Mercado da bola: quem o Atlético-MG contratou?
Veja neste artigo quais jogadores o Atlético-MG já contratou

Neste artigo você vai ver quais jogadores o Atlético-MG contratou ou pretende contratar para reforçar seu elenco para a temporada 2024 do futebol brasileiro. Os reforços do Atlético-MG para 2024 são concentrados para a disputa do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro.
Quem o Atlético-MG contratou para 2024?
- Gustavo Scarpa: o meia brasileiro, eleito o melhor do Brasileirão em 2022, estava no Olympiacos-GRE, emprestado pelo Nottingham Forest-ING. O Galo o contratou junto aos ingleses pagando cerca de 5 milhões de euros (R$ 26,8 milhões). Ele assinou com o Alvinegro até o fim de 2027.
Os alvos do Atlético-MG no mercado da bola
- Bernard: Revelado pelo Atlético, onde conquistou a Libertadores de 2013 e chegou a Copa do Mundo de 2014, o meia está há mais de 10 anos atuando fora do país, mas pode retornar agora que está em fim de contrato com o Panathinaikos, da Grécia. Apesar de já poder assinar um pré-contrato e estar na mira do Galo, o clube ainda não fez nenhum contato oficial visando seu retorno. O estafe do atleta e o clube já fizeram uma reunião, onde o jogador apresentou suas condições para retornar. O conselho de futebol da SAF do Atlético irá analisar a proposta. O jogador chegaria ao clube no meio do ano, “sem custos”.
- Luis Henrique: O jovem atacante que atuou pelo Botafogo em 2023, mas pertence ao Olympique de Marselha-FRA, se encaixa perfeitamente na posição e no estilo que o Atlético quer e precisa. As negociações estão no começo, mas devem ganhar novos capítulos em breve.
Como foi a temporada do Atlético-MG em 2023?
A temporada de 2023 do Atlético-MG foi de altos e baixos. A equipe começou o ano disputando quatro competições: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. Apesar do título do estadual e ter sido o 3° colocado no nacional, o ano não foi dos melhores.
No início, nas mãos de Eduardo Coudet, havia muita esperança de disputa por títulos. E o time conseguiu, ao vencer o Campeonato Mineiro pelo quarto ano seguido. Além disso, com o treinador, o Galo avançou das fases preliminares da Libertadores e chegou a fase de grupos da competição que era a principal ambição do ano. No entanto, também com o argentino, o Atlético acabou eliminado da Copa do Brasil nas oitavas de final para o Corinthians, em um jogo polêmico por Chacho ter escalado um time misto, com Hulk no banco, por exemplo.
Pouco tempo depois, mesmo com um bom desempenho no Brasileirão e a classificação para as oitavas encaminhada na Libertadores, Coudet deixou o time de forma surpreendente, alegando que não tinha material suficiente para ser campeão, e que os dirigentes não cumpriram com o que haviam prometido. Para a vaga dele, um anúncio também surpreendente, de Felipão, que estava aposentado e era diretor do Athletico-PR.
Scolari, no entanto, teve um péssimo início de trabalho, ficando nove jogos sem vencer, despencando na tabela do Brasileirão e sendo eliminado nas oitavas da Libertadores – pelo terceiro ano seguido, o Galo caiu para o Palmeiras. Depois dessa fase, o Atlético foi se recuperando aos poucos e “galgando posições”, como o próprio Felipão falou. Inicialmente, voltou a sonhar com G6, mas a evolução nos jogos finais foi tanta que entrou no G4 e teve até um pequeno sonho com o título, que não aconteceu. No fim, terminou em 3° lugar, algo celebrado depois do início ruim do experiente treinador brasileiro, que não passava muita esperança na época.
O Atlético conseguiu o mínimo esperado em 2023, que era ser campeão Mineiro, avançar para a fase de grupos da Libertadores e terminar no G4 do Brasileiro. No entanto, quando tentou sonhar um pouco mais alto, foi derrotado, primeiro nas escolhas de Coudet na Copa do Brasil, depois nas péssimas atuações nas oitavas da Libertadores e, por fim, na punição pelo momento ruim vivido no Brasileirão. No fim, o time terminou tendo quatro grandes atuações, mas deixou uma marca final muito feia com a derrota por 4 a 1 para o Bahia na última rodada. Felipão seguirá em 2024, terá a oportunidade de deixar o time do seu jeito e melhorar as atuações, para fazer um time mais constante.