos à presidência

Ao longo desta semana, a Trivela publicou entrevistas com os cinco candidatos à presidência do Santos. Todos responderam as mesmas dez perguntas sobre o presente e o futuro do clube em caso de vitória neste sábado. Eles também falaram sobre as suas propostas e prioridades como mandatário alvinegro nos três próximos anos.

Quais são os objetivos de Ricardo Agostinho?

– Minha principal prioridade como presidente será restabelecer o Santos como um clube de destaque, focando em conquistas, revelação de talentos, aumento do quadro de sócios, atração de novos torcedores e promover um crescimento sustentável – falou o candidato, que é publicitário e empresário.

Quais são os objetivos de Wladimir Mattos

– Sem dúvida nenhuma, recuperar o futebol. O torcedor e o associado precisam perceber que a melhoria está acontecendo. Simultaneamente e, ainda que possam parecer imperceptíveis aos olhos da arquibancada, implementar as mudanças estruturantes necessárias e que contraponham um modelo autocrático que nos levou ao atoleiro que nos encontramos – se posicionou o candidato, que é administrador de empresas.

Quais são os objetivos de Rodrigo Marino?

– Sem dúvidas, o futebol. Precisamos montar rapidamente um time capaz de entrar em 2024 com condições de disputar para vencer. Entrar no Campeonato Paulista para ser campeão – disse o candidato, que também é administrador de empresas.

Quais são os objetivos de Maurício Maruca?

– Recuperar o futebol do Santos, colocando todos os setores do clube a serviço dessa recuperação, equilibrando finanças, aumentando faturamento com marketing agressivo e de primeiro mundo, qualificando os patrocinadores e parceiros e mudando a imagem do clube no mercado do futebol – respondeu o candidato, que é empresário.

Quais são os objetivos de Marcelo Teixeira?

– Temos cinco pilares de atuação: Gestão profissional/Futebol Vencedor, Base Formadora, Nova Arena e CT, Marca mais Forte e Futebol Feminino – afirmou o candidato, que também é empresário.

Resultado da eleição sai em poucas horas

O novo presidente do Santos será conhecido ainda neste sábado, após a apuração que terá início, no próprio ginásio do estádio, logo em seguida do fim da votação

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo